Início > Boas Praticas > Proteção contra enchentes na Suíça

Proteção contra enchentes na Suíça

Suíça

Continente: 
Europa
País: 
Suíça
População (Ano): 
7.952.000 hab.
Ano População: 
2011
Área Total (Ano): 
41.285,00 km²
Para reduzir os danos provocados pelas enchentes no país, a Suíça adotou uma estratégia “integral” de prevenção de cheias, combinando medidas de organização e planejamento urbano a obras de construção civil preventivas e mitigadoras.

Descrição

Para reduzir os danos provocados pelas enchentes no país, a Suíça adotou uma estratégia “integral” de prevenção de cheias, combinando medidas de organização e planejamento urbano, com controle de ocupação do solo e proteção ao meio ambiente, a obras de construção civil preventivas e mitigadoras.

Apesar das enchentes serem impossíveis de se evitar completamente, essa iniciativa colaborou para a redução de impactos negativos provenientes de cheias menos intensas, que passaram a ser mais bem controladas no ambiente urbano. No último ano, apesar das perdas materiais, não houve mortes por causa das enchentes.

Com base na experiência de catástrofes nos anos 1980, o governo suíço reviu sua estratégia e resolveu adotar um sistema de prevenção às cheias de forma integrada. Esse sistema considera uma cadeia de fatores que se relacionam com as enchentes e aponta medidas para redução de prejuízos.

Associadas a medidas de construção e infraestrutura, foram articuladas medidas de planejamento urbano e de organização (como plano de para evacuar atingidos), aprimoramento dos sistemas de avaliação de riscos, de medição e de alerta do nível das águas, bem como planos de emergências municipais, estaduais e nacionais.

Além disso, a Secretaria de Meio Ambiente está mapeando todas as áreas de risco do país, medida indispensável para o aperfeiçoamento do sistema de proteção e uso dos recursos públicos.

São utilizados, no país, dois sistemas de alerta contra catástrofes naturais: um serviço federal e serviços de SMS por agências de meteorologia. Além disso, a ordenação do espaço tem buscado dar espaço suficiente à água, tanto nos rios quanto em áreas de retenção, uma vez que as cheias não são inevitáveis, mas as enchentes decorrentes de áreas de cheias ocupadas por casas e ruas, sim.

O conhecimento acumulado na Suíça tem feito o país ser considerado modelo em proteção contra enchentes, o qual pode ser visto como exemplo para replicação e adaptação em qualquer país. Representantes, inclusive, já têm apresentado o processo e a metodologia no Japão e na China.

Objetivos

Reduzir os danos provocados pelas enchentes no país

Cronograma

• Década de 1980: Ocorrência de catástrofes decorrentes de enchentes

• 2004: Processo de correção do Rio Flaz

• 2007: Nenhuma morte causada por enchentes

Resultados

• Ano de 2007: nenhuma morte causada por enchentes no país

• Dentre as medidas, estão construções de infraestrutura: muros, diques, pontes móveis, corredores de escoamento, bacias de retenção da água, desassoreamento e renaturalização dos rios, proteção das matas ciliares e áreas ribeirinhas

• Elaboração do Mapa de Áreas de Riscos

Fontes

http://www.swissinfo.ch/por/Capa//Nao_ha_protecao_total_contra_enchentes.html?cid=7081150

http://www.swissinfo.ch/por/multimidia/galeria_fotos/Protecao_contra_cheias.html?cid=7084156

http://www.bafu.admin.ch/naturgefahren/01916/01949/index.html?lang=fr

http://www.bafu.admin.ch/naturgefahren/01916/01949/01951/index.html?lang=fr

http://www.vaw.ethz.ch/people/fb/mdetert/projects/data/fb_221_river_monitoring_flaz_river

20
última modificação: sex, 17/05/2013 - 10:12