Início > Boas Praticas > Informatização do Sistema de Saúde

Informatização do Sistema de Saúde

Pirapora

Continente: 
América do Sul
País: 
Brasil
Estado - Província: 
MG
População (Ano): 
55.972 hab.
Ano População: 
2014
Disponibilização de uma nova ferramenta informatizada para o agendamento de exames e consultas e implantação da Sala de Situação no Sistema de Saúde Pública Municipal. As duas medidas potencializaram o processo de organização da informação do Sistema Único de Saúde (SUS), aumentando a transparência e permitindo a priorização de emergências.

Descrição:

Com o objetivo de melhorar o acesso da população aos serviços municipais de saúde, a Prefeitura de Pirapora (MG), através da Secretaria Municipal de Saúde, investiu na implantação de uma ferramenta digital.

O sistema permite que os encaminhamentos solicitados pelos médicos da Atenção Primária à Saúde, no Programa Saúde das Famílias dos bairros, sejam classificados de acordo com o grau de prioridade e integrem uma fila única para agendamento. Com isso, espera-se que o paciente com problema de saúde mais urgente seja atendido primeiro, como já ocorre com as demais consultas, através da classificação de risco do protocolo de Manchester.
  
Antes dessa iniciativa, a demanda por consultas era dividida por cotas – cada bairro poderia marcar determinada quantidade de especialidades por mês, não importando a urgência e gravidade do caso. Isso não garantia, por exemplo, que um caso grave fosse atendido prioritariamente, o que poderia levar a uma espera muito longa para a realização de uma consulta importante.

O sistema de saúde de Pirapora está sendo aprimorado. Além da informatização dos agendamentos de consultas e exames especializados, ocorreu a elaboração do Plano de Governo para a saúde, com metas a serem cumpridas e o envolvimento de servidores e conselheiros da saúde.

Outro destaque na gestão da saúde em Pirapora é a implantação da Sala de Situação. Trata-se de uma alternativa inovadora que contribui na gestão das informações em saúde. Está ferramenta favorece um processo dinâmico de planejamento, intervenção e avaliação. A partir das informações obtidas e organizadas, é possível realizar projeções e interferências setoriais, além de ampliar a transparência sobre as ações desenvolvidas na área da saúde.

Objetivos:

- Organizar a demanda por exames e consultas especializados, com a garantia de que o cidadão com probema de saude mais grave seja atendido prioritariamente.

- Produzir informações de valor agregado (informações prontas para apoiar o processo decisório) relativas à situação epidemiológica e endêmica do município.

- Trabalhar de forma integrada no planejamento e execução de ações que eliminem e/ou reduzem os níveis de riscos.

Metodologia:

A metodologia da Sala de Situação corresponde a avaliação, planejamento, execução e monitoramento dos serviços e indicadores da saúde. Com a utilização de softwar e sistemas de informação, é possível exercer uma ação gerencial (medir, comparar e emitir juízo de valor). Este instrumento tem um importante papel de analista, ao lidar com os dados factuais. Sua função é encorajar os gestores de saúde a pensar o futuro de forma criativa (pensamento estratégico), garantindo que estes estejam ocupados e preocupados com a geração de estratégias para promover à saúde.

Resultados:

- Melhora nos indicadores de saúde como: mortalidade infantil, hipertensão, câncer de colo de útero, entre outros. E utilização dos indicares de saúde para reflexão das práticas e tomada de decisões.

- Redução do número de pessoas em filas de pronto-socorro.

- Organização do fluxo de informação.

- Integração das equipes de gestão.

- Ampliação e fortalecimento das ações preventivas à saúde.

- Alinhamento das equipes de saúde.

- Informatização das unidades básicas.

Fontes:

Encaminhamentos médicos

Sala de Situação

Sala de situação - experiência exitosa

A Importância das Redes de Saúde para o desenvolvimento da Atenção Primária em Pirapora 

Instituições Envolvidas:

Prefeitura Municipal de Pirapora

Contatos:

Sala de Situação
Tel: (38) 37496020

 

15
última modificação: sex, 12/12/2014 - 19:23