24/07/2019

Uma plataforma para a transformação urbana

Na Conferência “Catalisando Futuros Urbanos Sustentáveis”, serão lançados a Plataforma do Conhecimento e o Observatório de Inovação para Cidades Sustentáveis, sistema web do Projeto CITinova Planejamento Integrado e Tecnologias para Cidades Sustentáveis.

Com a missão de promover sustentabilidade e resiliência urbana, o projeto CITinova teve início em 2018 e está investindo no que há de mais inovador em soluções tecnológicas, metodologias e ferramentas de planejamento urbano integrado para gestores públicos, pesquisadores e sociedade em geral.

Nada mais adequado, portanto, do que lançar seu sistema web na conferência “Catalisando Futuros Urbanos Sustentáveis”, que reúne o 3º Encontro Anual da Plataforma Global Cidades Sustentáveis e a 2ª Conferência Internacional Cidades Sustentáveis, onde estarão  gestores de todo o Brasil e de vários países do mundo. 

No dia 18 de setembro, às 15h, no Auditório Oscar Niemeyer, Parque do Ibirapuera, em São Paulo, os participantes terão a oportunidade de conhecer a primeira versão da Plataforma do Conhecimento para Cidades Sustentáveis, que irá integrar o sistema web do Programa Cidades Sustentáveis (PCS) e o Observatório de Inovação.

A Plataforma tem como objetivo apoiar o planejamento local dos municípios por meio de ferramentas de auxílio à gestão pública, metodologias em planejamento urbano integrado, conteúdos técnicos e teóricos, banco de boas práticas nacionais e internacionais, e indicadores relacionados às diversas áreas da administração municipal.

“Esse ambiente web aberto e de uso gratuito cumprirá um papel fundamental para a municipalização dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), ao apoiar as cidades na implementação da Agenda 2030 em nível local”, afirma Zuleica Goulart, coordenadora do PCS no âmbito do Projeto CITinova.

A participação cidadã e o controle social também são imprescindíveis para a promoção de cidades mais justas, democráticas e sustentáveis. Para incentivar o monitoramento da população, a Plataforma disponibilizará dados sobre a evolução dos indicadores e metas das cidades por meio de comparativos, gráficos e tabelas.

E muito mais. Com foco nas iniciativas mais inovadoras sobre sustentabilidade no Brasil e ao redor do mundo, o Observatório de Inovação para Cidades Sustentáveis, desenvolvido pelo Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE), oferecerá conteúdo e soluções contextualizados no território brasileiro. Gestores públicos e pesquisadores poderão se apropriar dessas tecnologias e compreender o potencial de implementação ou adaptação de soluções à sua realidade. 

A Plataforma do Conhecimento para Cidades Sustentáveis é uma das muitas frentes de ação do CITinova, um amplo projeto multilateral realizado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), com apoio do Fundo Global para o Meio Ambiente (Global Environment Facility – GEF) e da ONU Meio Ambiente, e coexecução do Programa Cidades Sustentáveis (PCS), Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE), Secretaria do Meio Ambiente (SEMA/GDF) e ARIES/Porto Digital. 

 

O PROJETO CITinova

Com abrangência nacional e ações específicas em Brasília e Recife, o projeto tem duração de quatro anos, de 2018 a 2022, e foi dividido em três grandes frentes de ação:

Planejamento Urbano Integrado: produção de conhecimento e de ferramentas colaborativas para aprimorar a coleta, a organização, o arquivamento e o monitoramento de dados sobre meio ambiente. 

Investimento em Infraestruturas: projetos pilotos em Brasília e Recife com tecnologias inovadoras para enfrentar desafios históricos da população e da gestão pública nas áreas de água, resíduos, energia, mudanças climáticas e mobilidade, e que tenham impacto em larga escala.

Plataforma do Conhecimento e Observatório de Inovação para Cidades Sustentáveis:  disponibilização, na web, de tecnologias e soluções inovadoras e das lições aprendidas com os projetos pilotos.