Início > Noticias > Municípios participaram de Curso de Gestão Pública Sustentável em Santa Helena

Municípios participaram de Curso de Gestão Pública Sustentável em Santa Helena

Aconteceu em Santa Helena nos dias 27 e 28 de março, o Curso de Gestão Pública Sustentável na sede do Conselho dos Municípios Lindeiros ao Lago de Itaipu e também na sala de informática da Escola Municipal Marechal Deodoro da Fonseca em Santa Helena.

Foram dois dias de trabalho que teve como objetivo apresentar as bases do programa Cidades Sustentáveis e mapeamento estratégico dos municípios, além de fundamentos da Governança e gestão local tendo como eixos transparência e acesso a informação e instrumento de governança participativa.

O programa oferece uma plataforma que funciona como uma agenda para a sustentabilidade, incorporando de maneira integrada as dimensões social, ambiental, econômica, política e cultural e abordando as diferentes áreas da gestão pública em 12 eixos temáticos.

A cada um deles estão associados indicadores, casos exemplares e referências nacionais e internacionais de excelência.

Essa é uma oportunidade de criar um novo padrão de relação dos cidadãos com a política, os candidatos assumindo compromissos concretos e os cidadãos acompanhando os resultados desses compromissos.

O coordenador executivo do Programa Cidades Sustentáveis, Mauricio Broimizi Pereira, explica o que foi trabalhado no município envolvendo representante de todas as cidades que aderiram ao programa. “Essa etapa é uma capacitação de construção de indicadores, utilização de softwares e para o planejamento estruturado nos 12 eixos do programa. Ouvimos depoimentos de vários representantes de municípios da região. O programa pede que as prefeituras organizem seus indicadores e um plano de meta até o final na gestão e trabalhem com conceito de sustentabilidade para todas as áreas. A idéia é consolidar as políticas públicas”, informa o responsável.

Também foi trabalhado sugestões para que os municípios se conheçam, o caminho a seguir, quais são suas diretrizes básicas de desenho urbano, de planejamento, de investimentos, de novas políticas inovadoras, que trabalhe no centro das ações, a sustentabilidade. A idéia é oferecer qualidade de vida para todos e que se preservem os recursos naturais, além de oferecer oportunidades econômicas criativas e desenvolvimento econômico.

Segundo o responsável, a região tem algumas ações em andamento através do programa Cultivando Água Boa o que facilita a aplicação de políticas inovadoras. “Aqui já existe um conjunto de políticas inovadoras e existe uma ação articulada e coordenada entre os municípios Lindeiros acostumados a trabalhar juntos, por isso, tem a oportunidade de avançar ainda mais”, ressalta.

O próximo passo é fazer com que os municípios alimentem no site seus indicadores para que possam concorrer a prêmios, aqueles que se destacarem, premiando municípios pequenos, médios e grandes.  Além de incorporar os indicadores para seus planos de metas. “Santa Helena já tem um grande trabalho de planejamento, gestão integrada, de avanço o que servirá de exemplo para os demais municípios. É um avanço grande pela dimensão do município que é possível ter boas ações de planejamento de gestão e articulação regional integrada”, avalia o coordenador. 

Matéria originalmente publicada no portal da Prefeitura Municipal de Santa Helena