Início > Boas Praticas > Capannori, o primeiro caso de aplicação da Estratégia “Lixo Zero” na Itália

Capannori, o primeiro caso de aplicação da Estratégia “Lixo Zero” na Itália

Capannori

Continente: 
Europa
País: 
Itália
População (Ano): 
45.000 hab.
Ano População: 
2012
Área Total (Ano): 
156,00 km²
Capannori tem uma das mais altas taxas de reciclagem municipal na Europa. E é um exemplo de políticas públicas inovadoras e audaciosas com participação da comunidade.

Descrição

Capannori, com 45.800 habitantes, é um município de médio porte no centro da Itália, que pertence à Lucca, uma das dez províncias da região de Toscana.

A cidade tem uma das mais altas taxas de reciclagem municipais na Europa e é um exemplo de políticas públicas inovadoras e audaciosas com participação da comunidade.

Em 2007, Capannori assinou a Estratégia Europeia de “Lixo Zero”, comprometendo-se a zerar os resíduos enviados para aterros sanitários até 2020. Para alcançar esse objetivo são propostas diversas atividades, dividas nos seguintes eixos: diminuição da geração de resíduos, reutilização e reciclagem.

Entre 2005 e 2010 foi introduzido em todo o município o sistema de coleta porta-a-porta. Nesta época, 82% dos resíduos urbanos eram separados na fonte, deixando apenas 18% dos resíduos serem enviados para o aterro.

Em 2012, foi implementada a “taxa do lixo” em alguns bairros do município. Nessas áreas, a tarifa, que incentiva ainda uma melhor separação e redução, levou os índices de separação de resíduos na fonte em até 90%.

Um dos elementos de maior sucesso do novo sistema de coleta tem sido a separação e reaproveitamento dos resíduos orgânicos que são enviados para uma unidade de compostagem.

Os políticos locais reconhecem que o fator primordial para os resultados positivos do sistema foi a consulta ativa aos moradores. As reuniões foram realizadas em locais públicos para recolher contribuições e ideias e envolver a população local na Estratégia Lixo Zero. Também foram realizadas campanhas de educação cidadã.

Metodologia

Os moradores são estimulados a realizar compostagem doméstica - mais de 2.200 famílias receberam composteiras de graça e treinamento para a prática. As famílias que realizam compostagem recebem 10% de desconto sobre a tarifa de resíduos como um incentivo. Como resultado, 96% das famílias estão usando suas composteiras corretamente.

Foram inauguradas duas estações de recarga de auto-atendimento para o leite e introduzido um modelo de distribuição de alimentos chamado " Short Chain” (cadeia curta) – os fornecedores são as cooperativas de agricultores locais e os consumidores compram sem a intermediação de fábricas de embalagens ou varejistas. A iniciativa tem sido muito bem sucedida:  200 litros são vendidos por dia por meio das estações e 91% dos clientes recarregam seus próprios recipientes, reduzindo, assim, cerca de 90.000 garrafas do sistema de resíduos.

Outra iniciativa inclui uma campanha para aumentar o consumo de água da torneira em vez da engarrafada.

Em 2010, Capannori criou o primeiro Centro de Pesquisa de Resíduos Zero na Europa, com o objetivo de estudar o que é deixado na fração residual de resíduos domésticos e comerciais. Capannori, como muitos outros municípios italianos onde são aplicados os sistemas de recolação porta-a-porta, tem uma taxa de coleta seletiva acima de 75%. Por isso, o Centro tem como foco estudar o que fazer com os restantes 25%, a fim de avançar em direção a "Zero Waste".

Objetivos

- Zerar os resíduos enviados para aterros sanitários até 2020

Cronograma

- 2005: começou a ser introduzido no município o sistema de coleta porta-a-porta;

- 2007: Capannori assinou a Estratégia Europeia de “Lixo Zero”, comprometendo-se a zerar os resíduos enviados para aterros sanitários até 2020;

- 2010: foi introduzido em todo o município o sistema de coleta porta-a-porta;

- 2010: Capannori criou o primeiro Centro de Pesquisa de Resíduos Zero na Europa;

- 2012: Foi implementada a “taxa do lixo” em alguns bairros do município. Nessas áreas, a tarifa, que incentiva ainda uma melhor separação e redução, levou os índices de separação de resíduos na fonte para até 90%.

Resultados 

- Em Capannori, 99% dos habitantes separam os resíduos na origem e a satisfação com o serviço é de 94%;

- 100% de coleta seletiva no município;

- Em 2012, 82% dos resíduos urbanos foram separados na fonte;

- Nos bairros onde foi implementada a taxa do lixo os índices de separação subiram para 90%.

Instituições envolvidas             

- Prefeitura de Capannori

- Zero Waste International Alliance

Contatos

Alessio Ciacci. Town Councillor responsible for the Environment

Email: [email protected]

Fontes 

http://www.zerowasteeurope.eu/zw-municipalities/

http://www.zerowasteeurope.eu/2013/09/the-story-of-capannori-a-zero-wast...

http://www.zerowasteeurope.eu/2011/05/the-first-european-zero-waste-rese...

http://www.lemonde.fr/planete/article/2013/06/19/capannori-la-cite-itali...

http://www.comune.capannori.lu.it/sites/default/files/segreteria_sindaco...

http://www.wasman.eu/media/uploads/newsletters/7th_wasman_newsletter.pdf

http://www.marlisco.eu/waste-management-in-capannori-district-zero-waste...

Municipality of Capannori

Tuscany Region

Zero Waste International Alliance

Galeria de Imagens: 
37
última modificação: ter, 22/10/2013 - 09:39