Início > Boas Praticas > Telhados Verdes de Chicago

Telhados Verdes de Chicago

Chicago

Continente: 
América do Norte
País: 
Estados Unidos
População (Ano): 
2.707.120 hab.
Ano População: 
2011
Área Total (Ano): 
606,34 km²
Em Chicago já foram construídos telhados verdes em diversos edifícios. Só no teto da prefeitura (City Hall) há mais de 20 mil plantas, de mais de 150 variedades, incluindo 100 arbustos, 40 trepadeiras e 2 árvores. A cidade está monitorando a temperatura, a chuva e a velocidade e direção do vento, o que vai ajudar a avaliar como o telhado verde tem contribuído para a qualidade de vida na cidade.

Descrição

Chicago é conhecida pelos telhados verdes utilizados para resfriar seus prédios e a cidade. Por quase 20 anos, a cidade adotou iniciativas inovadoras para se tornar uma cidade mais cuidadosa com o meio ambiente. Isto inclui a plantação de mais de meio milhão de árvores, a obrigatoriedade da construção de edifícios amigos do ambiente (“eco-friendly”) e instalação de tetos verdes.

Em 2000, foi iniciada a construção de um telhado verde na sede da prefeitura como parte do programa "Climate Change Action Plan", que visa diminuir as emissões de carbono da cidade. Equipes de avaliação e consultoria da prefeitura ajudaram a criar um mercado para a criação de telhados verdes, que apesar de custos iniciais maiores, aumentam a vida útil dos telhados de edifícios, além de melhorar sua insolação.

O uso de vegetação no teto de edificações é uma excelente opção para a reflexão do calor, promover sombra e ajudar na umidade do ar devido à evapotranspiração das plantas. Essa alternativa também reduz o calor que alcança o interior do edifício, reduzindo gastos de energia com aquecimento e resfriamento, absorve a água das chuvas, reduz o nível de ruído urbano e o nível de poluentes, promovendo melhoria na qualidade do ar, além de amenizar a temperatura local.

Em Chicago já foram construídos tetos verdes em diversos edifícios. Só no teto da prefeitura (City Hall) há mais de 20 mil plantas, de mais de 150 variedades, incluindo 100 arbustos, 40 trepadeiras e 2 árvores. A cidade está monitorando a temperatura, a chuva e a velocidade e direção do vento, o que vai ajudar a avaliar como o teto verde tem contribuído para a qualidade de vida na cidade.               

Metodologia

Para estimular a implantação de telhados verdes pela cidade, foi criado um manual para criação de tetos verdes, com foco na cidade de Chicago, disponível em: http://www.artic.edu/webspaces/greeninitiatives/greenroofs/images/GuidetoRooftopGardening_v2.pdf. Neste manual, há informações sobre ilhas de calor, o problema e formas de redução, apresentação do conceito de telhados verdes, o projeto realizado no prédio da prefeitura, como se planejar um telhado verde e suas características básicas.

Pelo site é possível, também, ver onde estão os telhados verdes de Chicago pelo mapa da cidade (http://www.artic.edu/webspaces/greeninitiatives/greenroofs/main_map.htm).

Objetivos

• Diminuir as emissões de carbono da cidade

• Diminuir os gastos de energia e melhorar a insolação de construções               

Cronograma

• 1998: Primeiro programa de financiamento de telhados verdes em Chicago

• 2001: Instalado um telhado verde sobre toda a sede da prefeitura da cidade

• 2003: O telhado verde da prefeitura recebe o prêmio de design inovador da Sociedade Americana de Arquitetos

• 2004: Finalização do “Millenium Park”, um telhado verde que se estende por 100.000 m², sobre uma garagem subterrânea      

Resultados

• Em Chicago, a prefeitura percebeu a eficácia dos telhados verdes quando uma equipe de cientistas sobrevoou a cidade em um helicóptero da polícia em 2007. As câmeras térmicas apontaram para um edifício (conectado ao prédio da prefeitura) com telhado normal, preto e mediram mais de 40 graus Celsius, enquanto a prefeitura, com seu telhado verde, atingia somente 21 graus Celsius

• A prefeitura de Chicago inclui 7.500 m² de telhado coberto com mais de 20 mil plantas, e mais de 100 variedades

• Até 2008, mais de 450 telhados verdes já estavam instalados ou em construção na cidade, tornando Chicago a cidade com maior número de telhados verdes nos Estados Unidos

• A iniciativa passou a ser adotada em cidades nos estados de Wisconsin e Indiana       

Instituições envolvidas

• Prefeitura de Chicago                   

Fontes

http://www.iclei.org/index.php?id=2743

http://www.artic.edu/webspaces/greeninitiatives/greenroofs/main.htm

http://www.chicagogreenofficechallenge.org/pages/green_roofs/19.php

http://www.artic.edu/webspaces/greeninitiatives/greenroofs/images/GuidetoRooftopGardening_v2.pdf

http://www.chicagoclimateaction.org/pages/buildings/12.php

http://www.cityofchicago.org/city/en/depts/doe/supp_info/chicago_city_hallrooftopgardenplantsandmaintenance.html

http://www.greenroofs.org/resources/2011GreenRoofSurveyResults.pdf   

18
última modificação: ter, 14/05/2013 - 12:16