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Vinhedo: Cidade Digital

Vinhedo

Continente: 
América do Sul
País: 
Brasil
Estado - Província: 
SP
População (Ano): 
63.611 hab.
Ano População: 
2010
Área Total (Ano): 
81.604,00 km²
Ano Área Total: 
2010
Entradas e saídas da cidade são monitoradas por vídeo
A partir de um modelo inovador de gestão, Vinhedo vem desenvolvendo ações concretas para a modernização e agilidade na prestação de serviços públicos no município, com investimentos na melhoria contínua da gestão governamental e uma política de inclusão digital que incentive a participação social. Um exemplo de Planejamento e investimentos estratégicos para a construção de uma Cidade Digital que traga qualidade de vida para a população.

Descrição:

Entre as cidades com mais de 50 mil habitantes, Vinhedo foi considerada a mais segura do Estado de São Paulo pelo Instituto Sou da Paz, com uma taxa de homicídio por arma de fogo de um a cada 10 mil habitantes. A posição nesse ranking virtuoso é resultado de uma gestão estratégica, com ações de inovação e investimentos na integração entre as secretarias locais, municípios da região metropolitana e seus efetivos policiais. Em um processo onde a tecnologia é aliada da prestação de serviços públicos, integrar e engajar a população foi fundamental para o sucesso na implementação de uma Cidade Digital.

O conceito de cidades digitais começa a integrar o planejamento público em todo o mundo, trazendo diferentes abordagens para a administração que tem como premissa o fortalecimento dos processos de gestão transparente, da cidadania e do potencial de desenvolvimento de sociedades mais justas e sustentáveis. Assim, o projeto Vinhedo Digital se apresenta como um amplo programa de inclusão infossocial que oferece acesso gratuito à internet, serviços de governo eletrônico (e-Gov) e ferramentas digitais de acesso à informação.

Iniciado em 2009 com o objetivo de aproximar a população de Vinhedo da gestão municipal e importantes serviços oferecidos pela Prefeitura, o Soluções Integradas Municipal (SIM) Vinhedo Digital vem se consolidando como um amplo programa de inclusão social e monitoramento da gestão, além de um sistema de indicadores para áreas ou temas de maior necessidade na cidade, contribuindo para o aprimoramento de outras políticas públicas.

A peça chave do governo digital é o Cadastro Técnico Municipal (CTM), que em um primeiro momento reuniu informações dos munícipes em um banco de dados único, permitindo à Prefeitura compreender cada vez melhor as necessidades e especificidades locais. Iniciativa com enfoque no pleno atendimento ao cidadão, o SIM Digital acessa serviços nas diversas áreas de atuação pública, como o SIM Educação que encaminha matrícula escolar e no transporte universitário gratuito, bem como acompanhamento de notas e controle de faltas, e o SIM Saúde para marcação de consultas e agenda de profissionais.

 O SIM Empresa Fácil facilita a abertura de empresas e outras necessidades do empreendedor, como alteração cadastral e o encerramento de empresas pela internet, poupando tempo e dinheiro, uma vez que as solicitações online não resultam em cobrança. Se o processo de abertura de uma empresa demorava em média 30 dias, hoje as inscrições municipais são liberadas em, no máximo, 24 horas. Requerimento de protocolos, multas de trânsito e solicitação de seguro desemprego são outros serviços prestados.

À assistência social o SIM trouxe a informatização dos cadastros, agilizando o atendimento e garantindo confidencialidade, enquanto para os funcionários da Prefeitura foi criado o SIM-Servidor, que acessa a agenda de eventos da Prefeitura, comunicados oficiais e banco de dados da Prefeitura. Para operacionalizar os serviços digitais foi criada uma central física com atendimento de segunda a sexta-feira, das 8h às 17, onde o munícipe pode fazer o Cadastro Único do Cidadão (CUC).

Com o Cartão Cidadão o morador acessa a todos os benefícios oferecidos, mas não é apenas o cidadão de Vinhedo que está recebendo benefícios dessa transformação digital. Com a implementação de medidas como a nota fiscal eletrônica, que permite um maior controle fiscal, reduz a sonegação e a burocracia fiscal, a gestão municipal já recebe benefícios diretos em qualidade dos serviços prestados e arrecadações para o município.

Com o projeto Vinhedo Monitorada, a cidade passou a ter todas as suas entradas e saídas monitoradas por câmeras de segurança em tempo real, um moderno sistema de segurança que reduziu em 45% o índice de roubo e furto no centro da cidade, em apenas um ano de funcionamento. A digitalização dos documentos de todos os órgãos resultou em economia substancial para a Administração, além de oferecer informações para o cadastro único do município.

A instalação de 80 km de fibra óptica na cidade deu a infraestrutura do projeto, que atende hoje mais de 70% da população com internet gratuita e permitiu a informatização e integração de todos os órgãos públicos. A Prefeitura investiu ainda na modernização de equipamentos, aquisição de softwares específicos e de um sistema operacional próprio.

Diretor da Secretaria de Indústria, Comércio e Agricultura, responsável por centralizar as informações do cadastro único, Edvaldo Piva como o SIM Digital trabalha para o atendimento presente e futuro dos cidadãos de Vinhedo, sendo uma ferramenta de planejamento da gestão. “No atendimento para um serviço inicial a Prefeitura é capaz de recolher informações específicas e atualizadas do cidadão, podendo se preparar para os atendimentos futuros. Por exemplo, a partir do atendimento de uma gestante no posto de saúde o gestor pode planejar uma vaga em creche em alguns meses, uma vaga escolar em alguns anos. A central de cadastro única ajuda a pensar o futuro da nossa cidade”, completa.

Como uma iniciativa inovadora com foco na prestação de serviços de qualidade e na eficiência da gestão, a Boa Prática se enquadra no Eixo Gestão para a Sustentabilidade do PCS. Esse modelo busca responder a diferentes interesses da sociedade civil e da Administração, com mecanismos de participação social e integração na execução dos programas e projetos. Uma gestão sustentável do território passa por um conjunto de políticas e sistemas de informação coesos, que permitam priorizar ações, investimentos e uma gestão eficiente em todas as etapas do planejamento e execução.

Objetivo:

- Disponibilizar à população serviços e informações públicas e privados, facilitando a vida dos cidadãos e otimizando os serviços prestados;

- Organizar o planejamento da gestão pública de forma moderna e integrada, utilizando ferramentas de tecnologia e inovação para o desenvolvimento econômico e social da cidade;

- Utilizar os meios digitais para melhoria do acesso a serviços públicos;

- Disponibilizar acesso público e gratuito à rede mundial de computadores a todo cidadão, independentemente do local de moradia ou classe social;

Cronograma e Metodologia:

2009: Criação do projeto SIM Vinhedo Digital

2011:

- Em janeiro inicia digitalização de documentos públicos e início do cadastro único de informações, projetando uma Central de dados do município;

- Em março é realizada licitação para empresa para instalação de contador digital nos semáforos,

- Em junho começa a implementação da estrutura em fibra ótica;

2012: Em março entra em funcionamento o Cadastro Técnico Municipal (CTM);

2018: Vinhedo é eleita a cidade mais Tecnológica e Inovadora do Brasil entre as cidades de 50 a 100 mil habitantes pelo Ranking da Urban System;

Resultados:

- Reducção de 45% no índice de roubo e furto no centro da cidade, em apenas um ano de funcionamento do sistema de monitoramento por vídeo;

- Redução de 30 dias para 24 horas no prazo de abertura de empresas na cidade;

- Monitoramento de mais de 10 mil alunos da rede municipal de ensino;

- Atendimento direto de aproximadamente 6.500 cidadãos por mês para serviços digitais;

Instituições envolvidas:

Prefeitura Municipal de Vinhedo

Secretaria Municipal de Indústria, Comércio e Agricultura

Secretaria Municipal de Educação

Secretaria Municipal de Governo

Secretaria Municipal de Fazenda

Secretaria Municipal de Administração

Centro Integrado de Comunicação, Inteligência e Controle (CICOM) da Guarda Civil Municipal

Rede Cidade Digital

Contato:

Prefeitura de Vinhedo

Endereço: Rua Humberto Pescarini, nº 330, Centro

Telefone: (19) 3826-7800

Horário de atendimento: das 8 às 17 horas, de segunda a sexta-feira

E-mail: [email protected]

Fontes:

Plano Nacional de Internet das Coisas

Decreto de Criação do Fundo de Desenvolvimento Metropolitano de Campinas - FUNDOCAMP

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última modificação: seg, 24/06/2019 - 18:30