31/07/2019

3º edição do Prêmio Cidades Sustentáveis recebe mais de cem inscrições

A terceira edição do Prêmio Cidades Sustentáveis recebeu 114 inscrições de boas práticas municipais, políticas inovadoras e bem-sucedidas na redução das desigualdades. Foram inscritas projetos e ações públicas de 61 municípios, distribuídos por 15 Estados de todo o Brasil.

A cerimônia de entrega do prêmio acontecerá no dia 18 de setembro, durante a conferência “Catalisando Futuros Urbanos Sustentáveis”, que reúne o 3º Encontro da Plataforma Global Cidades Sustentáveis e a 2ª Conferência Internacional Cidades Sustentáveis.

A premiação será feita de acordo com resultados concretos e mensuráveis em três categorias: Desigualdade econômica (foco em gênero e raça); Acesso à serviços (Saúde, Educação e Infraestrutura); e Acessibilidade.

Até o mês de agosto, especialistas que integram o corpo de jurados realizarão as análises das boas práticas inscritas, de acordo com os critérios estabelecidos.

A presente edição do prêmio é promovida pelo Programa Cidades Sustentáveis e Oxfam Brasil, em parceria com a Associação Brasileira de Municípios e Frente Nacional de Prefeitos. A iniciativa conta com apoio do CITinova, Fundação Ford e Instituto Arapyaú.

Para saber mais, acesse o site do Prêmio Cidades Sustentáveis 2019.

Edições anteriores

Realizada em 2014, a primeira edição do Prêmio Cidades Sustentáveis visou estimular os gestores públicos para a criação, manutenção e atualização de observatórios em seus respectivos municípios. Esses observatórios deveriam conter indicadores, programas de metas e informações relevantes sobre políticas públicas voltadas à qualidade de vida e ao desenvolvimento sustentável.

Já a segunda edição, em 2016, teve por foco políticas públicas municipais inovadoras e bem-sucedidas em oito áreas temáticas: Bens Naturais Comuns; Criança; Cultura; Educação para a Sustentabilidade; Esporte; Governança; Mobilidade; e Saúde.