Início > Boas Praticas > Plano “Niterói que Queremos"

Plano “Niterói que Queremos"

Niterói

Continente: 
América do Sul
País: 
Brasil
Estado - Província: 
RJ
O Plano de Desenvolvimento de Niterói estabelece metas e indicadores a curto, médio e longo prazos para a cidade, visando os próximos 20 anos. Para traçar o planejamento da cidade, foram realizadas 40 entrevistas qualitativas com personalidades do município e uma pesquisa na web com mais de 4.570 moradores. Também foi promovido um Congresso Regional (assembleia), que levou cerca de mil pessoas ao estádio Caio Martins. Já em fase final de elaboração, o plano promove concursos de redação e desenho sobre o tema “Criando a Niterói do Amanhã”, que envolve os alunos do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental Municipal.

Descrição:

O projeto Niterói que Queremos, realizado em parceria com o Movimento Brasil Competitivo (associação civil sem fins lucrativos), é um plano estratégico formulado para pensar a cidade nos próximos vinte anos, preparando-a para os desafios atuais e futuros.

O Plano envolveu a sociedade civil, para que a mesma pense em conjunto com o setor público sobre as aflições do presente e os desejos futuros, visando torná-lo plural e inclusivo. 

O projeto teve início em junho de 2013 com a definição e gestão das prioridades imediatas da cidade. Nesta etapa foi feito um diagnóstico da real capacidade de organização e gestão estratégica da Prefeitura de Niterói. 

A segunda etapa aconteceu em 2014 e está relacionada à efetiva participação da sociedade civil no processo de reflexão estratégica. Foram realizadas entrevistas com especialistas e importantes lideranças sociais. Além disso, a população interessada teve oportunidade de participar através de uma pesquisa disponível na web ou presencialmente nas assembleias organizadas pela prefeitura. 

A terceira etapa, também já concluída, é um diagnóstico dos últimos 20 anos e contempla uma profunda análise dos principais indicadores econômicos e sociais da cidade, no período de 1993-2012. Esses indicadores são referentes aos aspectos institucionais, aspectos sociais, demografia, urbanização, desenvolvimento econômico e meio ambiente.

A quarta etapa é a elaboração detalhada de cenários para Niterói para o ano 2033. Isso ajudará na definição das estratégias em relação aos desafios mapeados.

A quinta etapa é o Planejamento Estratégico 2014-2033, que teve como base as entrevistas, a pesquisa na web, as assembleias e o diagnóstico para elaborar estratégias de ação em curto, médio e longo prazos.

A sexta etapa é o Programa Niterói Metas e Resultados, que se resume no efetivo processo de gestão e monitoramento, em tempo real, das ações estratégicas previstas no planejamento.

A sétima etapa é a informatização das informações, de forma detalhada, para que seja possível consultar e acompanhar os projetos e as iniciativas em execução.

Finalmente, a oitava etapa é o programa Empreendedores Públicos. Esse programa busca aplicar práticas de gestão pública inovadoras, inspirado no Sistema de Alta Direção Pública, do Chile.  O programa chileno visa a modernização da gestão pública, através de concursos públicos que garantam a competência dos funcionários e a transparência da gestão. O programa de Niterói será concebido para atender as especificidades do município.

Objetivo:

- Formular um Plano Estratégico de Desenvolvimento de curto, médio e longo prazoa para a cidade de Niterói, pensando nos próximos 20 anos, e preparando-a para os desafios atuais e do futuro;

- Contribuir no processo de modernização da gestão pública e melhorar a qualidade dos serviços oferecidos aos cidadãos;

Metodologia:

Com ampla participação popular e de técnicos especializados, o Plano “Niterói que Queremos" é dividido em oito etapas e pretende preparar o município para os desafios futuros.

1- Análise da situação financeira do município

2- A fase de entrevistas e consultas públicas. Gerou um relatório que serviu de base para o planejamento estratégico. O relatório gerado teve a seguinte metodologia: Pesquisa qualitativa, realizada por meio de entrevistas abertas presenciais apoiadas por roteiro. No período de 08/07 a 29/08 de 2013, foram etrevistadas 40 pessoas, entre especialistas e importantes lideranças sociais do município. As entrevistas foram realizadas com 2 duplas de entrevistadores da Macroplan, com duração de 1h a 1h30min. As entrevistas foram realizadas com os seguintes segmentos: empresários, educação, saúde, ativistas sociais, esporte, imprensa, urbanismo e meio ambiente, juristas, celebridades e segurança.

3- Levantamento e analise dos indicadores econômicos e sociais no período dos últimos 20 anos, que deu origem a um relatório de diagnóstico sócioeconômico de Niterói. O trabalho teve por finalidades organizar e analisar os indicadores das áreas estratégicas para o desenvolvimento nos próximos anos e, assim, subsidiar também o planejamento estratégico. Este diagnóstico é um importante insumo para a identificação de potenciais riscos e oportunidades para o município.

4- Elaboração do Planejamento Estratégico com base nas informações obtidas até agora. A governança do plano estratégico será feita baseada em um manual de gestão estratégica orientado para resultados e por um sistema informatizado de gestão.

Resultados:

- Ampla participação da sociedade civil

- 4.578 pessoas participaram da pesquisa na web

- Fase 1, 2 e 3 já concluídas 

- Dois relatórios disponíveis na web com os resultados das entrevistas e do levantamento dos indicadores, que são a base do Planejamento Estratégico

- Participação e envolvimento dos alunos do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental do Município, através de um concurso de redação e desenho que teve como tema a pergunta “Que Niterói você quer?”.

Instituições envolvidas:

Prefeitura municipal de Niterói

Movimento Brasil Competitivo

Apoio técnico e metodológico: Macroplan

Fontes:

Niterói que queremos

Relatório da Entrevistas

Diagnóstico Sócio Econômico 

Movimento Brasil Competitivo

Prefeitura de Niterói

Sistema de Alta Direção Pública

Contatos:

Secretaria Municipal de Planejamento, Modernização da Gestão e Controle – SEPLAG
Endereço: Rua da Conceição, 67
Centro – Niterói – Cep: 24.020-082
Telefone: 55 (21) 2622-8489 / 55 (21) 2717-4927 

 

20
última modificação: qui, 28/01/2016 - 11:20