Início > Institucional > Realizadores

Realizadores

O Programa Cidades Sustentáveis é uma realização conjunta da Rede Nossa São Paulo, da Rede Social Brasileira por Cidades Justas e Sustentáveis e do Instituto Ethos.

A Rede Nossa São Paulo tem como missão mobilizar diversos segmentos da sociedade para, em parceria com instituições públicas e privadas, construir e se comprometer com uma agenda e um conjunto de metas, e articular ações visando a uma cidade de São Paulo justa e sustentável. Apartidária e inter-religiosa, é apoiada por cerca de 700 organizações e milhares de cidadãos interessados em participar do processo de construção de uma São Paulo com melhor qualidade de vida. Para isso, seleciona e organiza os principais indicadores de qualidade de vida para a região de cada subprefeitura e distrito. Mantém um banco de dados sobre iniciativas exemplares de sustentabilidade urbana. E realiza ações e campanhas visando à revalorização do espaço público, à melhoria da autoestima e ao sentimento de pertencimento à cidade.

 

A Rede Nossa São Paulo conta com a participação de Grupos de Trabalho temáticos. Os GTs são constituídos por representantes de entidades e cidadãos e cumprem uma agenda decidida coletivamente no Movimento. Os grupos têm autonomia para planejar as ações sob a perspectiva de cada área temática.

O Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social é uma organização sem fins lucrativos com a missão de mobilizar, sensibilizar e ajudar as empresas a gerir seus negócios de forma socialmente responsável, tornando-as parceiras na construção de uma sociedade sustentável e justa. Conta hoje com aproximadamente 1.500 empresas associadas que, juntas, detêm um faturamento anual correspondente a cerca de 35% do PIB brasileiro e empregam em torno de 2 milhões de pessoas.

Criado em 1998 por um grupo de empresários e executivos da iniciativa privada, o Instituto Ethos é um polo de organização de conhecimento, troca de experiências e desenvolvimento de ferramentas que auxiliam as empresas a analisar suas práticas de gestão e aprofundar seu compromisso com a responsabilidade social e com o desenvolvimento sustentável.

O objetivo da Rede Social Brasileira por Cidades Justas e Sustentáveis é a troca de informações e conhecimentos entre os integrantes para promover o aprendizado mútuo, o apoio e o fortalecimento de cada experiência local.

 

A missão definida na carta de princípios é “comprometer a sociedade e sucessivos governos com comportamentos éticos e com o desenvolvimento justo e sustentável de suas cidades”. A rede não tem dirigentes, mas apenas encarregados escolhidos de comum acordo para realizar determinadas atividades e articular a tomada de decisões, sempre em consenso.