Início > Boas Praticas > Reciclagem de Resíduos e Redução de Emissões

Reciclagem de Resíduos e Redução de Emissões

Sydney

Continente: 
Oceania
País: 
Austrália
População (Ano): 
4.280.000 hab.
Ano População: 
2009
O programa Recursos Urbanos- Redução, Reutilização e Reciclagem é um tratamento mecânico e biológico que processa resíduos sólidos por meio de triagem e processos biológicos de compostagem. O processo separa e limpa a parte orgânica dos resíduos domésticos, produz energia renovável e devolve carbono ao solo.

Descrição

A parceria público-privada entre a empresa australiana Global Renewables e o governo municipal de Sydney é um modelo bem sucedido de reciclagem, poupando 210 mil toneladas de emissões de CO2 por ano.

O programa Recursos Urbanos - Redução, Reutilização e Reciclagem é um tratamento mecânico e biológico que processa resíduos sólidos por meio de triagem e processos biológicos de compostagem.

O processo separa e limpa a parte orgânica dos resíduos domésticos, produz energia renovável e devolve carbono ao solo. O programa também se diferencia de outros processos que usam tratamento mecânico e biológico de resíduos de processo, já que a incineração não é necessária. Evita também o despejo de mais de 70% de recursos dos resíduos nos aterros sanitários.

A infraestrutura de reciclagem pode ser implementada em qualquer área urbana onde cerca de 150 mil toneladas/ano de resíduos urbanos possam ser recolhidos e entregues regularmente (semanal ou quinzenalmente).

A instalação é projetada para ser autossuficiente em energia, com saldo zero de água (dependendo da composição dos resíduos) e com odor e ruído que a tornam adequada a ser localizada em zona industrial próxima de áreas residenciais, facilitando o transporte. O impacto ambiental e social é mínimo, facilitando a aprovação do seu planejamento.           

Objetivos

• Captar e reciclar mais eficientemente resíduos domésticos

• Gerar biogás suficiente para criar energia verde, exportada para a rede local

• Recuperar água, geralmente o necessário para ser autossuficiente neste quesito

• Reduzir a necessidade extrair matéria-prima, substituindo-a por descartados no aterro sanitário

• Reduzir as emissões de gases de efeito estufa

• Produzir material orgânico limpo reciclado para solos agrícolas, fechando o ciclo de carbono.   

Cronograma

• 2004: Início do projeto

• 2010: A usina estará totalmente completa.                   

Resultados

• O resultado é um processo de gestão de resíduos totalmente integrado com a capacidade de recuperar a maior quantidade possível de materiais recicláveis, de compostagem, de energia elétrica e Unidades de Redução de Emissões ("créditos de carbono").

• A fábrica em Sydney produz cerca de 40.000 toneladas de fertilizantes ao ano, vendidos por cerca de US$20 a tonelada. O sistema captura cerca de 70% dos resíduos domésticos, reduzindo em 210.000 toneladas as emissões de CO2 da cidade e empregando cerca de 100 pessoas.

• Quando totalmente construida, a usina captará 75% do lixo doméstico e ao longo de sua vida útil evitará a emissão de 4 milhões de toneladas de gases causadores do efeito estufa.       

Instituições envolvidas

• Prefeitura de Sidney

• Global Renewables                   

Fontes

http://www.c40cities.org/c40cities/sydney/city_case_studies/sydney-waste...

http://www.globalrenewables.com.au/

37
última modificação: sex, 26/04/2013 - 10:48