Início > Boas Praticas > Farmácia Verde de Ipatinga

Farmácia Verde de Ipatinga

Ipatinga

Continente: 
América do Sul
País: 
Brasil
Estado - Província: 
MG
População (Ano): 
255.266 hab.
Ano População: 
2014
O Projeto Farmácia Verde, na cidade de Ipatinga (MG), existe desde 1995. Além de estimular tratamentos medicinais alternativos e preventivos, o projeto valoriza a sabedoria tradicional e popular da região e o cuidado com o meio ambiente.

Descrição:

A Farmácia Verde de Ipatinga é um laboratório de fitoterapia mantido pela Prefeitura Municipal. Com atuação reconhecida, a iniciativa serve de modelo para a implantação de projetos similares em outras cidades. 

O uso de plantas medicinais é uma forma de tratamento empregada desde os primórdios da humanidade e sua prática é fortalecida pelo acúmulo de informações repassadas de geração para geração.

A Organização Mundial de Saúde defende a necessidade de valorizar a utilização de plantas medicinais nos tratamentos de saúde. No Brasil, país com grande diversidade de espécies vegetais, o interesse popular e institucional vem crescendo no sentido de fortalecer a fitoterapia no Sistema Único de Saúde.

A partir da década de 1980, foram produzidos vários documentos que enfatizam a introdução de plantas medicinais e fitoterápicas na atenção básica.

Considerando o crescente reconhecimento da fitoterapia e a sabedoria  tradicional e popular da região, a Prefeitura Municipal de Ipatinga(PMI) implantou, em 1995, o projeto Farmácia Verde. O iniciativa é resultado da parceria da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) com a Secretaria Municipal de Serviços Urbano e Meio Ambiente (SESUMA). 

A Farmácia Verde funciona junto ao Viveiro Municipal, onde são realizadas todas as etapas de produção dos fitoterápicos. Os medicamentos são distribuídos para as farmácias das Unidades de Saúde e Policlínica Municipal, como alternativa terapêutica à medicação alopática.

A população tem acesso aos medicamentos fitoterápicos mediante acompanhamento e receituário médico. 

O Programa ainda promove diversas ações educativas.

Atualmente, são cultivadas 130 espécies de plantas catalogadas e 22 itens padronizados nas formas farmacêuticas de tinturas, cápsulas, sabão vegetal e cremes. 

Objetivos:

- Ofertar uma opção terapêutica no tratamento de saúde;

- Resgatar e valorizar o conhecimento tradicional e popular;

- Incentivar a educação, a promoção da saúde e os cuidados com o meio ambiente.

Cronograma e Metodologia:

- 1995: Inauguração do Projeto Farmácia Verde, através de uma parceria entre a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e a Secretaria Municipal de Serviços Urbano e Meio Ambiente (SESUMA); 

- A SESUMA é responsável pelo cultivo das plantas e a SMS pela produção e distribuição dos fitoterápicos;

- 2013: Município foi contemplado com  recursos provenientes do edital de  Arranjo Produtivo Local em Plantas Medicinais e Fitoterápicos no Âmbito do SUS/ Ministério da Saúde. A iniciativa de Ipatinga foi uma das nove selecionadas para receber os recursos, dentre as 38 inscritas no Brasil (Edital MS 01/2013);

- 2013: O município foi um dos 10 selecionados na Modalidade II do Programa "Componente Verde da Rede Farmácia de Minas". Trata-se de um programa estadual que incentiva toda a cadeia produtiva de plantas medicinais e fitoterápicos, ou seja, desde o cultivo das plantas até a sua manipulação;

- 2014: realização da 15ª Conferência Municipal de Saúde de Ipatinga, aberta à todos para discutir as políticas públicas do setor. Organizada pela Prefeitura de Ipatinga e pelo Conselho Municipal de Saúde.

 Resultados:

- A Farmácia Verde produz 22 medicamentos padronizados nas formas farmacêuticas de tinturas, cremes e sabão líquido, com diferentes indicações terapêuticas. Em 2014 foram distribuídos mais de 13 mil unidades de medicamentos em toda a rede;

- O estabelecimento oferece também atendimento diário de distribuição de ervas frescas para a produção caseira de chás medicinais. Durante o ano de 2014, foram atendidas quase 900 pessoas, com distribuição de mais de 60 espécies de plantas. No total, houve quase 2.500 atendimentos;

- Participação ativa em eventos e ações educativas, com orientações sobre o uso racional de plantas medicinais ou implantação de Farmácia Verde. Entre os exemplos desta participação ativa estão a 15ª Conferência Municipal de Saúde de Ipatinga, a 2ª Conferência Latino-Americana sobre o Meio Ambiente (Ecolatina 99), a XIII Expo Usipa - Stand e o III Fórum das Águas do Rio Doce.

Instituições Envolvidas:

- Secretaria Municipal de Saúde

- Secretaria Municipal de Serviços Urbanos e Meio Ambiente

- Infrater Engenharia

- Ministério da Saúde

- Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais

Contatos:

Secretaria Municipal De Saúde 
Telefone: (31)3829-8250

Departamento de Atenção Especializada /SMS 
Telefone: (31)3829-8526

Fontes:

Indicadores Cidades Sustentáveis

Farmácia Verde é modelo para outras cidades

Componente Verde

Conferência de Saúde

15
última modificação: sex, 25/09/2015 - 15:36

Comentários