Início > Boas Praticas > Capacitação e Consultoria Financeira para a População de Baixa Renda

Capacitação e Consultoria Financeira para a População de Baixa Renda

Nova York

Continente: 
América do Norte
País: 
Estados Unidos
População (Ano): 
8.245.000 hab.
Ano População: 
2011
O Centro para Oportunidade Econômica (Center for Economic Opportunity - CEO) foi lançado em 2006 por Michael R. Bloomberg, prefeito de Nova York, e é considerado a primeira iniciativa de um governo local no país com a missão específica de educar, capacitar e proteger os indivíduos e famílias de baixa renda.

Descrição

De acordo com pesquisa realizada pela Social Compact em 2009, 48% das famílias nova-iorquinas que trabalham não possuem nenhuma renda disponível no final do mês, muito acima da média nacional de 26%. Em alguns bairros de Nova York de baixa renda, esta taxa atinge 95% das famílias. Além disso, de 2007 a 2008, os valores de dívidas cresceram quase 20% no bairro do Bronx e mais de 30% em Manhattan.

Tendo em vista essa situação, foi criado em 2006 o Centro para Oportunidade Econômica (Center for Economic Opportunity - CEO) do Departamento de Relação com Consumidores (Department of Consumer Affairs - DCE). Lançado por Michael R. Bloomberg, prefeito de Nova York, é considerado a primeira iniciativa de um governo local no país com a missão específica de educar, capacitar e proteger os indivíduos e famílias de baixa renda.

O CEO cria inovações em programas, produtos e serviços para que os nova-iorquinos possam construir um patrimônio e fazer o melhor com seus recursos financeiros.

Suas principais iniciativas são:

• Lançamento e coordenação de campanhas de conscientização pública em larga escala, para ajudar os nova-iorquinos a obter, economizar, gerir e proteger o seu dinheiro;

• Aumentar a disponibilidade de serviços gratuitos de consultoria financeira para os residentes de Nova York através da criação da rede de Centros de Capacitação Financeira;

• Criação da Rede de Educação Financeira (Financial Education Network - FEN), composta pelo governo, organizações sem fins lucrativos e parceiros do setor financeiro, trabalhando para oferecer educação financeira de alta qualidade. Através da criação desta Rede, aumenta-se significativamente o acesso dos cidadãos à educação financeira, além do fornecimento de assistência técnica e de qualidade, por meio de um diretório online, disponível no site do CEO, que permite aos consumidores encontrar serviços de educação financeira convenientemente localizados;

• Através de parcerias com instituições financeiras, foram desenvolvidos produtos e serviços financeiros acessíveis e pesquisas para avaliação de seus impactos e capacidade de escalonamento;

• Proteção dos nova-iorquinos contra práticas enganosas ou com baixos rendimentos, incluindo iniciativas de cobrança de dívidas, vendas de carros usados, entre outras. O CEO coordena tanto a sua aplicação, como promove a conscientização da população através de campanhas de educação.

A iniciativa estimulou a criação do Fundo “Cidades para Capacitação Financeira” (Cities for Financial Empowerment - CFE), estendendo-se o impacto do CEO além dos limites da cidade de Nova York.

Objetivos

Os objetivos do programa são: aumentar o acesso à educação e à consultoria financeira de alta qualidade e a baixo custo; conectar pessoas a produtos e serviços bancários convencionais mais seguros e acessíveis; promover o acesso a melhores taxas de crédito, poupança ou outras formas de investimentos para aumento da renda; e reforçar as proteções financeiras a práticas de consumo injustas para salvaguardar a estabilidade financeira.

Cronograma

• 2006: criação do Centro para Oportunidade Econômica (Center for Economic Opportunity - CEO);

• setembro/2007: anúncio da parceria do CEO com algumas instituições financeiras e lançamento do primeiro produto concebido para este projeto, o Opportunity NYC Accounts;

• dezembro/2007: criação da Rede de Educação Financeira;

• abril/2008: lançamento do primeiro dos Centros de Capacitação Financeira;

• 2013: o programa é finalista do “Prêmio em Inovação Governamental Americana” (Innovations in American Government Award), promovido pela Kennedy School of Government da Universidade de Harvard.

Resultados

• Mais de 3.000 nova-iorquinos já usufríram de um dos produtos bancários especialmente concebidos pelo CEO e mais 315.270 tiveram acesso a educação financeira ou serviços fiscais (dados de 2009).

• Foram fornecidos mais de 5,7 milhões de materiais informativos e educativos sobre as finanças, o que ajudou a garantir a segurança do mercado financeiro, inspecionando mais de 2.100 negócios que prestam serviços aos cidadãos de baixa renda (dados de 2009).

• A iniciativa estimulou a criação do Fundo “Cidades para Capacitação Financeira” (Cities for Financial Empowerment - CFE) em 2008, estendendo-se o impacto do CEO além dos limites da cidade de Nova York.

• Hoje, há 140 organizações na Rede de Educação Financeira, incluindo 71 prestadores de serviços diretos, que oferecem aulas de educação financeira e consultoria em cerca de 100 localidades em todos os cinco bairros da cidade, auxiliando cerca de 33 mil nova-iorquinos por ano. São mais de 30 Centros de Capacitação Financeira, que já aconselharam cerca de 20.000 nova-iorquinos, reduzindo mais de US$ 10 milhões em dívidas.

• O modelo dos Centros de Capacitação Financeira já estão sendo adaptados e replicados pelo Fundo CFE para outras cidades, como Philadelphia, Nashville, Denver, San Antonio, Lansing, etc.

Instituições Envolvidas

• Prefeitura de Nova York

• Diversas empresas, bancos e instituições sem fins lucrativos

• Universidade da Cidade de Nova York

Contatos

Centro para Oportunidade Econômica (Center for Economic Opportunity - CEO)

E-mail: [email protected]

Fontes

http://www.nyc.gov/html/ofe/html/about/about.shtml

http://www.nyc.gov/html/ofe/downloads/pdf/ofe_progress_report_dec2009.pdf

http://www.nyc.gov/html/ofe/html/find/find.shtml

http://a002-vod.nyc.gov/html/thats_so_new_york.php?id=2022&pn=1

http://cfefund.org/

http://opinionator.blogs.nytimes.com/2013/01/30/leading-the-way-out-of-debt/

http://www.nyc.gov/html/ceo/html/home/home.shtml

33
última modificação: qua, 08/05/2013 - 15:39