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Alcala Bici: Programa de Fomento do Uso da Bicicleta em Alcalá de Henares

Alcala de Henares

Continente: 
Europa
País: 
Espanha
População (Ano): 
198.723 hab.
Ano População: 
2007
Área Total (Ano): 
87,70 km²
O uso generalizado de carros particulares e o grande crescimento da cidade fizeram necessário se pensar em uma forma alternativa de transporte, para substituir este meio. Assim, decidiu-se apostar na bicicleta, pois além de ser um meio de transporte sustentável, oferece claros benefícios para seus usuários.

Descrição

Dentro do sistema de mobilidade urbana em Alcalá de Henares, verificou-se que o uso de carros tornou-se particularmente importante, sendo o meio de transporte mais usado na cidade. O uso generalizado de carros particulares e o grande crescimento da cidade fizeram necessário se pensar em uma forma alternativa de transporte, para substituir este meio. Assim, decidiu-se apostar na bicicleta, pois além de ser um meio de transporte sustentável, oferece claros benefícios para seus usuários.

Ao mesmo tempo, foi desenvolvido o Plano Diretor da Ciclovia na cidade, que junto ao Programa de Fomento ao Uso de Bicicleta, visa tornar a bicicleta o principal meio de transporte na cidade de Alcalá               

Objetivos

O objetivo principal é promover a bicicleta como um meio de transporte, reduzindo assim os problemas de acessibilidade, mobilidade e poluição no município.                   

Cronograma

• 2007 - Lançamento da primeira fase do serviço gratuito de bicicletas: Bike Alcala

• 2007/Novembro - Início da implementação da segunda fase do programa: Alcala Bike em áreas verdes e outras áreas da cidade

• 2007/Dezembro – Elaboração do projeto que vai permitir a extensão da comunidade de usuários para pessoas com mobilidade reduzida               

Resultados

• Oferta de um serviço público municipal que fornece cobertura para a maior quantidade de usuários possível e se ajusta às necessidades dos mesmos

• Melhoria da mobilidade, tanto para pedestres como ciclistas, por reduzir o número de carros e diminuir o tráfego rodoviário nas vias mais utilizadas pelos ciclistas

• Melhoria da qualidade de vida, devido à redução da poluição sonora e do ar

• Influência do projeto na forma da cidade entender-se como ativamente comprometida com o desenvolvimento sustentável no âmbito da Agenda 21 Local

• Conexão do perímetro urbano com o os subúrbios e o entorno natural de Alcalá           

Instituições envolvidas

• Prefeitura de Alcalá de Henares                           

Fontes                   

http://habitat.aq.upm.es/bpes/onu08/bp1818.html

http://www.ayto-alcaladehenares.es/template2.asp?cat_id=4009&mcat_id=2

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última modificação: qua, 15/05/2013 - 12:04