Início > Boas Praticas > Lyon, cidade justa e sustentável

Lyon, cidade justa e sustentável

Lyon

Continente: 
Europa
País: 
França
População (Ano): 
1.700.000 hab.
A criação de um selo “justo e sustentável”, concedido a empresas locais que respeitam o meio ambiente, tornou a cidade francesa de Lyon uma referência em experiência inovadora de sustentabilidade. A iniciativa visa fazer com que as empresas sejam sustentáveis, equitativas e apresentem utilidade social, além de estimular a geração de emprego e renda dos cidadãos.

Descrição:

Em 2010, a criação de um selo denominado “justo e sustentável”, pelo governo local de Lyon, tornou-se referência de consumo sustentável. Essa certificação estimula a economia local, protege o meio ambiente e reforça critérios sustentáveis. 

Essa iniciativa, inédita na França, demonstra o avanço da cidade de Lyon em identificar empresas, lojas, artesãos, lugares e eventos que respondem de forma pragmática aos desafios do desenvolvimento sustentável através de uma oferta de consumo responsável.

O estímulo ao consumo responsável e a geração da economia local vem de encontro com as atuais preocupações relativas ao meio ambiente, à ética e a questões sociais. Com esta certificação, a cidade de Lyon conseguiu dar visibilidade a oferta local de bens e serviços responsáveis, favorecendo o desenvolvimento territorial sustentável e possibilitando a competição com grandes empresas.

O selo “justo e sustentável” pode ser concedido em todos os setores de atividade. O selo é atribuído por dois anos e a renovação depende de uma avaliação. 

Esta certificação reúne os diferentes eixos do desenvolvimento sustentável: econômico, social, ambiental e participação cidadã e torna visível o empenho do município em valorizar abordagens sustentáveis e estimular o consumo local, gerando um efeito cascata na cidade. 

As primeiras empresas que conquistaram o selo tiveram o desafio de produzir produtos menos agressivos, com embalagens mais adequadas e que despendam menos consumo de água e energia.

No site da cidade é possível acessar um mapa interativo com todos os endereços dos serviços e empresas que conquistaram o selo. Esse mapa facilita o acesso dos consumidores aos serviços.

Objetivos:

- Identificar, reconhecer, dar visibilidade e apoio aos serviços e empresas locais que progridem de forma sustentável;

- Vincular o rotulo “justo e sustentável” no mercado de consumo;

- Democratizar o consumo responsável;

Metodologia:

- Para concessão do rótulo, a cidade avalia um conjunto de critérios definidos de acordo com um corpo técnico. O corpo técnico é denominado “Comitê dos Sábios” e é constituído por quatro representantes nacionais e dois representantes regionais. 

- A avaliação leva em conta: o respeito pelo meio ambiente, governança e gestão de relações humanas, capacidade de estimular o consumo responsável sustentável e equitativo, abordagem ao cidadão bem como o consumo de utilidade social e a capacidade de inovação.

Resultados:

- Quatro meses após o lançamento do programa, 100 empresas se candidataram e 89 conseguiram o rótulo;

- Visibilidade da oferta local de bens e serviços responsáveis, favorecendo o desenvolvimento territorial sustentável;

- Até o momento, aproximadamente 194 empresas e serviços estão registradas no mapa interativo da cidade, disponível no site da prefeitura, com certificação justa e sustentável;

Contato:

[email protected]

Fontes:

Mapa Interativo

Lyon, ville équitable et durable

Lyon

36
última modificação: qui, 26/03/2015 - 17:36

Comentários