Início > Boas Praticas > Quatro Pontes aposta na educação para garantir qualidade de vida

Quatro Pontes aposta na educação para garantir qualidade de vida

Quatro Pontes

Continente: 
América do Sul
País: 
Brasil
Estado - Província: 
PR
População (Ano): 
3.803 hab.
Ano População: 
2010
Em Quatro Pontes (PR), 98,9% da população acima de 10 anos de idade está alfabetizada. O município atende 100% das crianças em idade escolar, da educação infantil às séries iniciais do ensino fundamental, e, além disso, 83% dos estudantes estão na série adequada para a sua faixa etária. Com esses índices, o município foi premiado como o melhor em Educação, tanto no critério geral quanto no de municípios de pequeno porte, pelo ranking "As Melhores Cidades do Brasil".

Descrição:

O município de Quatro Pontes, no Paraná, destaca-se em suas políticas de Educação, com indicadores exemplares, como 100% de crianças matriculadas, sendo que a maioria está cursando a série adequada à idade.

Entre as políticas desenvolvidas no município, salientam-se ações de inclusão, de cuidados com a saúde, de projetos pedagógicos e de preparação dos alunos para a vida adulta.

Além disso, a pasta da Educação recebe entre 26% e 27% do orçamento total da cidade. De acordo com a Constituição Federal, estados e municípios devem investir pelo menos 25% de sua arrecadação tributária na área.

Crianças com dificuldade de rendimento são avaliadas e, conforme o caso, frequentam uma classe especial ou de apoio até voltar à sala de aula convencional.

O bem estar das crianças é prioridade. Todas recebem gratuitamente acompanhamento médico, odontológico, nutricional, psicológico e, quando precisam, fonoterapia.

As escolas não são em período integral, mas oferecem programas esportivos e culturais fora do período de aula para as crianças interessadas. Entre o leque de atividades estão grupos de dança folclórica, desenho, formação de cidadania, treinamento de sobrevivência e acampamentos.

As escolas também se dedicam a projetos que incentivam o cooperativismo e a capacidade de empreender. Nesse campo, em parceria com o SEBRAE (Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado do Paraná), destaca-se o projeto "Jovens Empreendedores Primeiros Passos". O projeto tem o propósito de disseminar o espírito da coletividade, do autoconhecimento e do desenvolvimento das habilidades e dos comportamentos empreendedores, bem como ampliar os conhecimentos básicos da matemática, com uma aplicação prática no dia a dia das crianças tornando-os cidadãos muito mais qualificados para os desafios da vida adulta.

Outro motivo do sucesso educacional no município é o cuidadoso preparo dos profissionais dessa área. Os professores da rede municipal passam por constantes capacitações permitindo novas formas de ensinar, tornando a educação sempre mais atrativa e envolvente.

Os pais dos alunos também frequentam as escolas cotidianamente, estabelecendo uma relação de parceria e fortalecendo as decisões.

Em Quatro Pontes o ensino público oferece o mesmo sistema e o mesmo material didático que as escolas particulares. E os professores recebem acima do piso nacional. O resultado são profissionais motivados, infraestrutura adequada e alunos saudáveis e bem alimentados.

Objetivos:

- Promover a gestão do ensino público municipal, assegurando que seja de qualidade, inclusivo e preparatório para o futuro . Com isso, manter as novas gerações na cidade com a possibilidade de emprego e estabilidade financeira;

- Garantir a participação da comunidade escolar, pais e demais segmentos ligados às questões educacionais na formulação de políticas e diretrizes para a educação no Município;

- Oferecer atendimento educacional especializado gratuito aos educandos com necessidades especiais, preferencialmente na rede regular de ensino.

Metodologia:

- Participação constante dos pais nas decisões das políticas educacionais e nas atividades das escolas;

- Cursos periódicos de formação continuada aos professores;

- Programas de inclusão;

- Realizações constantes de reuniões para organização do Programa Saúde na Escola;

- Realizações de parcerias para desenvolver projetos.

Resultados:

- Quatro Pontes é a cidade brasileira com a melhor pontuação em educação no ranking "As Melhores Cidades do Brasil", tanto no critério geral quanto no de municípios de pequeno porte; 

- Formulação participativa do plano Municipal de Educação. Em abril de 2015 foi apresentado em Audiência Pública o documento base desse Plano; 

- 98,9% da população acima de 10 anos de idade está alfabetizada, e o município atende 100% das crianças em idade escolar, da educação infantil às séries iniciais do ensino fundamental. Além disso, 83% dos estudantes estão na série adequada para a sua faixa etária;

- Em 2014, Quatro Pontes foi a vencedora do Prêmio Cidades Sustentáveis, na categoria cidades pequenas;

- Quatro Pontes apresentou aumento no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), subindo nove pontos comparando dados de 2011 com nota 5,1 e, agora, com nota 6,0 considerando alunos de 4º e 5º anos do Ensino Fundamental. Com relação aos alunos de 8º a 9º ano também houve um aumento. Em 2011 a nota foi 4,8 e em 2013 foi 5,1. O Ideb avalia o desempenho dos alunos em provas de Português e Matemática.

Contato:

Secretaria de Educação, Cultura e Esportes 

Nome: Ruth Reis Juwer 

Email: [email protected]
 
Fone/Ramal: (45) 3279-8100 

Fontes:

As melhores cidades

Cidades Sustentáveis

Formação Continuada

IDEB

 

35
última modificação: qua, 09/12/2015 - 14:21