Início > Noticias > Organizações e cidadãos são convidados a assinar o Manifesto em Defesa da Vida

Organizações e cidadãos são convidados a assinar o Manifesto em Defesa da Vida

Iniciado pela Rede Nossa São Paulo, documento, que defende a redução das mortes causadas pelos acidentes de trânsito e pela poluição do ar, será entregue ao prefeito eleito da capital paulista. Mais de 60 organizações e centenas de pessoas físicas assinaram o Manifesto. Assine também!

Por Airton Goes, da Rede Nossa São Paulo

As organizações da sociedade civil e os cidadãos que concordam com a necessidade de reduzir o número de mortes causadas pelos acidentes de trânsito e pela poluição do ar em São Paulo são convidados a assinar o Manifesto em Defesa da Vida – Não corra, não mate, não morra!

Elaborado inicialmente pela Rede Nossa São Paulo, o documento, que está aberto para receber novas adesões, será entregue ao prefeito eleito da capital paulista.

O Manifesto em Defesa da Vida apoia a diminuição da velocidade nas ruas de São Paulo, a implantação de ciclovias e a valorização do pedestre e do transporte público. Assim como também apoia e cobra o controle sobre as emissões veiculares.

Em sua parte final, o documento defende que o prefeito eleito mantenha e prossiga com todos os avanços conquistados em mobilidade urbana. 

“Nenhum aumento de velocidade em nossas ruas, avenidas e marginais! Queremos mais ruas e avenidas com tráfego calmo, corredores de ônibus, ciclovias e calçadas decentes. E muito menos poluição! Queremos uma cidade que defenda a vida, muito mais humana, justa, democrática e sustentável!”, conclui o manifesto. 

Clique aqui para assinar o Manifesto em Defesa da Vida.

Leia abaixo o documento na íntegra:

NÃO CORRA, NÃO MATE, NÃO MORRA!
MANIFESTO EM DEFESA DA VIDA

Em maio de 2011, a Organização das Nações Unidas lançou a Década de Ação pela Segurança no Trânsito/2011-2020. O objetivo é mobilizar todos os Estados-membros e diversos segmentos sociais para reduzir significativamente os acidentes de trânsito, que chegam a matar 1 milhão e 300 mil pessoas ao ano e deixam mais de 20 milhões de feridos e deficientes físicos - dados referentes aos 147 países que mantêm indicadores contabilizados e suas estatísticas atualizadas.

Os números são impressionantes e colocam os acidentes de trânsito como a nona causa das mortes em todo o mundo. O Brasil excede as médias mundiais, ocupando a terceira pior colocação no continente americano, com taxas melhores apenas do que Belize e República Dominicana. No território brasileiro ocorrem cerca de 50 mil mortes no trânsito e o DataSus tem contabilizado mais de 200 mil atendimentos de feridos graves a cada ano. Um em cada cinco atletas paraolímpicos brasileiros são vítimas do trânsito.

Em grande parte da Europa, onde a legislação é mais rígida e a velocidade nas vias urbanas tem limite de até 50 km/hora (velocidade de segurança, segundo a Organização Mundial da Saúde), as mortes no trânsito são de 4 para cada 100 mil habitantes. Na última década, por exemplo, Portugal e Espanha implementaram programas de diminuição de velocidade e os acidentes fatais diminuíram em 70%. No Brasil, o índice de mortes no trânsito é de 23 para cada 100 mil habitantes, quase 6 vezes maior do que o europeu.

A Prefeitura de São Paulo criou, em 2013, o Programa de Proteção à Vida. O objetivo é diminuir o número de acidentes e atropelamentos no trânsito para alcançar a marca de 6 mortes para cada 100 mil habitantes - meta máxima da Década de Ação pela Segurança no Trânsito da ONU. Neste sentido, em julho de 2015, a Prefeitura implantou a redução de velocidade em diversas ruas e avenidas da cidade e nas marginais Tietê e Pinheiros. O resultado imediato foi uma queda de 20,6% das mortes no trânsito em toda a cidade e de 32,8% nas duas marginais. Com isso, em dezembro do ano passado, o índice de mortes no trânsito na capital paulista foi de 8,26 por 100 mil habilitantes, uma queda na série histórica. No final de 2014, a proporção era de 10,47. Enquanto nos 12 meses de 2014 foram registrados 1.249 óbitos, no mesmo período de 2015 ocorreram 992 casos. 

As medidas também impactaram positivamente no total de pessoas feridas no trânsito da capital paulista: a queda foi de 15% em 2015 na comparação com 2014. Segundo a CET, entre janeiro e dezembro de 2014, 27.369 pessoas sofreram lesões nas vias da cidade. Já no mesmo período de 2015, foram 23.268 mil vítimas – menos 4.101 pessoas feridas.

Em quase todos os países desenvolvidos houve uma mudança cultural significativa na direção da valorização da qualidade de vida nos municípios. Os espaços urbanos têm sido redimensionados, cada vez mais, para promover cidades voltadas ao bem-estar coletivo, com a promoção do transporte público, de ciclovias, de ruas para pedestres, da acessibilidade e da mobilidade segura e menos poluente.

O Brasil, ainda que em poucas cidades, vem caminhando no mesmo sentido. Inúmeras organizações da sociedade civil surgiram para a promoção da qualidade de vida urbana, construindo agendas que, recentemente, conquistaram políticas públicas que significam não só mudanças efetivas nos espaços públicos e nos sistemas viários. Tais diretrizes também implicam mudanças de valores, de costumes e de ética, enfim, transformações culturais que constroem cidades mais humanas e mais justas.

Neste sentido, dezenas de organizações da sociedade civil apoiam a diminuição da velocidade nas ruas de São Paulo, a implantação de ciclovias e a valorização do pedestre e do transporte público. Assim como também apoiam e cobram o controle sobre as emissões veiculares que, segundo a Resolução Conama 418/2009, é obrigatório nos Estados e municípios com frota acima de 3 milhões de carros. A poluição do ar em São Paulo, segundo a Organização Mundial da Saúde, é duas vezes superior ao limite recomendado, causando doenças respiratórias e cardiovasculares. Segundo o professor Paulo Saldiva, a expectativa de vida na cidade é reduzida em um ano e meio devido à poluição, podendo matar até 4 mil pessoas ao ano.

Assim, é urgente que os municípios das regiões metropolitanas e o governo do Estado de São Paulo cumpram a Resolução Conama e estabeleçam rigoroso controle sobre as emissões veiculares, exigindo também da indústria automobilística maior eficiência tecnológica e a introdução de veículos e combustíveis menos poluentes. Grande parte das emissões de gases que causam o aquecimento global tem origem veicular.

Finalmente, no momento em que se realizam as eleições municipais, o que esperamos dos candidatos que concorrem à Prefeitura de São Paulo é uma clara atitude em favor da vida e do bem-estar.

Hoje, falar de mobilidade é falar de cidades mais humanas e que promovam a qualidade de vida para todos. Hoje, falar de mobilidade é valorizar o pedestre e o transporte público, é valorizar a segurança viária, as baixas velocidades e a diminuição de acidentes. Falar de mobilidade é valorizar as ciclovias, as calçadas e os espaços públicos. Falar de mobilidade é combater a poluição e defender a saúde pública.

A sociedade civil organizada de São Paulo não aceitará retrocessos. Estamos apenas iniciando uma mudança fundamental em favor da vida e do bem-estar coletivo. Esperamos que o próximo prefeito ou prefeita mantenha e prossiga com todos os avanços conquistados em mobilidade urbana. Nenhum aumento de velocidade em nossas ruas, avenidas e marginais!

Queremos mais ruas e avenidas com tráfego calmo, corredores de ônibus, ciclovias e calçadas decentes. E muito menos poluição! Queremos uma cidade que defenda a vida, muito mais humana, justa, democrática e sustentável!

Assinam o presente manifesto (lista de entidades e pessoas físicas atualizada às 15h30, do dia 31/10/2016):

ABONG-SÃO PAULO
Abramet - Associação Brasileira de Medicina de Tráfego
Aliança pela Água
ASSAMPALBA
ASSOCIAÇÃO DOS ESPECIALISTAS EM POLÍTICAS PÚBLICAS DO ESTADO DE SÃO PAULO
Associação dos Moradores e Amigos de Moema – AMAM
ASSOCIAÇÃO PALAS ATHENA
Associação São Benedito Legal
associação veterano esporte clube comunitária cidade Tiradentes
Avesso Sustentabilidade
Bike zona sul
BLAC FLAG MOTO CLUB
Centro de Direitos Humanos de Sapopemba
Centro Gaspar Garcia de Direitos Humanos
Centro Santo Dias de Direitos Humanos da Arquidiocese de São Paulo
Cidade Ativa
Cidade dos Sonhos
CNU - Brasil
Conceito A - Educação em Saúde S/S
CONSULTORIO W & F
Escola de Fé e Política Waldemar Rossi
ESCOLA DE GOVERNO
ESPAÇO DE FORMAÇÃO ASSESSORIA E DOCUMENTAÇÃO
Greenpeace Brasil
Grupo do Espaço Cultural Cachoeiras
GT Mobilidade da Rede Butantã
H2O Company
Ibeac
INDX DESIGN
Instituto Artesocial
Instituto Cidade em Movimento
Instituto Corrida Amiga
INSTITUTO ENTRE RODAS & BATOM
Instituto Ethos
Instituto Pólis
Instituto Socioambiental
Katia Holz Construções ME
Liga Paulista de Futsal
MOBIFILM
Mobilize Brasil
Nova Central Sindical dos Trabalhadores no Estado de São Paulo
OBSERVATÓRIO NACIONAL DE SEGURANÇA VIÁRIA
Open Knowledge Brasil
Papel Social Comunicação
Pastoral da Educação da Arquidiocese de São Paulo
Pastoral Fé e Política da Arquidiocese de SP
Polícia Rodoviária Federal
Popovic e Ostrowska Projetos e Construções Ltda
Portal ZNnalinha
Previwork Saúde e Segurança do Trabalho
Prouta
Rede Conhecimento Social
Rede Noroeste
Rede Nossa São Paulo
Rede Sustentabilidade
RK7 Serviços Operacionais
São Paulo na bike
Sindicato dos Farmaceuticos no Estado de São Paulo
Sociedade Santos Mártires
SP para o Pedestre! Por uma cidade plural
Vá de Bike
Viva Vitão - Não espere perder um amigo para mudar sua atitude no trânsito​

Pessoas físicas:

Adalto Alfredo Pontes Filho
Adelino Ozores
Adriana Benedikt
Adriana Lopes Mussio
Agnes Miranda
Ailton Franco de Godoy
Airton Goes
Alan Rosendo
Alavaro Luiz Silvestre Nunes
Alcyr Bolleta
Alejandro de Carvalho Pacheco Lescaille
Alessandro Lucchetti
Alex Bezerra
Alex Gomes
Alex Paschoal Beijos
Alexander Olivi da Silva
Alexandre A. Moreira
Alexandre Issac 
Alexandre Jorge Loloian
Alina Kapolla
Aline Aparecida Floriano Nogueira
Aline Ostrowska Dias
Aline Redorat
Alvaro Florentino da Silva Junior
Amanda Corradi
Ana Beatriz Guimarães Passos
Ana Caperuto
Ana Carolina Villas Bôas Mennella
Ana Caroline Almeida
Ana Claudia Germani
Ana Colusso
Ana Fisch
Ana Isabel Paraguay
Ana Lúcia Aquilas Rodigues Maretti
Ana Luisa Maisonnave
Ana Maria Alvares
Ana Maria Crocci
Ana Maria de Oliveira Fernandes
Ana Maria dos Santos
Ana Maria Marelli
Ana Maria Melo
Ana Maria Rocca
Ana Mikaela Alves Costa
Ana Rodrigues
Ana Rosa Garcia da Costa
Andre Alcantara
André Cintra
Andre Leirner
André Luiz Guimarães
André Villas Boas
Andrea Mourão Rossi
Andrea Nascimento
Andrea R. Laurenti Magri
Andréa Schilling
Andreia Alves
Anelise Rezende Ferraz
Angela Annunciato
Anita Stefani
Antonio Marcos Vieira
Antônio Pedro dos Santos
Arlete Moysés Rodrigues
Aroldo Adler Argolo Alves
Arthur Nascimento Ribeiro
Beatriz Ávila
Beatriz Bargieri
Beatriz Pardi
Bello Monteiro
Benedito Alves de Souza
Bernarda Pérez
Brenda Machado
Britto
Bruna Delmondes
Bruna Lazarini Rojo
Bruno Asp
Bruno C. Vellutini
Bruno Gonçalves Lippi
Bruno Martinelli
Bruno Waldman
Caio Luiz Carneiro Magri
Camila Alonzo
Camila Salvatore
Carla Cabrera Duarte
Carla Regina Mota Alonso Diéguez
Carlos Alberto de Souza
Carlos Alberto Prata Ferreira
Carlos Eduardo Rittl Filho
Carlos Neder
Carlos Souza
Carmela Vecchi
Carmen Addario
Carmen Cecilia de Souza Amaral
Cecilia Santos
Célia Maria Castex Aly
Célia Medina
Cesar Alves Ferragi
Christian Jecov Schallenmüller
Cibele Nardi
Cibele Quirino
Cibele Zveibil Braun
Cicera Coutinho Barbosa Almeida
Cintis Carvalho
Clara Karepovs
Clarissa Menezes Homsi
Claudette Hahn
Cláudia Arruda
Claudia Lemos Vóvio
Claudia Nedeiros
Claudia Rimini
Claudinéia Marciano Leite
Clayton Ribeiro da Silva
Cleber Alves França
Clélia Maria Salgado Katchvartanian
Cleusa Lourandi
Cristina Antunes
Cristina Navarro
Cristina Precioso
Daniel Leão Bonatti
Daniel Perez Vieira
Daniel Wainstein
Daniela Mesquita Acquesta
Daniela R. Vieira
Danilo Guiral Bassi
Danilo Vilas Bôas Dantônio
Darly Aguiar de Oliveira
Dayane Saraiva
Deise Cassi dos Anjos
Delcio Rodrigues
Denilson Aparecido da Silva
Denis Vieira
Denise Bemelmans
Denise de Campos Bittencourt
Denise Eugênio
Denise Kinoshita
Denise Moura Leite
Denise Santos Coutinho
Deodato Rodrigues Alves
Diego Brea
Diego lagatta
Edimê Rogério Pinto
Edmilson Aparecido Carneiro
Edmundo Prince
Edson Aparecido da Silva
Edson Monteiro
Eduardo Abramovay
Eduardo José Daros
Eduardo Luiz
Edvaldo Aragão
Elaine Castro
Eliana Asche Cintra Ferreira
Eliana Simonetti
Eliane Cristina Ferro Scattini
Eliane R A Florio
Élio Jovart Bueno de Camargo
Elisabet Gomes do Nascimento
Elisabete Fernandes
elizabet de medeiros
Elizabeth de Oliveira Carvalho
Ellen Lucio de Oliveira
Ellen Roose Costa Moreira da silva
Eloar Cristina Costa Moreira da Silva
Eloisa Zeitlin
Elton Carlos de Oliveira Freire
Elton dos Anjos
Elza de Santana
Elza Maria Albuquerque
Emanuel Brito
Érika Bechara
Estéfano Alves de Souza
Ester Campos Mello de Andrade
Esther Leblanc
Evaristo Almeida
Evelyn Levy
Fabiano Facó
Fábio Alves Meirelles
Fabio F.F. Racy
Fabio Magina
Fabio Rodrigues de Lima
Fabrizzio Passoni
Fátima Morales Sanches
Felipe de Melo Leite
Felipe Farinelli Lima Brito
Felipe Valentim Bonifacio
Fernanda Falsete Risola
Fernanda Galli
Fernanda Maurer
Fernando Meloni
Fernando Torres
Flávia Castelhano
Flavia Hermsdorf Antoniassi
Flavia Resende
Flávio Battaiola
Flavio Lombardi
Flávio Naoki Ossiama
Flávio Roberto  de Castro
Flavio Soares
Francisca Oliveira
Francisco Carlos Popriaga
Francisco Donizetti Ventura
Franklin L. Feder
Gabriel Boieras
Gabriel Garcia
Gabriel Sobreira Gomes da Silva
Gabriela Borges do Couto Rosa
Gabriela Vuolo
Gabriela Zequini
Géraldine Challe
Geraldo Antunes Pereira
Geraldo Oliveira Cordeiro Junior
Getaldo Burani
Gilberto de Carvalho
Gilmar Francisco dos Santos
Gilson Jose Athaide de Menezes
Gilson Schwartz
Gina Rizpah Besen
Giovanna Fidelis
Giovanna Lima
Gisela Rosemarie Ehrenberg Müller
Giulia Calistro
Giuliana do Vale Milani
Giuliano Caneppele
Gladys Ajzenberg
Glaucia Rocha Candido
Glaura Daoud
Gloria Kaede
Guilherme Barbosa Checco
Guilherme de Oliveira Marques
Gustavo Ferraz
Gustavo Martins de Oliva
Hannah Machado
Heitor Claudio Leite e Silva
Hélio Batista Barboza
Henrique Paulino do Nascimento
Heron de Carvalho
Horácio Augusto Figueira
Humberto Yoji
Iara Feder
Idalina Aparecida do Nascimento
Ignes Bittencourt
Isabel Leite Maciel dos Santos
Israel Oliveira
Itamar de Souza Manuel
Itana Stiubiener
Ivanete F. De Almeida
Ivani de Castro Marins
Ivanildo Araujo
Jacob Sarmento Solitrenick
Jair Martins da Silva
Jakow Grajew
Jaqueline Bay Inacio Duarte
Jaqueline dias da costa
Jaqueline Nichi
Jaques Mendel Rechter
Jayme Rocco Júnior
Jefferson Paiva
Jéssica Cabral
Joana Canedo
João Bosco Casarim Arcieri
João Maria Carneiro
João Victor da Motta Bapstisa
Jobi Espasiani
joelma melo da silva
Jônatas Ribeiro de Paula
Jorge Abrahão
Jorge Kayano
Jorge Laffite
Jorge Marcus de Castro Portela
Jose Adao de Oliveira
José Alberto Gonçalves Pereira
José Américo Sampaio
José Antonio Chinelato Zagato
José Antonio Cordero y Almendro Filho
José Antonio Costardi dos Santos
José Antonio Oka
Jose Carlos Seisuke Gushi
José Domingos T. Vasconcelos
Jose flavio de oliveira
José Geraldo Bustamante de Lima
José Lourenço Pechtoll
José Luiz Teixeira
José Montal
José Ozias Siqueira
José Pinheiro
Jose Raimundo Peixoto Pereira
Jose Roberto Wey de Brito
José Roosevelt Junior
Josi Paz
Juca Antunes
Juliana de Freitas Oliveira
Juliana Olivia Gomes Macedo
Juliana Pellegrini Cezare
Juliana Saragiotto
Juliane Naiara Ferreira
Júlio Barroso
Jurandyr Carneiro Nobre de Lacerda Neto
Karen Suassuna
Karina Fasson
Karine da Silva
Kátia Ferreira Henrique
Katia Holz
Kesia Avelino Dias
Khadija Batista
Laércio Monteiro Júnior
Laís Fajersztajn
Lara Figueiredo
Lara Motta
Layla Picker
Leandro Salvador
Leonardo Fuhrmann
Leonardo Kubitschek
Letícia Bortolon
Leticia Schwarz
Lia Ancona de Faria
Lia Palm
Licia Beccari
Ligia Prado
Ligia Sampaio Oliveira
Lilia Belluzzo
Lisete dos Santos
Luana Copini
Luanda Nera Motta
Lucia Benfatti
Lucia Leal Ferreira
Luciana Aparecida Alves
Luciana Burlamaqui
Luciana Louro Ferreira Fortunato
Luciana Modê
Luciano Gaubatz Borges
Lucimar Caldeira Costa dos Santos 
Luis Antônio Schmitt Peters
Luis Carlos Campello
Luis Gustavo Deodato de Oliveira
Luis Henrique Fellin
Luiz Antonio de Souza Amaral
Luiz Carlos Furtado
Luiz de Paula Alves
Luiz Gonçalves
Luiz Marcelo T. Alves
Luiza de Andrada e Silva
Luiza Gonzalez ferreira
Lydia Brasil
M. Cecilia Wey de Brito
Magali Cabral
Maiara Bay
Makoto Ando
Mara Selaibe
Marcello Nascimento de Jesus
Marcelo Fonseca Ignatios
Marcia  Mikai
Márcia Bellotti
Marcia Custódio
Márcia Mathias de Castro
Márcia Regina de Souza
Marcia Regina Eichhorn
Marcilia Rosaria da Silva
Marcio Arduin Saraiva
Marcio Penna
Marcio Roberto Bacan
Marcos Almeida
Marcos André Costa
Marcos Azevedo
Marcos Luís Evangelista
Marcos Lupertz
Marcos Vincius Retzer
Marcos Vinicius Gonçalves Contente
Marcos Virgílio da Silva
Margarida Lira
Maria Amelia Amaral Saragiotto
Maria Anacleta Nunes dos Santos
Maria Augusta Pires Pinto
Maria Auxiliadora Lopes Martins - Dora
Maria Carolina Pedro Athie
Maria Cecília Fernandes Vannucchi
Maria Cicera de Salles
Maria Cristina Jorge
Maria de Fátima Caetano
Maria de Jesus Gonçalves
Maria Eugenia Barbosa
Maria Eugenia de souza oliveira
Maria Fernanda Carmo
Maria Isabel Cotovio Suzuki
Maria José Reginato
Maria Laura Fogaça Zei
Maria Lucia Aparecida Scalco
Maria Lucia Guida
Maria Luisa Cenamo Cavalheiro
Maria Regina Rivas Castilho
Maria Silvia Mariutti
Maria Valentina Sena e Silva
Maria. Marta Azzolini
Mariana dos Santos Parra
Mariana Machado de Paula Albuquerque
Mariana Pereira Victorio
Mariana Veras
Mariana Zani
Mariangela de Paiva Oliveira
Marianne Pinotti
Marilene Ribeiro de Souza
Marilia Martins Ferro
Marina Calissi
Marina Cricenti
Marina Fernandes Munhoz
Mario Maia Bracco
Marisa de Castro Villi
Marisa Teresinha Mamede Frischenbruder
Marques Casara
Marta Arruda de Faria e Souza
Marta Bagolin
Marta Ferreira Santos Farah
Marta Mores Nehring
Martha Malheiro
Marussia Whately
Matheus Jacó Barbian
Matias Vieira
Mauricio Broinizi Pereira
Maurício Piragino/Xixo
Maurício Souza Pereira
Mauro Scarpinatti
Mazé Favarão
Meli Malatesta
Michael Marques
Michel H. Chaui do Vale
Miguel Jacob
Milton Tomaz Terra
Miralva Lope de Jesus
Monica Lilia Vigna Silva Grippo
Monica Mariz
Mônica Nogara
Monica Zagallo Camargo
Murillo Alberto Soares
Nadir Silva Moraes
Nadja Costa Linhares Fontes
Nanami Sato
Natalia Micossi da Cruz
Nelson Figueira Junior
Nelson Hiroshi Oide
Nelson Toyoda
Neusa Maria Mendes Borges
Neuza Arbocz
Nilcilene de Oliveira Mendes
Nilvana Tostes
Nina Orlow
Oded Grajew
Odete Polesi
Odile Sarue
Og Oliveira Pinto
Orivaldo Guimarães de Paula Filho
Orlando Moreira Junior
Oswaldo Lucon
Patricia Berton
Patricia Dini
Patricia Lucinari
Paula Bouer
Paula Cox Rolim
Paula Gradella
Paula Picker
Paulo Abrahão
Paulo Celso de Toledo Jr,
Paulo Eduardo Campos
Paulo Henrique Demarchi
Paulo Henrique Silva
Paulo José Iervolino Magalhães
Paulo Simas
Pedro Bacellar
Pedro do Carmo Baumgratz de Paula
Pedro Jacobi
Pedro José Gimene
Priscila Campos
Priscilla Gonçalves de Souza
Rafael Carvalho
Rafael da Ponta Vicente
Rafael Fontes
Rafael Martins
Rafael Neves
Rafael Ribeiro de França
Rafael Velloso Pierre
Rafaella Basile
Raquel Alves da Silva
Raquel Ginez
Regina Machado
Regina Maria Prosperi Meyer
Regina Rocha
Reinaldo Garcia Santiago
Remo Pellegrini
Renata Cruz Rabello
Renata Eloah
Renata Rozzino
Renato Tadeu Barbato
Rene Ivo
Ricardo Fernandes
Ricardo Guterman
Ricardo Lucas Bacha
Ricardo Mauricio Guerin Reis
Ricardo Porto de Almeida
Ricardo Rolim Xavier
Ricardo Rosado
Ricky Ribeiro
Rita Machado de Campos Bardy
Rita Santos
Roberto Ivan Albuquerque
Robson Sant Anna
Rodrigo de Oliveira Martins
Rodrigo Falcão
Rodrigo Furtado
Rodrigo Guedes de Azevedo
Rodrigo Nagao
Romeu P de Lemos
Ronaldo Russi De Domenico
Ronaldo Weigand Jr
Rosa Antunes
Rosa Mancini
Rosana Calia
Rosemary carvalho abreu
Rubens Salles
Ruby Esther León Díaz
Ruth Medeiro Lobo
Ruy Paulo D'Elia Nunes
Sandra Costa de Oliveira
Sara da Silva Freitas
Savio Campos Batistella
Sebastian Cauvet
Sérgio Baptista
Sérgio Cersosimo
Sheila Ceccon
Shirley Diniz
Silas Fonseca |Redondo Filho
Silvia Berlinck
Silvia Gomara Daffre
Silvia Marchesan
Silvia Stuchi
Simone Elisa Heitor
Solange Aparecida de Souza Bera
Solange B. R. Barros
Solange Degi
Solange Guedes de Oliveira
Songu Tusauo
Sonia Dias
Sthéphani Sadala Mendonça
Sueli Serafim de Almeida
Suellen Mascarenhas
Suely Batista
Suzana Ginez
Tácio Piacentini
Tadeu José Contrin Ribeiro
Tania Mara Fabricio de Andrade
Tania Olga Solitrenick
Tarcísio Araújo
Tarcisio Conte
Tatiana Cardeal Furlaneto
Tatiane de Jesus Carvalho
Telmila do Carmo Moura
Teluyo Fukasawa
Thais Lopes Monteiro
Thomas Cohen
Toni Venturi
Valeria Prado
Vanderelei Batista da Silva
Vanessa Marques de Moraes
Vanessa Silva Carvalho
Vania Garcia Godinho
Vanice Campos
Vera Lion
Vera Lucia Bento
Vera Lucia Keiko Katayama Gushi
Vera Lucia Leal de Oliveira
Vera Maria Masagão Ribeiro
Vera Silveira
Verônica M Melo
Victor Kazuo Teramoto
Vinicius Nascimento
Vitor Leal
Viviana Bosi
Vladimir Santana
Waltercio Zanvettor
Wellington Chaves
Werner Regenthal
William Marinho
Willian Cruz
Willian de Lima Bezerra
Yutaka Kanbe
Zilda Barbosa dos Santos