Início > Noticias > Jaime Lerner: "Brasileiro fica encantado com cidades europeias, mas não reproduz soluções aqui"

Jaime Lerner: "Brasileiro fica encantado com cidades europeias, mas não reproduz soluções aqui"

Por Romullo Baratto, do portal Arch Daily 

O urbanista Jaime Lerner, conhecido pelas soluções que levaram Curitiba a ser considerada "cidade modelo" na década de 1990, defende uma revisão da concepção de cidade pelo poder público e pelos brasileiros que vivem em áreas urbanas. Em entrevista à BBC Brasil, o arquiteto diz que o encantamento dos brasileiros com cidades no exterior se dá por soluções que nem sempre são bem-vindas quando aplicadas no Brasil, como a ênfase no transporte público e na bicicleta como meio de transporte e a convivência de populações de diferentes perfis socioeconômicos nos mesmos bairros.

"Ele [o brasileiro] fica encantado, mas não reproduz as soluções aqui. Quando chega de volta ao Brasil, volta a querer separar, dar prioridade ao automóvel, volta a se entregar a soluções que não vão fundo no problema", afirma o ex-prefeito de Curitiba (1971-1974, 1979-1983 e 1989-1992) e ex-governador do Paraná (1995-2002).

Lerner defende ações rápidas e pontuais para resolver os problemas das cidades - classificadas por ele como "acupuntura urbana" - e que demandam, diz ele. coragem e iniciativa das autoridades.

Leia a entrevista completa aqui.

Matéria publicada no portal Arch Daily.