Início > Boas Praticas > Segurança Pública - Medidas de Transformação

Segurança Pública - Medidas de Transformação

Diadema

Continente: 
América do Sul
País: 
Brasil
Estado - Província: 
SP
População (Ano): 
390.000 hab.
Ano População: 
2007
O Plano Municipal de Segurança, desenvolvido em 2001, com a participação da população por meio de audiências públicas, tem o objetivo de reduzir os índices de criminalidade com políticas de inclusão social que promovam a prevenção e a melhoria da qualidade de vida, e de contribuir para a cultura da paz.

Descrição

O Plano Municipal de Segurança, desenvolvido em 2001, com a participação da população de Diadema por meio de audiências públicas, tem o objetivo de reduzir os índices de criminalidade, especialmente homicídios, com políticas de inclusão social que promovam a prevenção e a melhoria da qualidade de vida, e de contribuir para a cultura da paz.

Em 1999, Diadema foi considerada a cidade mais violenta do país. O Plano buscou estabelecer 15 compromissos pontuais (atualmente são 17 compromissos), que buscassem alterar o cenário da criminalidade e de seus fatores potencializadores, da gestão da segurança pública municipal, e da urbanização como ferramenta para o planejamento territorial em prol da segurança. Cada compromisso foi subdividido em desafios intrínsecos e possíveis ações para suas respectivas resoluções. O estabelecimento dessas ações direcionou a atuação do poder público em relação à segurança.

Após a implantação do Plano, houve importantes reduções: de 60% na taxa de homicídios, particularmente no grupo etário mais jovem, de 55% na violência de gênero, de 80% no tratamento de emergências médicas; de 30% em acidentes de trânsito; e de 55% dos incidentes de violência doméstica.

A queda da criminalidade, principalmente em homicídios, é resultado da continuidade das políticas públicas, com trabalho integrado de diferentes instituições públicas e criação de programas de inclusão social para conter a violência. Entre os principais programas estão: Adolescente Aprendiz (para jovens de 14 e 15 anos moradores de áreas de Vulnerabilidade Social), Mediação de Conflitos, campanhas de Desarmamento Infantil (brinquedos) e Real, Central de Videomonitoramento, criação do Conselho de Segurança Municipal e do Gabinete de Gestão Integrada (GGI), e Mulheres da Paz (moradoras atuando em suas comunidades).

Objetivos

• Reduzir os índices de criminalidade, especialmente homicídios, através de políticas de inclusão social que promovam a prevenção e melhoria da qualidade de vida e contribuir para uma nova cultura entre a população: a cultura da paz.                   

Cronograma

• 2001: Criação do Plano Municipal de Segurança, do Secretariado de Defesa Social, do Projeto Adolescente Aprendiz e do Conselho de Segurança Municipal

• 2002: Implementação da Lei do Fechamento de Bares

• 2004: Acesso ao Sistema de Informação Criminal do Estado (Infocrim)

• 2005: Lançamento do 2º Plano Municipal de Segurança

• 2011: Lançamento do 3º Plano Municipal de Segurança                   

Resultados

• Redução de 60% na taxa de homicídios

• Redução de 30% nos acidentes de trânsito

• Redução de 55% nos incidentes de violência de gênero

• As mulheres vítimas da violência passaram a denunciar sua situação e participar em programas de gênero. Isto criou condições para criar uma nova norma na igualdade entre homens e mulheres.

• O Programa Adolescente Aprendiz é uma ferramenta importante para o Plano, dado que, até 2005, reduziu os assassinatos de jovens entre 16 e 20 anos em 85,7% e também o número de adolescentes que eram enviados a detenção juvenil em 44%.

• A participação da polícia estatal nos planos municipais de segurança melhorou a imagem destas instituições, passando a ocupar o segundo posto de confiança por parte da população

• Reconhecimento nacional de Diadema como modelo de segurança, o que induziu a replicação do sistema para outras cidades brasileiras

• Recuperação da imagem da cidade e da auto-estima da população (89,9% dos residentes declararam não querer sair da cidade em 2005)                           

Instituições envolvidas

• Prefeitura de Diadema

• Associação Nacional para a Prevenção do Uso e Abuso de Álcool e de Drogas

• Instituto Latinoamericano pela Prevenção de Violência e Crime

• Instituto Pacífico de Pesquisa e Avaliação (PIRE)                   

Fontes

http://habitat.aq.upm.es/dubai/06/bp1310.html

http://www.carceraria.org.br/fotos/fotos/admin/Sistema%20Penal/Seguranca_Publica/Diadema_Plano_Seguranca_Publica.pdf

http://www.soudapaz.org/Portals/0/Downloads/1plano_municipal_diadema.pdf

http://www.diadema.sp.gov.br/cidadao/programas-e-projetos/1-noticias/3016-diadema-esta-entre-as-100-melhores-cidades-brasileiras-para-fazer-carreira-profissional.html

http://www.soudapaz.org/acontece/noticia.aspx?n=617       

33
última modificação: ter, 23/04/2013 - 11:03