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Mais Bicicletas e Ônibus, Menos Carros

Bogotá

Continente: 
América do Sul
País: 
Colômbia
População (Ano): 
7.674.366 hab.
Ano População: 
2013
Área Total (Ano): 
1.635,75 km²
Bogotá, pela viabilização do transporte sustentável, se tornou uma cidade mais segura e saudável, com maior integração social e econômica.

Descrição

Em 1998, começa uma transformação no sistema de transporte de Bogotá. Até agora, foram construídos mais de 300 km de ciclovias, que se estendem desde as áreas de favelas e subúrbios até o centro da capital. O traçado inclui uma rede de lazer, faixas locais e um sistema longo em áreas verdes.

O transporte público também foi melhorado. Não há metrô na cidade, mas há o TransMilenio, um sistema rápido e acessível de ônibus, que conta com numerosas estações.

Devido à restrição de veículos particulares no centro da cidade nos picos de tráfego intenso, pela implantação do sistema de rodízio, conjuntamente com o sistema de faixas preferenciais para transporte coletivo, esses ônibus funcionam três vezes mais rápido que um típico ônibus de Nova York, o que equivale a 28 km por hora.

Além disso, com o programa “Domingo sem Carro”, cidadãos utilizam as vias públicas como parques abertos para a prática de esportes e lazer. Bogotá, pela viabilização do transporte sustentável, se tornou uma cidade mais segura, saudável e com maior integração social e econômica.            

Objetivos

• Estabelecer um sistema de transporte mais sustentável, com uma rede de ciclovias capaz de cobrir a maior parte da cidade, com um sistema de ônibus atualizado e com restrições ao uso dos carros durante a semana e aos domingos

• Ampliar o sistema do TransMilenio para a extensão de 388 km, com o atendimento de 5,5 milhões de passageiros/dia, e com uma pequenas distâncias entre estações, facilitando o acesso ao serviço                                       

Cronograma

• 1998: o então prefeito de Bogotá, Enrique Peñalosa, dá início às mudanças, com o início da construção da primeira fase do TransMilenio

• 2000: inicío do funcionamento da primeira fase

• 2003: início da construção da segunda fase

• 2014: previsão de término das instalações do TransMilenio                   

Resultados

Ciclovias:

• Construção e uso de 366,23 km de ciclovias exclusivas até 2010 (no mesmo ano, a malha viária da cidade era de 14.872 km)

• Aumento de 5 vezes no uso de bicicletas, com mais de 83,5 mil pessoas utlizando-as diariamente

• Realização de mais de 300 mil viagens/dia por bicicleta

• Redução do tráfego de automóveis em 40%

• Velocidade média de 28 km/h no tráfego

• Bicicletas como meio de transporte em 54% das casas (mais de 1,5 milhão de casas, com média de duas bicicletas por casa)

• Velocidade média de 17 km/h

 

TransMilenio:

• Operação de 84,4 km de via troncal com 114 estações, durante 18h por dia (2010)

• Em 2011, a velocidade média na frota troncal era de 27-28 km/h e a média de passageiros em horário de pico era de 196.958

• Até 2010, houve a redução do tempo de viagem em 32%, redução na emissão de poluentes locais em 40%, e as zonas do entorno de estradas nacionais se tornaram mais seguras, diminuindo taxas de acidentes em 90% em todo o sistema (2010)

• Redução nos ruídos de seus corredores e arredores (7 a 10 decibéis em seus corredores até 2008)

Instituições envolvidas

• Prefeitura de Bogotá           

Fontes           

http://sustainablecities.dk/en/city-projects/cases/bogota-more-bikes-and-buses-fewer-cars

http://www.transmilenio.gov.co/WebSite/Default.aspx

http://redpgv.coppe.ufrj.br/index.php?option=com_docman&task=doc_download&gid=400&Itemid=64&lang=br

http://www.c40cities.org/c40cities/bogot%C3%A1/city_case_studies/brt-system-reduced-traveling-time-32-reduced-gas-emissions-40-and-reduced-accidents-90

http://www.c40cities.org/c40cities/bogot%C3%A1/city_case_studies/bogot%C3%A1%E2%80%99s-cicloruta-is-one-of-the-most-comprehensive-cycling-systems-in-the-world                   

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última modificação: sex, 26/04/2013 - 12:25