Início > Boas Praticas > Um oasis sustentável no meio do deserto

Um oasis sustentável no meio do deserto

Masdar

Continente: 
Ásia
País: 
Emirados Árabes Unidos
População (Ano): 
120 hab.
Ano População: 
2013
Área Total (Ano): 
6,00 km²
Ano Área Total: 
2013
Masdar City, a primeira cidade do mundo com emissão zero de carbono, incorporando a sustentabilidade em todos os aspectos da sua concepção e planejamento. Sua conclusão está prevista para 2025.

Descrição

Em 2006 começou a ser construída Masdar City, a primeira cidade do mundo com emissão zero de carbono, incorporando a sustentabilidade em todos os aspectos da sua concepção e planejamento.

O sistema de transporte tem zero de emissões de CO2 e opera por meio dos PRTs (Personal Rapid Transit) e carros elétricos. Não existirá transporte privado e toda a documentação da cidade será digital, entre outras iniciativas que levam em conta o meio ambiente, sociedade e economia.   

A iniciativa vai abrigar 40 mil habitantes e 1,5 mil empresas de tecnologia limpa, além do já operante Masdar Institute of Science and Technology, uma universidade com foco em pesquisa e inovação, desenvolvida em cooperação com o Massachusetts Institute of Technology (MIT) e o Imperial College.       

Também será instalada, na região, a sede da Agência Internacional de Energias Renováveis (IRENA) que hoje funciona em Abu Dhabi. O Emirado planeja suprir 7% de suas necessidades energéticas com fontes renováveis em apenas uma década. A obra é orçada em torno de 20 bilhões de dólares.

Com relação ao consumo de água, a cidade possui chuveiros de baixo fluxo, tarifa sobre a água, medidores inteligentes e a água tratada que é desperdiçada é reciclada para irrigação de plantas.

Sua área total é de 6 km2 e sua conclusão está prevista para 2025 .

Objetivos

A principal meta da cidade é tornar-se um pólo de pesquisa em tecnologias limpas tornando-se um dos líderes na área. O próprio local será um laboratório onde serão aplicados os princípios de sustentabilidade que nortearão sua existência.

Toda a matriz energética da cidade será renovável e a pegada de carbono da cidade será a menor possível, tanto durante sua construção quanto pelo resto de sua existência.

Para atingir objetivos tão ambiciosos, buscou-se inspiração, por exemplo, na arquitetura árabe para refrigerar os edifícios e as ruas.                

Cronograma

• 2006: O escritório Foster & Partners inicia o projeto junto com a Mubadala Development Company (empresa estatal de Abu Dhabi.)

• setembro/2009: conclusão da primeira fase das obras e inauguração do Masdar Institute of Science and Technology e admissão da primeira turma de estudantes; inauguração da Fazenda Solar.

• 2013: término da segunda fase da construção do Masdar Institute of Science and Technology

Resultados

• O campus do Masdar Institute of Science and Technology foi concluído e os edifícios consomem (dados de 2012):

- 55% menos na demanda por refrigeração;

- 54% a menos em água potável;

- 51% menos eletricidade.

• A maior parte da cidade ainda tem sua infraestrutura sendo construída e, a partir daí, investidores externos iniciarão a construção de escritórios, residências e zonas mistas.   

• A Fazenda Solar, que funciona desde 2009, já produz 10 MW de energia fotovoltaica e é a principal fonte de energia da cidade

• Materiais especiais são usados ​​para aproveitar o sol do deserto, de modo a minimizar o ganho de calor e maximizar brisas frescas. As temperaturas na cidade são significativamente mais baixas do que em Abu Dhabi, onde asfalto e concreto tradicionais absorvem e retêm o calor do sol

• Atualmente, 120 alunos do Masdar Institute vivem no campus, enquanto desenvolvem e testam uma variedade de tecnologias para tornar uma vida sustentável possível (dados de 2013)

Instituições envolvidas               

• Governo de Abu Dhabi

• Foster & Partners

• Mubadala Development Company       

Contatos

Masdar City

E-mail: [email protected]

Tel: +971 2 653 3333   

Fontes                   

http://sustainablecities.dk/en/city-projects/cases/masdar-natural-cooling-of-a-modern-desert-city

http://www.masdarcity.ae/en/27/what-is-masdar-city-/

http://www.technologyreview.com/energy/22121/?a=f

http://cleantech.com/news/5505/masdar-city-pictures

http://www.youtube.com/watch?v=4VFe8vsdpq4

http://breakingenergy.com/2013/03/20/masdar-city-new-urban-energy-future-and-climate-change-solution/

http://www.dw.de/masdar-eco-city-rebounds-after-setbacks/a-16664316

 

20
última modificação: seg, 12/06/2017 - 18:01