Início > Boas Praticas > Programa Campo Fácil

Programa Campo Fácil

Ubiratã

Continente: 
América do Sul
País: 
Brasil
Estado - Província: 
PR
População (Ano): 
21.562 hab.
Ano População: 
2010
O Programa Campo Fácil, no Município de Ubiratã (PR), é fruto de uma parceria entre o CREA Paraná, a Prefeitura de Ubiratã e a AEAVP (Associação dos Engenheiros Agrônomos Vale do Piquiri). A iniciativa inibe o êxodo rural, impulsiona a agricultura local, facilita a vida do agricultor e gera oportunidades.

Descrição:

O Programa Campo Fácil é resultado de uma parceria tripartite, entre a Prefeitura Municipal de Ubiratã, o CREA - PR e a AEAVP - Associação dos Engenheiros Agrônomos Vale do Piquiri. Trata-se de um braço rural do Programa Casa Fácil, reconhecido pela Organização das Nações Unidas dentro da modalidade de Melhores Práticas.

Os focos do programa são a agricultura familiar e o investimento nos pequenos produtores, para, dessa forma, evitar o êxodo rural. O programa disponibiliza apoio técnico a famílias que não teriam condições de contratar profissionais habilitados para lhes dar assistência.

Entre as ações estruturais, um veículo foi cedido ao programa pelo CREA - PR visando garantir agilidade na assistência técnica oferecida aos produtores do município. A Prefeitura contratou um engenheiro agrônomo, um técnico agrícola e uma médica veterinária, que prestam assessoria aos produtores da agricultura familiar do Município.

A prestação efetiva de assessoria tecnica aos agricultores familiares de Ubiratã, resultaram na melhoria da qualidade de vida dos mesmos, pois ampliou a produtividade e a renda, além de melhorar a qualidade dos produtos. Também contribuiu para a proteção ao meio ambiente e o cumprimento da legislação vigente.

Objetivos:

- Inibir o êxodo rural;

- Facilitar a vida do produtor rural;

- Manutenção do jovem no campo; 

- Melhorar a qualidade de vida no campo; 

- Promover avanços significativos no meio rural.

Metodologia e Cronograma:

- O Município de Ubiratã conta com o programa Campo Fácil desde abril de 2013, quando foi assinado o convênio tripartite entre a Prefeitura Municipal de Ubiratã, a Associação dos Engenheiros Agrônomos do Vale do Piquiri (AEAVP) e o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA-PR);

- O Programa Campo Fácil integra o Estudo Básico de Desenvolvimento Municipal "EBDM".

Resultados:

- Assistência técnica de 150 produtores;

- Inclusão de 73 produtores nos Programas de Compra Direta (PAA): Programa de Aquisição de Alimentos e PNAE - Programa Nacional de Alimentação Escolar;

- Instalação de 5 (cinco) abatedouros de frango caipira, com assistência técnica para a produção, bem como a adequação sanitária;

- Antes do programa, 30% da merenda escolar servida era extraída do campo. Depois da efetivação do Campo Fácil, esse índice saltou para 70%;

- O Campo Fácil também ampliou o número de moradias rurais, que aumentou de 11 (antes do programa) para 67, além de 16 reformas.

Instituições Envolvidas:

Prefeitura Municipal de Ubiratã - Divisão de Agricultura e Pecuária

CREA-PR

AEAVP - Associação dos Engenheiros Agrônomos do Vale do Piquiri

Contatos:

Clayton Corrêa de Almeida

(044) 9930 3883

[email protected]

(044) 3543 5918 - Divisão de Agricultura e Pecuária de Ubiratã

Fontes:

Indicadores Cidades Sustentáveis

Revista CREA - PR

CREA - PR

Prefeitura Municipal de Ubiratã

36
última modificação: sex, 25/09/2015 - 16:39

Comentários