Início > Boas Praticas > "Prefeitura na Rua", em Canoas (RS), aproxima cidadão do poder público

"Prefeitura na Rua", em Canoas (RS), aproxima cidadão do poder público

#689071

Canoas

Continente: 
América do Sul
País: 
Brasil
Estado - Província: 
RS
População (Ano): 
323.000 hab.
Ano População: 
2010
Ireno Jardim
O projeto Prefeitura na Rua é uma ação implantada no município de Canoas que leva o Executivo - incluindo o prefeito, a vice-prefeita, secretários e diretores - para todas as regiões de Canoas. Em quatro encontros mensais, sempre aos sábados, a Prefeitura Municipal dialoga com os moradores da cidade por meio dos seus gestores.

Descrição

O projeto Prefeitura na Rua é uma ação implantada no município de Canoas, no Rio Grande do Sul, que leva o Executivo - incluindo o prefeito, a vice-prefeita, secretários e diretores - para todas as regiões de Canoas. Em quatro encontros mensais, sempre aos sábados, a Prefeitura Municipal dialoga com os moradores da cidade por meio dos seus gestores.

A atividade oportuniza aos cidadãos canoenses o contato com quem administra a cidade sem precisar ir até a Prefeitura. O diálogo, assim como as solicitações e os encaminhamentos necessários, são registrados, dando transparência ao processo.

Os cidadãos passaram a ter acesso a todas as informações das ações municipais, podendo interagir pessoalmente todas as semanas diretamente com os agentes públicos ou por meio virtual.

A população é informada, participa da gestão do municí­pio, da formulação de novas políticas públicas e da definição de qual a cidade que se deseja para o futuro. Para isso, basta comparecer às reuniões e preencher uma ficha. De acordo com a reivindicação, o cidadão é encaminhado ao responsável que deseja conversar, seja o prefeito, vice-prefeita, secretários ou ainda o subprefeito da região.

Além deste projeto, a prefeitura de Canoas desenvolve diversas ações de transparência e Participação Popular:

- Orçamento Participativo Regionalizado, que inclui até 20 encontros por ano;

- Plenárias para informação dos serviços prestados pelo municí­pio;

- Reuniões abertas do prefeito com os cidadãos nas segundas-feiras à tarde;

- Ágora Virtual, um espaço de diálogo online, sempre com a participação do prefeito ou de secretários municipais. Ações diárias com os fóruns de discussão que podem ser acessados por qualquer pessoa, a qualquer momento, além de espaço para se comunicar e interagir semanalmente com o Prefeito.

Objetivos

- Manter o poder público próximo do cidadão;

- Facilitar a resolução de problemas nas regiões em que o poder público não tem forte atuação ou conhecimento, sempre a a partir das demandas da população.

Cronograma

2009:  O projeto começou no dia 03 de janeiro de 2009, primeiro sábado após a posse do prefeito Jairo Jorge, na primeira gestão da sua administração em Canoas;

2013: O projeto continua e se estendeu para as estações de trem da cidade, com o mesmo objetivo: uma vez por semana o prefeito fala com as pessoas que estão transitando naquele local, entre 6h e 8h da manhã. A ideia é atingir o público formado por trabalhadores e estudantes que não podem participar do Prefeitura na Rua.

Resultados

- O “Prefeitura na Rua” já faz parte do cotidiano de Canoas, tendo atendido até a edição 176 (22 de junho de 2013) mais de 18.405 pessoas.

- Um dos principais resultados é a resolução de 70% das demandas que chegaram ao prefeito e ao primeiro escalão de governo. Estas demandas, em sua maioria, estão concentradas na área de Iluminação pública, saúde, educação infantil (creches) e habitação;

- Além deste projeto, a prefeitura de Canoas desenvolve diversas ações de transparência e Participação Popular:

* Orçamento Participativo Regionalizado, que engloba até 20 encontros por ano,

* Plenárias para informação dos serviços prestados pelo municí­pio,

* Reuniões abertas do prefeito com os cidadãos nas segundas-feiras à  tarde,

* Ágora Virtual, um espaço de diálogo online, sempre com a participação do prefeito ou de secretários municipais. Ações diárias com os fóruns de discussão que podem ser acessados por qualquer pessoa, a qualquer momento, além de espaço para se comunicar e interagir semanalmente com o Prefeito.

Instituições envolvidas

Prefeitura Municipal de Canoas-RS

Contatos

Responsável pelo Projeto

Marcos Martinelli

E-mail: [email protected]

 

Secretaria de Comunicacao de Canoas

Adriana de Cássia Paranhos dos Santos Cardoso

E-mail: [email protected]  

Fontes

http://concursocacs.com/proyecto/prefeitura-na-rua/

Secretaria de Comunicacao de Canoas

13
última modificação: seg, 15/07/2013 - 13:25

Comentários