Início > Boas Praticas > “Novas Mecânicas Urbanas” na Cidade de Boston

“Novas Mecânicas Urbanas” na Cidade de Boston

Boston

Continente: 
América do Norte
País: 
Estados Unidos
População (Ano): 
625.000 hab.
Ano População: 
2011
A Secretaria de Novas Mecânicas Urbanas dá suporte a experiências com potencial para melhorar radicalmente a qualidade dos serviços da cidade, como uma incubadora de inovação.

Descrição

A expressão “Novas Mecânicas Urbanas” é uma abordagem para a inovação cívica focada na prestação de serviços transformadores para os moradores da cidade. Um dos defensores desta teoria é o prefeito de Boston, Thomas M. Menino, que, com o objetivo de acelerar o ritmo de inovação municipal em sua cidade, criou em 2010 a Secretaria de Novas Mecânicas Urbanas (Mayor’s Office of New Urban Mechanics - Monum).

A Monum dá suporte a experiências com potencial para melhorar radicalmente a qualidade dos serviços da cidade, uma espécie de incubadora de inovação. A secretaria foca em três grandes áreas temáticas:

Urbanismo Participativo

As novas tecnologias e um crescente engajamento cívico têm criado oportunidades para uma maior comunicação entre a prefeitura e seus cidadãos. Projetos que aproveitam este momento para prestar serviços mais personalizados e voltados para o cidadão estão sendo apoiados pela Monum.

“Clicks & Bricks”

Dos padrões de construção sustentáveis até redes de sensores inteligentes, há uma revolução em curso na forma como as cidades são projetadas e construídas. Este novo foco em infraestrutura tecnológica e design sustentável conecta “como uma cidade é construída” com “como ela é gerida e experimentada”. Grande parte deste trabalho é de interesse tanto de profissionais das secretarias responsáveis pelas obras públicas e de transporte, como de profissionais de fora das prefeituras.

Educação

A estratégia de educação da cidade é a de fornecer à juventude, ao longo de toda sua vida escolar, alta qualidade e oportunidades educacionais integradas. Em colaboração com as escolas da cidade, centros comunitários e bibliotecas, a Monum está explorando o uso de novas ferramentas e tecnologias para facilitar a comunicação entre educadores, alunos e pais e implantar novos programas que poderiam melhorar a oferta, tanto dentro como fora das escolas.

Para projetar, conduzir e avaliar projetos-piloto nestas áreas, a secretaria constrói parcerias entre eleitores, acadêmicos, empresários, organizações sem fins lucrativos e funcionários da prefeitura. A Monum procura engajar cidadãos e instituições para o desenvolvimento e suporte a todos os projetos que buscam a reforma do governo da cidade e a melhoria de seus serviços.

Objetivos

Dar suporte a experiências com potencial para melhorar radicalmente a qualidade dos serviços da cidade, focando em três grandes áreas temáticas: Urbanismo Participativo, “Clicks & Bricks” e Educação.

Cronograma

• 2010: criação da Secretaria de Novas Mecânicas Urbanas da Prefeitura de Boston (Mayor’s Office of New Urban Mechanics - Monum);

• 2011: estabelecida a parceria com a instituição Code For America;

• 2012: criação da Secretaria de Novas Mecânicas Urbanas da Prefeitura da Philadelphia;

• 2013: o programa é finalista do Prêmio em Inovação Governamental Americana (Innovations in American Government Award), promovido pela Kennedy School of Government da Universidade de Harvard.

Resultados

• Alguns dos projetos desenvolvidos:

Citizens Connect

Aplicativo para smartphones em que os cidadãos podem enviar rapidamente fotos e locais com problemas, tais como pichação, buracos e postes quebrados. Um relatório é automaticamente encaminhado para o departamento correto para atendimento. Lançado em outubro de 2009.

Redesenhando o Sistema de Coleta de Lixo

A prefeitura, em parceria com a Ideo, uma consultoria em inovação, está redesenhando o sistema de coleta de lixo de acordo com o olhar do cidadão da cidade. O projeto foi lançado em 2011, e o projeto-piloto está previsto para 2013.

Complete Streets

O projeto tem como objetivo colocar pedestres, ciclistas e usuários de transporte público em pé de igualdade com os motoristas de carro, criando ruas que sejam desde grandes espaços públicos a redes de transporte sustentável. Lançado em 2009 e em desenvolvimento.

O objetivo é garantir que as ruas de Boston sejam:

- multimodais - para pedestres, pessoas com deficiência, ciclistas e motoristas;

- verdes - com árvores, jardins de chuva, superfícies permeáveis, etc.;

- inteligentes - com semáforos inteligentes, bem sinalizadas, com pontos de recargas para carros elétricos e para aluguel de bicicletas.

Onde está meu ônibus escolar? (Where’s My School Bus)

Em parceria com a Code For America, a Monum desenvolveu um aplicativo que permite que os pais consultem em tempo real, pelo computador ou smartphone, a localização do ônibus escolar de seus filhos. A ideia auxilia os pais especialmente durante as tempestades de neve, pois conseguem saber quando devem estar no ponto de ônibus. O projeto-piloto foi lançado em outubro de 2011, e o lançamento está previsto para o segundo semestre de 2013.

• A iniciativa já está sendo replicada desde 2012 na cidade da Philadelphia.

Instituições envolvidas

• Prefeitura de Boston

• Code For America

• Diversas empresas e instituições sem fins lucrativos

Contatos

Secretaria de Novas Mecânicas Urbanas (Mayor’s Office of New Urban Mechanics - Monum)

E-mails: [email protected]; [email protected]; [email protected]

Fontes

http://www.cityofboston.gov/newurbanmechanics/

http://www.newurbanmechanics.org/projects/participatory-urbanism-projects/

http://www.newurbanmechanics.org/blog/

http://bostoncompletestreets.org/

20
última modificação: qui, 09/05/2013 - 17:21