Início > Noticias > Entenda como a tecnologia pode auxiliar na transparência da gestão

Entenda como a tecnologia pode auxiliar na transparência da gestão

Transparência na execução orçamentária, gestão contratual e processos licitatórios.

Por Luana Copini, da Rede Nossa São Paulo

A Lei de Acesso à Informação e a Lei da Transparência são, dentre outros fins, mecanismos de controle e combate à corrupção, que devem ser executados pelos municípios brasileiros. Diversas ferramentas podem auxiliar a implementação destes dispositivos de maneira prática e objetiva, dentre eles destaca-se o Gastos Abertos.

O Gastos Abertos acompanha as transações financeiras de empresas e governos e as apresentam de forma prática e interessante, de modo que um estudante escolar até um profissional de dados compreenda o resultado.

Os dados são peças fundamentais para que a participação e a transparência sejam efetivas, assim como é necessário também ferramentas para explorar estas informações de uma maneira que possam gerar impacto.

Thiago Rondon, coordenador do projeto Gastos Abertos, aponta a importância da tecnologia e de ferramentas que expõem transparência na execução orçamentária, na gestão contratual e nos processos licitatórios.

Entretanto, parafraseando um relatório publicado pelo Banco Mundial, Rondon destaca que a tecnologia está criando uma discrepância maior com relação a desigualdade. Existem ferramentas que fazem com que os dados públicos sejam acessíveis, porém não temos, no Brasil, a garantia do acesso, de qualidade, à todos.

O projeto é mais uma ferramenta de auxílio aos gestores públicos que tem o intuito de abrir os dados das prefeituras e de orientar os líderes municipais sobre como as prefeituras devem manter e fornecer esses dados e, também, sobre as utilizações dos dados em si e como eles podem gerar impacto direto através de visualizações.

Gastos Abertos

O projeto Gastos Abertos tem como objetivo conectar o cidadão com o dinheiro e o orçamento público através de participação, acompanhamento e transparência da execução orçamentária, gestão contratual e processos licitatórios. A iniciativa oferece um passo a passo para aqueles cidadãos que desejam se tornar líderes locais, disponibilizando conhecimento e ferramentas, para que possam atuar de maneira efetiva no controle e monitoramento dos gastos públicos. Além disso, o Gastos Abertos conta com um time mentores que auxiliam estes líderes locais. Trata-se de um projeto idealizado pela Open Knowledge Brasil, desenvolvido em parceria com o AppCivico.