Início > Boas Praticas > Água, Quem Ama Cuida - Recuperação de nascentes em Quatro Pontes

Água, Quem Ama Cuida - Recuperação de nascentes em Quatro Pontes

Quatro Pontes

Continente: 
América do Sul
País: 
Brasil
Estado - Província: 
PR
População (Ano): 
3.803 hab.
Ano População: 
2010
Uma parceria entre a prefeitura e os moradores locais priorizou a recuperação de nascentes da região, como um consenso ambientalmente saudável e sustentável para a captação e o abastecimento de água.

Descrição:

Visando preservar o meio ambiente e, ao mesmo tempo, ter água para o abastecimento da população, a Prefeitura Municipal de Quatro Pontes (PR), juntamente com associações de moradores, elaborou um projeto de recuperação de nascentes nas propriedades rurais.

Iniciada em 2013, o projeto de recuperação de nascentes permite que a captação de água seja realizada na superfície, impedindo assim a poluição e a escassez da água dos lençóis freáticos. 

Em decorrência da atual crise hídrica, constatou-se a redução de vazão de água em poços artesianos da região. Como exemplo desta situação, há o caso de um poço que fornece água para setenta e duas propriedades. A vazão deste poço caiu de 40.000 litros de água para 6.000 litros.

A comunidade se reuniu com o Departamento de Meio Ambiente da Prefeitura. Juntos identificaram uma nascente com excelente vazão de água em uma das propriedades. Foi então realizada uma assembleia com todos os moradores envolvidos, para expor a situação e sugerir a recuperação da nascente para utilizar na rede de água. Em ata, todos concordaram e assinaram a proposta. 

Deu-se início aos trabalhos que, neste caso, necessitou de perfuração, inserção de pedras para formação do reservatório, cerca de proteção no entorno e plantio de aproximadamente 300 mudas de árvores nativas fornecidas pela Itaipu Binacional. Durante o processo, foi encaminhado ao IAP e Instituto das Águas o pedido de licenciamento e outorga da água. A análise constatou que a água poderia ser utilizada para consumo humano.

O município de Quatro Pontes considerou a crise hídrica e a necessidade de preservar e não contaminar as águas do aquífero. Poder público e munícipes se uniram para recuperar a nascente, o que tem beneficiado a todos e prestando um serviço ambiental ao Planeta.

Objetivos:

- Fornecer água potável para os munícipes;

- Preservar as nascentes do município, ampliando a quantidade e a qualidade da água;

- Recuperar as áreas degradadas ao redor das nascentes;

- Proteger as nascentes e o fluxo da água até o rio;

- Adotar, por meio de atitudes cotidianas, medidas de valorização da água, a partir de uma postura crítica;

- Educar para a compreensão de que o equilíbrio e o futuro do nosso planeta dependem da preservação da água e de seus ciclos;

- Conscientizar que a água não deve ser desperdiçada, nem poluída;

Metodologia e Cronograma:

Iniciado em 2013, o projeto pretende recuperar 98 nascentes localizadas em propriedades rurais da região;

Ocorrem reuniões com as comunidades e conversas sobre o projeto com os proprietários de áreas com nascentes;

Cada nascente, devido às suas características, recebe um tratamento diferente para sua recuperação. Em alguns casos, somente o manejo da terra é suficiente. Em outros, faz-se necessário a perfuração de vala, a colocação de pedras e manilhas de concreto, além da bomba de sucção e todo o encanamento que leva a água da nascente até a captação e distribuição para as residências;

Em parceria com a Itaipu Binacional, ocorre a distribuição e o plantio de mudas nativas e frutíferas para a recuperação de áreas de preservação permanente;

Análise química da água e pedido de outorga do uso para o órgão responsável, além do licenciamento da nascente solicitado para o IAP - Instituto Ambiental do Paraná;

O mapeamento das nascentes foi realizado pela Itaipu;

Resultados:

- Até o momento foram recuperadas 19 nascentes. Após a recuperação, a vazão da água aumentou, em média, cinco vezes;

- Centenas de famílias beneficiadas diretamente;

- Preservação do meio ambiente;

- Recuperação da vegetação local;

- Preservação dos lençóis freáticos;

Instituições Envolvidas:

Prefeitura Municipal de Quatro Pontes

Itaipu Binacional

Associações de Moradores

Contatos:

Departamento de Meio Ambiente (45) 32798100

Fontes:

Departamento da ação ambiental de Quatro Pontes

Município de Quatro Pontes

Vídeo

Indicadores Cidades Sustentáveis

 

12
última modificação: qui, 10/09/2015 - 11:39