Início > Boas Praticas > Bicicletas em Sevilla

Bicicletas em Sevilla

Sevilla

Continente: 
Europa
País: 
Espanha
População (Ano): 
703.000 hab.
Em 2009, mais de 60 mil ciclistas já pedalavam diariamente nas ruas de Sevilla. O dado confirma os esforços da cidade para implementar a bicicleta como alternativa de transporte sustentável, viável e, principalmente, rentável.

Descrição

O fomento ao uso da bicicleta como meio de transporte se apresenta como um eixo fundamental e diretor da transformação do sistema de mobilidade. Ciente disso, o governo de Sevilla inseriu um sistema alternativo de transporte na cidade.

Uma rede completa de ciclovias de mais de 77 km foi criada e está sendo ampliada em mais 33 km. Essa infraestrutura está presente em grandes ruas e avenidas, onde a diferença de velocidade entre veículo motorizado e bicicleta é considerável. A rede foi desenhada para o transporte e a mobilidade, por isso transita pelas principais avenidas da cidade.

Nas áreas residenciais e ruas do centro histórico tem se adotado por uma política de coexistência na via pública, com diminuição da velocidade dos veículos motorizados, restrição dos mesmos e campanhas educativas.

Foi desenvolvido o plano da bicicleta de Sevilla, onde estão previstas diferentes ações complementares como oficinas educativas, campanhas, etc.

Há um escritório técnico dedicado à bicicleta na cidade para poder cuidar e coordenar todas as ações relativas a este tema.

Foi criado, também, um serviço público de bicicletas pioneiro na Espanha, o SEVici. Aproximadamente 20% das viagens de bicicleta são feitas com bicicletas do SEVici.

Entre 2006 e 2008, teve um incremento no uso diário da bicicleta de 670% e, egundo dados do governo local, em 2008, aproximadamente 3% da população se deslocava de bicicleta. Já em 2009, esse numero subiu para 5%.

Em pouco tempo a bicicleta passou a fazer parte da paisagem urbana de Sevilla.        

Objetivos

• Melhorar o sistema de transporte da cidade a partir de um sistema de ciclovias e de empréstimos de bicicletas da cidade

• Estimular o uso de bicicletas na cidade para melhor qualidade de vida dos cidadãos       

Cronograma

• 2004: Início do sistema SEVici

• 2008: Número de usuários diários de bicicleta cresce 670%, desde 2006               

Resultados

• Rede completa de ciclovias de mais de 77 km

• Entre 2006 e 2008, houve um incremento no uso diário da bicicleta de 670%

• Segundo dados do governo local, em 2008 aproximadamente 3% da população se deslocava de bicicleta. Já em 2009, esse numero subiu para 5%

• Sevilla começa a ganhar visibilidade entre os circuitos turísticos pela facilidade real de visitar a cidade de bicicleta                

Instituições envolvidas

• Ayuntamiento de Sevilla (Prefeitura de Sevilla)

• JCDecaux                           

Fontes

Revista Ciudad Sostenible – 2° NOVIEMBRE-DICIEMBRE 2009

http://www.sevici.es/   

38
última modificação: sex, 03/05/2013 - 09:04