Início > Boas Praticas > Programa de Gestão Sustentável de Resíduos Sólidos

Programa de Gestão Sustentável de Resíduos Sólidos

Carhuaz

Continente: 
América do Sul
País: 
Peru
População (Ano): 
43.000 hab.
A organização Ciudad Saludable (CS) tem como meta contribuir para gerar cidades saudáveis nos países em desenvolvimento, com a promoção de sistemas de gestão ambiental sustentáveis, voltados para melhorar a qualidade de vida da população.

Descrição

A organização Ciudad Saludable (CS) tem como meta contribuir para gerar cidades saudáveis nos países em desenvolvimento, com a promoção de sistemas de gestão ambiental sustentáveis, voltados para melhorar a qualidade de vida da população. Em 2004, a CS viu as questões da poluição que a cidade de Carhuaz estava enfrentando não como um problema insolúvel, mas como uma oportunidade de construir uma indústria, baseada na comunidade, de sistemas eficazes de gestão de resíduos sólidos que gerassem cidades mais limpas e indivíduos saudáveis. Atualmente, mais de cem governos locais implementaram sistemas integrais de gestão de resíduos.       

Objetivos

Os objetivos do projeto são:

• Trabalhar com órgãos públicos para garantir que os serviços de remoção de lixo sejam coordenados e apoiados por funcionários públicos.

• Apoiar iniciativas que combatem o despejo ilegal de lixo.

• Realizar campanhas de educação pública para mudar os hábitos dos indivíduos e das instituições de grande porte.

• Apoiar o estabelecimento e a operação de coleta organizadas pelas comunidades, micro-empresas de reciclagem e eliminação.

• Gerir uma fazenda orgânica de demonstração para treinar agricultores no uso de compostagem de resíduos orgânicos e reciclados.           

Instituições envolvidas

• Ciudad Saludable

• Municipalidad Provincial de Carhuaz

• Consejo Nacional del Ambiente (CONAM)

Fontes                   

http://www.dubaiaward.ae/web/WinnersDetails.aspx?s=34&c=171

http://ciudadsaludable.org/es/proyectos/carhuaz.html

 

37
última modificação: seg, 14/07/2014 - 18:01