Início > Boas Praticas > Smart City La Coruña

Smart City La Coruña

La Coruña

Continente: 
Europa
País: 
Espanha
População (Ano): 
244.388 hab.
Ano População: 
2007
O Plano de Smart City – A Coruña do Futuro 2014- 2020 – apresenta uma plataforma tecnológica com dados abertos. Todos os cidadãos, empresas e setor público podem estar conectados e, com isso, conquistar uma cidade mais participativa, eficiente e sustentável. O resultado é melhor qualidade de vida para os moradores da cidade.

Descrição:

O conceito Smart City está relacionado com o desenvolvimento de um novo modelo para gerir e viver a cidade. Através de uma plataforma tecnológica com dados abertos, todos os cidadãos, empresas e setor público podem estar conectados e com isso, conquistarem uma cidade mais participativa, eficiente e sustentável, o que resulta em uma melhor qualidade de vida a todos.  

La Coruña apostou nessa tecnologia como uma nova forma de gerir e habitar a cidade, o que favorece aos gestores melhores tomadas de decisões, pois estarão mais informados, aos cidadãos que terão maior participação e compartilhamento de conhecimento e as empresas que terão maior capacidade de promover o desenvolvimento na cidade.

O projeto de La Coruña é baseado em informações da própria população. Através de reuniões realizadas em toda a cidade, relatórios foram elaborados descrevendo os anseios dos cidadãos. Essa metodologia possibilitou determinar os serviços mais adequados aos seus habitantes.

A Agenda Digital La Coruña é parte do Plano Estratégico de desenvolvimento da cidade, denominado “La Coruña Futura: 2012-2020”. Essa disponibilidade tecnológica visa cinco objetivos estratégicos: 

- Desenvolver uma administração inteligente e inclusiva através da modernização e transparência para que possa oferecer mais e melhores serviços;

- Fazer de La Coruña uma cidade sustentável, com mais áreas verdes, com uso eficaz dos recursos, com melhor conhecimento do território e otimização do funcionamento dos serviços urbanos;

- Melhorar a qualidade de vida dos cidadãos, fazendo de La Coruña uma das melhores cidades para se viver, trabalhar, divertir e aprender. Com conforto e segurança, de forma que os cidadãos participem da construção e manutenção da cidade.

- Investir em um modelo produtivo local para que ocorra um crescimento econômico sustentável, inteligente e inclusivo. Favorecer o desenvolvimento do setor tecnológico e inovador e apoiar setores econômicos da nova economia digital.

- Implantar infraestrutura e serviços tecnológicos orientados para o desenvolvimento de uma administração e uma cidade inteligente, sustentável e inclusiva.

O projeto oferece uma plataforma digital aberta que disponibiliza informações sobre trafego em tempo real, iluminação e energia, atividades culturais, rede de água, gastos públicos, poluição sonora e um aplicativo que disponibiliza informações turísticas. 

A agenda Digital La Coruña não será um instrumento rígido. Ao contrário, pretende se adaptar em cada momento ao contexto territorial, organizativo e sócio econômico da cidade.

Essa transformação é o resultado de um processo multidisciplinar realizado com a consulta de peritos, a criação de grupos de trabalho e debate e participação cidadã.

Objetivos:

Fazer de La Coruña uma cidade líder no bem-estar e qualidade de vida, através da intensa e inteligente utilização das novas tecnologias. Uma cidade com mais e melhores oportunidades para o desenvolvimento econômico tendo a sustentabilidade como pilar.

Cronograma e Metodologia:

O Projeto Agenda Digital Coruña, começou a ser elaborado em 2011.

Dividido em três fases: 

Fase 1: 2012-2014 - Diagnóstico da situação atual e definição do roteiro para construção de uma base sólida, estruturada e organizada. Trata-se de uma análise das ações, atividades e programas em cada área, o que permite a obtenção de uma visão clara e realista da situação atual. 

Fase 2: 2015-2017 - Marco estratégico de referência e marco estratégico adequado, consolidação e desenvolvimento integrado. Nesse período, haverá uma organização com um nível mais elevado e habilitado por novas tecnologias. Consolidação dos centros operacionais integrados do desenvolvimento da cidade e plataformas setoriais. 

Fase 3: 2018 - 2020 Expansão e Transformação. Detalhamento das linhas estratégicas para o plano de ação. Esse período deverá ser caracterizado por um grau mais elevado de modelos de desenvolvimento e centros operacionais integrados específicos em diferentes áreas da cidade. Também vai contar com uma oferta de serviços digitais eficientes e demanda orientada para a qualidade de cidadãos e empresas.

As grandes áreas para desenvolvimento de tecnologias e avanço do Plano Coruña Futura são: Governo, Planejamento territorial, Economia, Meio Ambiente e Vida Inteligente.

A sua implementação é o culminar de todo um conjunto de iniciativas e ações que a cidade esta implementando ao longo dos últimos anos. 

Resultados:

- Elaboração de um Planejamento Estratégico, participativo, intersetorial e com levantamento de indicadores.

Os aplicativos e serviços que já estão operando são:

- O portal Coruña Smart City, apresenta aos cidadãos várias informações sobre a dinâmica da cidade em tempo real. O portal oferece um design inovador onde o usuário pode obter dados georreferenciados. Por exemplo, podem-se encontrar informações sobre as estações mais próximas de gás, preços dos combustíveis, dados do reservatório de água, o tráfego ou obras na cidade. 

- Aplicativo Móvel com toda a agenda cultural e de entretenimento da cidade. Esta é a primeira versão do aplicativo, que irá incorporar mais serviços nas próximas semanas. O aplicativo permite que você procure por tipo de evento, data ou local. Uma de suas vantagens é que é uma ferramenta intuitiva que aprende os gostos e preferências dos usuários para exibir na tela inicial. 

- Aplicativo Móvel para visitas guiadas com realidade aumentada. Disponível para todos, inclusive turistas. 

- O Portal de Dados Abertos, com informações e livre acesso de uso para todos os cidadãos, com mais de 130 fontes de diferentes tipos de dados, incluindo referências geográficas, demográficas, urbanas e sociológicas da cidade, tais como dados sobre a população ou o plano geral. 

- Portal Prefeitura eletrônica, acesso através do site sede.coruna.gob.es, é parte do e-Governance piloto. O banco começa com 12 procedimentos, que serão expandidos nas próximas semanas para mais de 60.  Através desse portal o cidadão pode solicitar e realizar diversos serviços relacionados à prefeitura. 

Instituições Envolvidas:

Câmara Municipal

Fontes:

Coruña Smart City

Conselho La Coruña

18
última modificação: sex, 15/01/2016 - 16:26

Comentários