Início > Boas Praticas > Este Bairro é Meu

Este Bairro é Meu

Limeira

Continente: 
América do Sul
País: 
Brasil
Estado - Província: 
SP
População (Ano): 
294.128 hab.
Ano População: 
2014
Realizado pela Prefeitura Municipal de Limeira, o projeto "Este bairro é meu" visa à inclusão da comunidade, além de despertar nos moradores o sentimento de pertencimento ao bairro.

Descrição:

O projeto “Este Bairro é Meu" é uma ação estratégica de iniciativa da Prefeitura Municipal de Limeira, que, através do trabalho intersetorial das secretarias e autarquias municipais e parceiros, visa à revitalização dos bairros e seu entorno.

A iniciativa prioriza a participação popular e implementa uma política de inclusão social, que possibilite o efetivo exercício da democracia ativa. A proposta visa também o fortalecimento dos espaços públicos e a construção de uma nova cultura política.

Integrando diversos órgãos municipais, o projeto desenvolve uma política social para o município, articulando os serviços, prioritários , a partir dos seguintes eixos: Qualidade Profissional, Geração de Trabalho e Renda e Assistência Social. 

A inciativa também se preocupa com a população idosa, possuindo programas que visam estimular a prática regular de atividades físicas, culturais e de saúde.

Assegurar a universalidade de direitos nas políticas sociais desenvolvidas no município é o cerne do projeto.

O projeto é coordenado pelo CEPROSOM - Centro de Promoção Social Municipal, que, através de sua equipe de profissionais, garante participação e atuação nas seguintes ações e atividades: reuniões de planejamento e articulação intersetorial; reunião com a equipe técnica para planejamento e avaliação das atividades a serem desenvolvidas; mobilização social; cursos de capacitação/qualificação profissional; atividades culturais e esportivas; atividades comunitárias; e reuniões com as lideranças comunitárias e religiosas do bairro.

As ações já aconteceram nos bairros Jardim Odécio Degan, Jardim Nova Limeira e Jardim Morro Branco. 

Objetivos:

- Implementar uma política de inclusão social que atenda a todos;

- Melhorar os serviços públicos oferecidos à população, fortalecendo o bairro e seu entorno;

-Promover o acesso à cidadania, aos serviços públicos de qualidade, à habitação, por meio de melhoria das condições de seu entorno, transformando os bairros em locais agradáveis para se viver;

- Promover a participação cidadã e a construção de uma nova cultura política;

- Promover acessibilidades aos eventos culturais nos bairros;

- Estimular associações, sindicados, igrejas e outros a criarem, em seus espaços, atividades e ações de fomento à cultura e educação;

- Facilitar o acesso da população a atividades físicas supervisionadas, orientação nutricional, revitalização, construção de espaço de convivência, além de ampliar a integração com as políticas de abastecimento e esportes;

- Revitalizar os espaços públicos como áreas de lazer, cultura e educação;

- Levar para todos os cidadãos, principalmente os de baixa renda, espetáculos culturais, valorizando e estimulando novos talentos da cidade;

- Incentivar uma cultura de paz e aumentar o diálogo entre a Guarda Civil Municipal e a população. Promover obras de infraestrutura que diminuam os pontos de risco na cidade, como melhoria de iluminação pública, corte de mato em terrenos baldios, entre outras ações integradas.

Metodologia e Cronograma:

O programa teve início no ano de 2013 no Jardim Odécio Degan;

A última edição, no Jardim Morro Branco, foi em 2014. Em 2015, o projeto acontece no Parque Hipólito. O termo de compromisso com a empresa que fará a reforma do centro comunitário no bairro foi assinado em maio;

Dentre as diversas atividades e encaminhamentos realizados dentro do programa em cada bairro, destacam-se: atendimentos e orientações individuais e em grupo; reuniões entre a equipe da prefeitura e moradores; projetos direcionados para idosos, jovens e crianças; desenvolvimento de atividades esportivas, artísticas e culturais; cursos de alfabetização e profissionalizantes (informática, culinária, costura, pedreiro, entre outros); e promoção de diferentes eventos e ações de revitalização do bairro (operação tapa buraco, podas de árvores, limpeza de terrenos baldios, revitalização da iluminação pública, pintura...).

Resultados:

- O Projeto "Este Bairro é Meu" tem funcionado como referência para a potencialização da rede local de serviços, que, integrando serviços, benefícios e equipamentos de várias políticas públicas, proporciona um espaço de crescimento e desenvolvimento social;

- Desenvolvimento do sentimento de pertencimento local;

- Recuperação e valorização de diversos equipamentos públicos;

- Diminuição da violência nos bairros acolhidos pelo programa;
 

Instituições Envolvidas:

Prefeitura Municipal de Limeira (Coordenado pelo Centro de Promoção Social Municipal e com a integração das diversas secretarias)

Associações de Moradores

Igrejas

Contatos:

Prefeitura Municipal de Limeira
CEPROSOM
Diretoria de Desenvolvimento Social e Cidadania
Gislaine – Assistente Social
Fone (19) 3404-6271 / 3404-6205

Fontes:

Prefeitura de Limeira

CEPROSOM

Vídeo

Programa Cidades Sustentáveis

34
última modificação: qua, 08/02/2017 - 15:51

Comentários