Início > Boas Praticas > Desenvolvimento Estratégico 2020 - San Fernando

Desenvolvimento Estratégico 2020 - San Fernando

San Fernando

Continente: 
Ásia
País: 
Filipinas
A cidade de San Fernando, nas Filipinas, aderiu ao plano de desenvolvimento estratégico 2020, visando institucionalizar uma cultura de qualidade de vida e bem-estar. San Fernando faz parte do grupo União de Cidades, que envolve diversos municípios que atuam para melhorar a acessibilidade, a governança e o desenvolvimento local.

Descrição:

A estratégia de desenvolvimento da cidade ou City Development Strategy  (CDC), é um processo orientado para desenvolver e realizar ações por meio da participação para, dessa forma, promover um crescimento equitativo nas cidades e regiões vizinhas e melhorar a qualidade de vida de todos.

O CDC auxilia as cidades a integrar uma abordagem de desenvolvimento estratégico para uma perspectiva de longo prazo em seu planejamento urbano. A partir desse projeto torna-se possível pensar, com base na situação política e financeira atual, como pretende estar em 20 ou 30 anos, e os passos que precisam ser tomados para alcançar esses objetivos.

A Filipinas está entre os países com urbanização mais acelerada do mundo. Atualmente, mais de 60% de sua população vive em cidades e este número deverá aumentar para 70% até 2020. Com essa perspectiva diversas cidades estão formulando um planejamento urbano estratégico e sustentável, com o apoio da Aliança de Cidades.

A partir dessa realidade, a cidade de San Fernando elaborou o Plano de Desenvolvimento Estratégico 2020. Esse plano pretende alcançar o progresso regional e, ao mesmo tempo, se consolidar como uma cidade saudável.

A cidade quer ser reconhecida como uma cidade limpa e verde, para isso esta desenvolvendo diversas ações como: gestão ecológica de resíduos sólidos, tratamento de esgotos através de eco tanques, tratamento das águas, programas para a melhora na qualidade do ar, estímulo ao uso da bicicleta, programa de gestão de recursos costeiros, programas culturais para a preservação da cultura local e programa de gestão dos recursos florestais com produção e distribuição de mudas e plantio de árvores.

Outro foco da estratégia de desenvolvimento 2020 é institucionalizar uma cultura de saúde e bem-estar entre a cidade de San Fernando e todos os moradores. E ser referência entre as cidades da região como o local ideal para negócios de saúde e bem estar das empresas.

Para alcançar esse objetivo, o plano estratégico visa conseguir um ambiente favorável, revitalizar espaços públicos e o distrito comercial, aprimorar os serviços de saúde e as instalações já existentes, melhorar os processos burocráticos, certificação das unidades da cidade, inserir programas de voluntariado, expandir o número de funcionários na área de saúde e alcançar um ótimo padrão neste serviço.

Tudo isso, deve acontecer através das propostas de intensificar os incentivos aos investimentos, aprovação de projetos rentáveis, mobilização de recursos para a saúde e bem estar e, principalmente, ter uma atuação com transparência e responsabilidade.

Outra estratégia para criar uma cidade de excelência para ser habitada é fazer o planejamento que defina a proposta futura, pensando na redução dos riscos de catástrofes. 

Para isso foi elaborado o plano diretor urbano, que contempla caminhos verdes, drenagem adequada, infraestrutura para pedestres e com todas as intervenções pensadas em um ambiente ecologicamente adequado.

Por fim, foi desenvolvida uma ferramenta de e-governance, através de Plano Estratégico de Sistemas de Informação (PESI), que possibilita a integração entre todos esses assuntos e oferece maior transparência não só das ações do governo, mas também da atual realidade da cidade.

Neste portal é possível encontrar o Planejamento Estratégico, informações sobre ações do governo (governo aberto), todas as informações para possíveis investidores e também para os cidadãos como, vagas de emprego, calendário de eventos, entre outras.

Esta ferramenta de tecnologia da informação deve facilitar a execução da estratégia da cidade oferecendo uma interconectividade entre os bancos de dados para proporcionar um processo de governança mais eficaz e significativo.

Objetivos:

- Planejar a cidade para no futuro tornar-se um modelo de boa governança, comprometida com os princípios do bem comum, ambientalmente saudável, com boas oportunidades de trabalho e referência em saúde e bem estar;

- Tornar San Fernando o centro do norte da região de Luzon para saúde e bem estar;

Cronograma e Metodologia:

Em junho de 2014 ampliou-se a estratégia de planejamento 2020 para San Fernando tornar-se referência na região de saúde e bem estar.

A estratégia participativa de desenvolvimento da cidade ampliou-se para diversas aldeias da região a fim de alinhar o planejamento com os diversos programas e projetos a serem realizados.

Dessa forma, os moradores das aldeias puderam apresentar suas visões alinhadas com a proposta da cidade.

Resultados:

- Foram realizados diversos processos participativos com a população, incluindo as aldeias, como oficinas e workshops, para contemplar os anseios das comunidades;

- Fortalecimento e melhoria no desempenho das práticas de governança pública com transparência financeira e responsabilidade política;

- Após a implementação da plataforma tecnológica os recursos mobilizados por meio de parcerias público-privadas em San Fernando subiu de 19 milhões de pesos filipinos (PHP) para cerca de 150 milhões de PHP;

- O período de tempo necessário para registrar uma empresa caiu de duas semanas para duas horas;

- Como resultado, a cidade foi capaz de dobrar os gastos com a educação basica;

- Redução da taxa de pobreza na cidade em aproximadamente 70% desde que as ações planejadas foram iniciadas. Em 2013, mais de 50% da população de San Fernando foram classificados como "classe média", acima dos 38% em 2005 (a média nacional é de 19%);

-A cidade construiu 6.300 unidades habitacionais adicionais, fez investimentos recordes na educação, e o investimento privado na cidade foi crescendo; 

- Em fevereiro de 2009, San Fernando recebeu o Galing Pook ("Great Place"). A cidade também foi nomeada o "Most Business-Friendly City no norte de Luzon."

Instituições Envolvidas:

Governo local de San Fernando

Aliança das Cidades

Fontes:

Cidade de San Fernando

Planejamento Urbano

Centro Internacional para a empresa privada

Iniciativas Verdes

Notícias

Aliança das Cidades

 

20
última modificação: sex, 15/01/2016 - 16:19

Comentários