Início > Noticias > Programa Cidades Sustentáveis conhece boas práticas de Barcelona

Programa Cidades Sustentáveis conhece boas práticas de Barcelona

 

Visitas técnicas, realizadas junto com integrantes da Frente Nacional de Prefeitos, antecederam o início do Smart City World Expo World Congress

Por Airton Goes, do Programa Cidades Sustentáveis 

Jorge Abrahão, coordenador-geral do Programa Cidades Sustentáveis, e Zuleica Goulart, coordenadora de mobilização do projeto, conheceram algumas das boas práticas da cidade de Barcelona.

Organizadas pela Prefeitura de Barcelona e CGLU - Rede Mundial de Cidades e Governos Locais e Regionais, as chamadas visitas técnicas foram realizadas em conjunto com integrantes da Frente Nacional de Prefeitos (FNP). 

Entre as experiências bem-sucedidas apresentadas à delegação brasileira estão o sistema operacional do Transporte Metropolitano de Barcelona e o Ecoparc Montcada – uma instalação ambiental dedicada ao tratamento de resíduos sólidos produzidos na área metropolitana da cidade.

As visitas antecederam a abertura do Smart City World Expo World Congress, que aconteceu entre os dias 14 e 16/11.

Durante o evento, o Programa Cidades Sustentáveis participou de dois momentos. 

Na quarta-feira (15/11), Jorge Abrahão apresentou aos participantes de um dos painéis a experiência do PCS com os governos locais na implementação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) no Brasil. Ele explicou as ferramentas e metodologias da plataforma que auxiliam a gestão pública a planejar e monitorar as ações locais.

No último dia do evento (16/11), Abrahão contribuiu com o painel “sociedade”, onde foi debatido o tema “Desenvolvendo ambientes urbanos inclusivos”. 

De acordo com os organizadores do painel, a urbanização tem o potencial de criar oportunidades para uma vida melhor e atuar como um motor para o crescimento econômico. “No entanto, a exclusão digital e a crescente desigualdade interna nas cidades podem dificultar o desenvolvimento sustentável. Assim, a necessidade de promover ambientes urbanos mais acessíveis e inclusivos torna-se um desafio urgente."

Como a inovação tecnológica e social pode construir soluções participativas para a promoção de ambientes urbanos inclusivos? Essa foi a questão norteadora do debate.

NOTÍCIAS RELACIONADAS:

PCS apresenta em Barcelona experiência na implementação dos ODS no Brasil  

Ouça a entrevista à CBN do Jorge Abrahão, coordenador-geral do Programa Cidade Sustentáveis, e da Paula Bonet, responsável pela Sustentabilidade e Economia Circular do Smart City Expo World Congress. Eles falam sobre a importância da tecnologia para promover mudanças sociais 
 

Delegação brasileira conheceu o sistema operacional do Transporte Metropolitano de Barcelona....

... e o Ecoparc Montcada – uma instalação ambiental dedicada ao tratamento de resíduos sólidos produzidos na área metropolitana da cidade.