Início > Boas Praticas > Projeto Girassol - Aprimorar a qualificação profissional

Projeto Girassol - Aprimorar a qualificação profissional

Esteio

Continente: 
América do Sul
País: 
Brasil
Estado - Província: 
RS
População (Ano): 
83.846 hab.
Ano População: 
2014
O Projeto Girassol é uma ação do Programa Integrado de Inclusão Social (PIIS) e visa oferecer cursos de capacitação e aprimoramento profissional para mulheres, de 25 a 45 anos, residentes na região do Território de Paz Primavera, no Município de Esteio (RS).

Descrição:

O Programa Integrado de Inclusão Social (PIIS) foi pensado e articulado pela Prefeitura Municipal de Esteio e sociedade civil organizada local. Com início em 2004, o programa desenvolve ações através de oficinas socioeducativas, oferecendo cursos profissionalizantes e atendimento psicosocial.

Iniciado em 2012, o Projeto Girassol é um das ações do PIIS e tem como foco a inclusão de mulheres entre 25 e 45 anos de idade. 

O Projeto Girassol disponibiliza diversos cursos e trabalha temas ligados ao universo feminino. Entre os cursos que já aconteceram no decorrer do projeto destacam-se: gestão doméstica, paisagismo, corte e costura industrial, destino adequado dos resíduos sólidos, auxiliar de cozinha, artesanato e educação ambiental.

Além dos cursos e das palestras, o projeto oferece uma brinquedoteca e oficinas socioeducativas para crianças e adolescentes, que, assim, têm onde ficar enquanto as mães fazem o curso.

Aulas práticas, teóricas e reuniões semanais fazem parte dos cursos e, assim, as mulheres da comunidade passam a ter maior autonomia e ampliam suas possibilidades de obtenção de mprego e geração de renda.

Objetivos:

- Promover o desenvolvimento social, cultural e econômico das comunidades que se encontram em situação de vulnerabilidade social no Município de Esteio;

- Oferecer diversos cursos para capacitar mulheres, de 25 a 45 anos, residentes na região do Território de Paz, no Parque Primavera, para que as mesmas adquiram maior autonomia.

Cronograma e Metodologia:

- O Programa Integrado de Inclusão Social (PIIS) teve início em 2004;

- O Projeto Girassol teve início em 2012, com a realização de três cursos (resíduos sólidos,corte e costura industrial e gestão doméstica), formando 37 mulheres;

- O projeto é financiado pela Refap - Refinaria Alberto Pasqualini e executado pela Cooperativa Cooserv e pela Prefeitura de Esteio, que entra com os espaços físicos para a realização das atividades;

- Para os cursos, as alunas recebem um Kit de material didático: bolsa contendo camiseta, apostila, cadernos e canetas.

Resultados:

- Desde 2012, centenas de mulheres tiveram a oportunidade de estudar e, com isso, passaram a ter oportunidade de melhores empregos, reforçaram a autoestima e se incluiram socialmente;

- Em 2014, 76 alunas fizeram os cursos de Gestão Doméstica, Artesanato e Educação Ambiental.

Instituições Envolvidas:

Patrocinado pela Petrobras (Refap - Refinaria Alberto Pasqualini) 

Executado pela Prefeitura Municipal de Esteio, através do Programa Integrado de Inclusão Social (PIIS)

Cooperativa Cooserv

Contatos:

Secretaria Municipal de Educação e Esporte (SMEE)
Rua Alegrete, 455
CEP: 93280-060
Telefone:(51) 3473.0601
[email protected]

Fontes:

Indicadores Cidades Sustentáveis

Prefeitura

PIIS

Projeto Girassol

33
última modificação: sex, 25/09/2015 - 16:01

Comentários