Início > Noticias > Gestão de Gean Loureiro ainda não apresentou Plano de Metas do mandato 2017-2020

Gestão de Gean Loureiro ainda não apresentou Plano de Metas do mandato 2017-2020

Lei Orgânica do Município de Florianópolis determina que documento seja apresentado até 180 dias após a posse

FÁBIO BISPO - NOTÍCIAS DO DIA 

Seis meses após assumir a Prefeitura de Florianópolis, a administração do prefeito Gean Loureiro (PMDB) ainda não apresentou à população o Plano de Metas para os quatro anos da gestão 2017-2020. Segundo o artigo 64-A da Lei Orgânica do município, o prefeito eleito tem até 180 dias após a posse para apresentar o plano, no qual deve conter as prioridades, ações estratégicas, indicadores e metas quantitativos e qualitativos para cada um dos setores da administração, incluindo os distritos da cidade. O relatório do cumprimento das metas deverá ser apresentado ao final de fevereiro de cada ano. A exigência de um plano para os quatrops anos de gestão foi aprovada pela Câmara de Florianópolis no início de 2013. No entanto, desde o ano passado que o relatório anual não é divulgado.

A administração atual diz que deve apresentar o documento em breve e que ele conter, sem suma, as mesmas ações divulgadas durante a campanha. O atraso se deu por conta de imprevistos no início do mandato, como greves e as negociações para aprovação do pacote de medidas encaminhado à Câmara ainda em janeiro, diz a administração. 

A apresentação dos resultados do Plano de Metas 2013- 2016, com 71 metas, resultou em conquistas como a criação do Conselho Tutelar no Sul da Ilha (Meta da Assistência Social), expansão da Saúde da Família para 95% (Meta da Saúde), matrículas em 20 creches no verão (Meta da Educação) e instalação de novas centrais de atendimento ao turista (Meta de Turismo), entre outras.

O Plano de Metas é desenvolvido em cidades brasileiras e latino-americanas que integram a Rede Latinoamericana por Cidades e Territórios Justos, Democráticos e Sustentáveis. São Paulo, Rio de Janeiro, Betim, Ilhabela e Córdoba, por exemplo, mantêm legislações semelhantes para o planejamento estratégico das gestões.

Matéria publicada no portal Notícias do Dia.