Início > Boas Praticas > Referência no Sistema de Saúde para a Terceira Idade

Referência no Sistema de Saúde para a Terceira Idade

São Caetano do Sul

Continente: 
América do Sul
País: 
Brasil
Estado - Província: 
SP
População (Ano): 
149.263 hab.
Ano População: 
2010
A cidade de São Caetano do Sul registra um dos maiores índices de longevidade do país, com expectativa de vida de 78,2 anos. Como forma de promover o envelhecimento com qualidade de vida, a Prefeitura de São Caetano do Sul, por meio da Coordenadoria Municipal da Terceira Idade, oferece aos munícipes com mais de 50 anos diversos serviços em quatro Centros Integrados de Saúde e Educação (CISEs), além da Universidade Aberta para a Terceira Idade.

Descrição:

A cidade de São Caetano do Sul registra um dos maiores índices de longevidade do país, com expectativa de vida de 78,2 anos. Como forma de promover o envelhecimento com qualidade de vida, a Prefeitura de São Caetano do Sul, por meio da Coordenadoria Municipal da Terceira Idade, oferece aos munícipes com mais de 50 anos diversos serviços em quatro Centros Integrados de Saúde e Educação (CISEs), além da Universidade Aberta para a Terceira Idade.

Integrada à Secretaria Municipal de Saúde, a Coordenadoria da Terceira Idade oferece atividades físicas e culturais, cursos de idiomas, além de serviços de assistência jurídica, cabeleireira e manicure. 

A coordenadoria também disponibiliza profissionais especializados no tratamento da saúde do idoso (fisioterapeutas, geriatras, nutricionistas, enfermeiros, entre outros) e aulas destinadas à atualização de conhecimento, que traz orientações relacionadas ao autocuidado.

Nas aulas, ministradas na Universidade Aberta para a Terceira Idade, os professores abordam assuntos ligados a áreas de saúde, lazer, cultura, esporte, arte, tecnologia, expressão corporal, sociologia, história da arte e memória.

O Centro Integrado de Saúde e Educação da Terceira Idade - CISE de São Caetano foi criado em 2006, com o objetivo de aperfeiçoar e qualificar os serviços prestados aos cerca de 35 mil moradores da cidade com mais de 50 anos.

Através de uma parceria entre as secretarias municipais de Saúde, Esporte e Educação, os quatro CISEs oferecem um amplo leque de atividades e serviços diários, com a preocupação constante em qualificar cada vez mais os serviços prestados e promover o envelhecimento com qualidade de vida.

A novidade de 2014 é o lançamento do Programa “Conviver Melhor na Quarta Idade”, voltado especificamente aos 5.200 moradores da cidade que possuem 80 anos ou mais. O programa integra um conjunto de espaços e atividades, entre os quais uma sala de Naturologia, o curso de Acompanhante de Idosos e a Wiiterapia, onde os pacientes utilizam o videogame como ferramenta auxiliar no tratamento fisioterápico. Com todo esse cuidado, os idosos de São Caetano do Sul estão chegando à quarta idade (acima de 80 anos) mais dispostos e dinâmicos.

A prefeitura firmou parceria com a Universidade de São Caetano do Sul (USCS), que é responsável por ministrar o curso de Acompanhante de Idosos. O curso capacita as pessoas interessadas em cuidar de idosos em todos os graus de dependência e nas atividades diárias, a fim de garantir qualidade de vida dessa população.

Outra parceria importante foi com a Universidade Anhembi Morumbi, de São Paulo, que se responsabiliza pela sala de Naturologia. O espaço visa o bem-estar, com atenção especial à prevenção de doenças e promoção da saúde, por meio de terapias integrativas complementares. Exemplos dos tratamentos oferecidos: cromoterapia, aromaterapia, acupuntura, reflexologia e massagens, entre as quais shiatsu e ayurveda.

Um passo importante na política para o segmento foi a criação do Fundo Municipal do Idoso, determinado pela Lei 5.127, de 5 de junho de 2013. Com o objetivo de defender os direitos da pessoa idosa, o fundo capta, repassa e aplica os recursos destinados a propiciar suporte financeiro para implantação, manutenção e desenvolvimento de serviços, planos, programas, projetos e ações voltadas à pessoa idosa.

O fundo é constituído por:
- recursos provenientes de órgãos da União ou do Estado vinculados à política nacional ou estadual do idoso;
- doações, contribuições ou subvenções de pessoas físicas ou jurídicas, pública ou privada, nacional ou estrangeira;
- valores de multas aplicadas em São Caetano, por ofensa aos direitos assegurados pelo idoso;
- e verbas oriundas do orçamento do município e outros recursos legalmente instituídos.

O gerenciamento dos recursos fica sob responsabilidade da Secretaria Municipal de Assistência e Inclusão Social, com orientação e controle do Conselho Municipal do Idoso (CMI). Ainda conforme determina a Lei, a Secretaria Municipal da Fazenda é responsável pelo suporte técnico na gestão, orientação e controle administrativo e financeiro.

Objetivo:

A Coordenadoria da Terceira Idade tem por objetivos:
- garantir a execução de políticas específicas para a preservação da saúde física e mental do idoso;
- promover e estimular estudos, pesquisas e campanhas visando à melhoria das condições de vida desta parcela da população;
- interagir com os órgãos municipais, estaduais e federais, no sentido de fiscalizar o cumprimento da legislação referente aos direitos do idoso;
- e opinar nas decisões do governo que estejam ligadas aos interesses desses munícipes.

Metodologia:

Aulas – Na grade de atividades físicas e culturais, em parceria com as secretarias municipais de Cultura, Esporte e Turismo, a Coordenadoria da Terceira Idade, em seus CISEs,  oferece aos idosos aulas gratuitas de ginástica, pilates, alongamento, musculação, vôlei adaptado, hidroginástica, yoga, danças (rítmica, do ventre, étnica, de salão, circular, flamenca, cigana e folclórica), pinturas em tela e tecido, teatro, tai chi chuan, musicoterapia, desenho, violão, teclado e artesanato.

Educação – Já na área educacional, em conjunto com a Secretaria Municipal de Educação, são oferecidas aulas de inglês, espanhol, italiano, português, francês e alemão.

Serviços – Nos CISEs, os frequentadores da terceira edade podem contar com assistência jurídica, cabeleireira e manicure.

Saúde – Os munícipes têm à disposição fisioterapeutas, geriatras, nutricionistas, enfermeiros, dentistas e psicólogos. Para agendar um horário com os profissionais, basta entrar em contato diretamente nos Centros.

Universidade para Terceira Idade – A Coordenadoria da Terceira Idade, em parceria com a Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS), proporciona aos munícipes com mais de 50 anos de idade aulas na Universidade Aberta para a Terceira Idade (Unati). A grade curricular da Unati é voltada para a atualização de conhecimento dos idosos e traz orientações relacionadas ao autocuidado. Nas aulas, os professores abordam assuntos ligados a áreas como saúde, lazer, cultura, esporte, arte, tecnologia, expressão corporal, sociologia, história da arte e memória. O curso é oferecido no Campus Barcelona da USCS (Avenida Goiás, 3.400), às terças e quintas, das 14 às 17 horas.

Resultados:

- Um dos maiores índices de longevidade do país, com expectativa de vida de 78,2 anos

- Grande número de idosos que alcançam a quarta idade mais ativos 

- Criação do Fundo Municipal do Idoso, determinado pela Lei 5.127, de 5 de junho de 2013

- Lançamento do Programa “Conviver Melhor na Quarta Idade”, em agosto de 2014

Instituições envolvidas:

Prefeitura Municipal de São Caetano do Sul 

Fontes:

Centros da Terceira Idade

Programa Conviver Melhor Na Quarta Idade

Referência em Políticas para Idosos

CISE de São Caetano

Fundo Municipal do Idoso

Contatos:

Centro Integrado de Saúde e Educação da Terceira Idade (CISE) João Nicolau Braido
Rua Humberto de Campos, 600 - Bairro São José
CEP: 09581 - 310 - São Caetano do Sul
Telefone: (11) 4238-8063 - [email protected]

Centro Integrado de Saúde e Educação da Terceira Idade (CISE) Moacyr Rodrigues
Rua Rafael Corrêa Sampaio, 600 - Bairro Santa Paula
CEP: 09541-250 - São Caetano do Sul
Telefone: (11) 4229-9900 - [email protected]

Centro Integrado de Saúde e Educação da Terceira Idade (CISE) Francisco Coriolano de Souza
Rua Dionízio Mercado, 199 - Bairro Nova Gerty
CEP: 09562 - 405 - São Caetano do Sul
Telefone: (11) 4231-2406 - [email protected]

Centro Integrado de Saúde e Educação da Terceira Idade (CISE) João Castaldelli
Avenida Kennedy, 2.400 - Bairro Olímpico
CEP: 09572-200 - São Caetano do Sul
Telefone: (11) 4232-1578 - [email protected]

 

 

15
última modificação: ter, 18/11/2014 - 16:14