Início > Boas Praticas > High Line: um Parque Público dentro de Nova York

High Line: um Parque Público dentro de Nova York

Nova York

Continente: 
América do Norte
País: 
Estados Unidos
População (Ano): 
8.245.000 hab.
Ano População: 
2011
O High Line é um parque público construído sobre uma ferrovia suspensa desativada, elevada a oito metros do chão, e se estende por uma das áreas mais movimentadas da cidade, na região oeste da ilha de Manhattan.

Descrição

Em 1999, a Prefeitura de Nova York propôs a demolição de uma antiga ferrovia elevada de 2.6 km, construída nos anos 1930 e sem uso desde 1980, conhecida como High Line. A área estava abandonada e degradada, atraindo usuários de drogas, prostituição etc. Porém, dois jovens nova-iorquinos sem experiência em planejamento urbano ou arquitetura se interessaram por transformar esta área em um parque urbano. Ainda no ano de 1999, fundaram a “Friends of the High Line” que lutou pela preservação da antiga linha de trem e pela sua transformação.

Em 2009, o High Line foi transformado num parque público de 2.3 km, construído sobre esta ferrovia suspensa desativada, elevada a oito metros do chão, e se estende por uma das áreas mais movimentadas da cidade, na região oeste da ilha de Manhattan.

Propriedade da cidade de Nova York, o parque tem uma arquitetura moderna e com muitas árvores e plantas em meio ao prédios comerciais da cidade. É um dos projetos urbanos mais admirados dos últimos anos e um bom exemplo de mobilização de uma associação local e boa vontade por parte da administração pública.

Os criadores do parque desenharam-no para que nele estivesse inserida vegetação ao longo de toda sua extensão e de ambos os lados da área de passeio, utilizando para isso as plantas que haviam colonizado o parque durante os seus anos de abandono. Toda esta vegetação transforma o High Line num verdadeiro parque linear urbano.

Atualmente, sua conservação é mantida com o apoio do New York City Department of Parks & Recreation, uma entidade sem fins lucrativos que trabalha para garantir que o parque mantenha-se como um espaço público para todos os cidadãos e visitantes de Nova York. A prefeitura cuida da segurança do local.  

Em 2009, nasceu a primeira parte do projeto e em 2011, foi completada a segunda fase. A terceira parte já foi iniciada e ficará pronta em 2014.

A área já atraiu investimentos de mais de R$ 4 bilhões, inúmeras lojas conceituadas e 30 galerias de arte.

Cronograma

• 1999: fundação da organização “Friends of the High Line”;

• 2002: a prefeitura da cidade passa a apoiar o projeto;

• 2006: início da construção do High Line;

• 2009: inauguração da primeira parte do Parque;

• 2011: inauguração da segunda parte do Parque;

• 2012: anúncio da construção da terceira parte do Parque.

Objetivos

O High Line é um monumento à história industrial de Nova York. Visa oferecer uma oportunidade para criar um espaço público novo e inovador, vindo das ruas da cidade, com vista para o rio Hudson. Também oferece um modelo para reutilização de áreas industriais para outras cidades.

Resultados

• De 2009 até agora, o Parque já recebeu mais de 8 milhões de visitantes, em proporções quase iguais de nova-iorquinos e de outros lugares, sendo um dos parques públicos mais procurados da cidade (dados de 2013);

• Atualmente, o High Line possui mais de 300 espécies de plantas perenes, gramíneas, arbustos e árvores;

• Desde o novo zoneamento da área em 2005, combinado com a abertura do Parque em 2009, já foram criados mais de 12 mil empregos, 2.558 novas residências e 1.000 quartos de hotéis;

• A prefeitura já arrecadou R$ 1,8 bi com a valorização da área. Apenas em construções autorizadas com o novo zoneamento, que permitiu prédios mais altos na vizinhança, surgiram 35 edifícios residenciais e comerciais. Outros 12 estão em construção (dados de 2013);

• Só em 2012, o Parque atraiu 3,7 milhões de visitantes - 1 milhão a mais do que o MoMA (The Museum of Modern Art).

Intituições envolvidas

• Friends of the High Line

• Prefeitura de Nova York (Department of Parks & Recreation)

• Diller Scofidio + Renfro (escritório de arquitetura)

Contatos

High Line

E-mail: [email protected]

Tel: (212) 500-6035

Fontes

http://consumidormoderno.uol.com.br/sustentabilidade/cidade-para-cidad-os-conheca-o-high-line-o-parque-suspenso-de-nova-york

http://vidaeestilo.terra.com.br/turismo/internacional/america/parque-suspenso-nos-eua-atrai-milhoes-e-vira-tema-de-livro,0378901f62337310VgnCLD100000bbcceb0aRCRD.html

http://www1.folha.uol.com.br/serafina/1142674-parque-suspenso-em-ny-faz-sp-sonhar-com-transformacao-do-minhocao.shtml

http://www.thehighline.org/about/park-information

http://www.nycgovparks.org/parks/highline/

 

20
última modificação: qua, 29/05/2013 - 11:44