Início > Boas Praticas > Limpando as Ruas com Propaganda Direcionada

Limpando as Ruas com Propaganda Direcionada

Belfast

Continente: 
Europa
País: 
Irlanda
População (Ano): 
267.000 hab.
Ano População: 
2009
Em 2004, a Prefeitura da Cidade de Belfast, Irlanda do Norte, lançou uma campanha anti-lixo, que visava a mudança e melhoria do comportamento dos moradores.

Descrição

Em 2004, a Prefeitura da Cidade de Belfast, Irlanda do Norte, lançou uma campanha anti-lixo, que visava a mudança e melhoria do comportamento dos moradores.

A pesquisa pré-campanha destacou que mais da metade dos cidadãos admitia jogar lixo nas ruas por várias razões, incluindo negligência, preguiça e a ausência de qualquer conseqüência pela falta de cuidado.

Para que a campanha publicitária tivesse a maior eficiência possível foi primeiro pesquisado qual seria o seu público- alvo, o que apontou que as pessoas mais propensas a jogar lixo nas ruas eram jovens (56%) e fumantes (55%)

A publicidade foi feita através da televisão, campanhas de propaganda nas paradas e nos ônibus, cartazes foram colocados nas escolas, nas instalações da Prefeitura, em empresas e em áreas públicas. Uma série de iniciativas orientadas para as empresas, comunidades, jovens e escolas também foram realizadas.

A iniciativa orientada a empresas trabalhou principalmente com a responsabilidade de se criar um ambiente limpo na frente de lojas e escritórios. Empresas de fast food foram convidadas a reduzir as suas embalagens. Coisas simples como fornecer uma lixeira do lado de fora ou pedir que os clientes analisassem se eles realmente precisavam de tanta embalagem para seus alimentos se somaram para também fazer diferença na quantidade de lixo gerado.

Outro foco foram as bitucas de cigarro nas ruas. Em 2004, mais de 50 mil bitucas eram varridas nas ruas de Belfast por semana. Muitos delas no exterior de empresas que foram afetadas pela lei anti-fumo, implementada em Belfast.

Elas foram convidados a encontrar novas estratégias para evitar bitucas de cigarro nas ruas, principalmente fornecendo cinzeiros de rua nas áreas onde se concentram os fumantes. O município também ofereceu aos fumantes carteiras de bolso para armazenar os cigarros apagados até que o fumante fosse capaz de encontrar algum lugar para depositar as bitucas. A equipe de fiscalização tem uma presença muito visível. A pena em caso alguém seja flagrado jogando lixo nas ruas do município é de £ 50 (em torno de R$ 100,00).               

Objetivos

Os principais objetivos da campanha foram: incentivar a responsabilidade individual para a eliminação de lixo, destacar as conseqüências do lixo, aumentar a conscientização e fiscalização de penalidades e desenvolver um sentido de pertencimento e orgulho no ambiente urbano de Belfast.                                       

Cronograma

• 2004: Lançamento da campanha anti-lixo                   

Resultados

• Em relação a 2004, a proporção de cidadãos que admite jogar lixo nas ruas caiu de 52% para 38%.

• Os itens que tiveram maior queda foram pontas de cigarro, papel e pedaços de frutas.

• 98% de todos os entrevistados concordaram que cabe aos indivíduos assumir a responsabilidade sobre o controle do lixo.

• Três em cada quatro pessoas também apoiaram sanções mais fortes para manter sob controle a quantidade de lixo nas ruas.

• Em relação à eficiência das campanhas publicitárias, 82% lembravam de alguma das propagandas anti-lixo, 62% declararam estar familiarizados com a campanha e 67% acreditam que a propaganda era eficiente.                   

Instituições envolvidas

• Prefeitura de Belfast                   

Fontes                       

http://sustainablecities.dk/en/city-projects/cases/belfast-changing-citizen-behaviour-leads-to-cleaner-city

http://www.belfastcity.gov.uk/antilitter/research.asp

http://www.belfastcity.gov.uk/streetcleaning/

http://www.belfastcity.gov.uk/streetcleaning/Docs/Our%20Clean%20Cities%20-%20%20booklet.pdf

34
última modificação: seg, 14/07/2014 - 17:56