Sob o tema Catalisando Futuros Urbanos Sustentáveis, o evento reunirá líderes governamentais, técnicos de planejamento urbano, sociedade civil, organizações internacionais e especialistas globais do setor privado para explorar como podemos planejar, financiar e implementar trajetórias de desenvolvimento sustentável para nossas cidades.

Alex Weber

Consultor do Banco Mundial em Jacarta - Indonésia

Fornece experiência em assuntos relacionados ao financiamento de infraestrutura e PPPs. Atualmente Assessora estruturas legais e regulamentares, preparação de projetos, mobilização de capital privado e faz parte da equipe principal que desenvolve a Estrutura Municipal de PPPs. Antes de ingressar no Banco Mundial, Alex atuou como consultor jurídico sênior do Presidente da República de Palau. Durante esse período, liderou ou prestou consultoria em vários grandes projetos de infraestrutura, incluindo uma PPP para expandir e melhorar o Aeroporto Internacional de Palau. Alex é Doutor pela Stanford Law School.

Academia Urbana 2: Parcerias Público-Privadas nos Municípios

Aloke Barnwal

Especialista Senior em Mudanças Climáticas do GEF - Global Environment Facility

Coordenador do Programa de Impacto em Cidades Sustentáveis ​​do GEF, liderando seu projeto e entrega. Especialista sênior em adaptação para apoiar a programação do Fundo dos Países Menos Desenvolvidos e do Fundo Especial para as Alterações Climáticas no GEF. Tem mais de 16 anos de experiência no espaço da sustentabilidade, com experiência em políticas e finanças sobre mudanças climáticas, desenvolvimento urbano sustentável, gerenciamento de recursos naturais e meios de subsistência resilientes nos países em desenvolvimento. Trabalhou extensivamente em organizações sem fins lucrativos, do setor privado e de doadores, em uma ampla gama de desafios de sustentabilidade em níveis local, nacional e regional. Antes de ingressar no GEF, trabalhou como consultor de clima e meio ambiente no Departamento de Desenvolvimento Internacional do Reino Unido (DFID) em Délhi, liderando seus programas bilaterais de assistência técnica sobre mudanças climáticas e cidades inteligentes. É bolsista da Ford Foundation, possui mestrado em relações públicas pela Universidade de Indiana, Estados Unidos e é bacharel em engenharia civil.

GEF-6 Cidades Sustentáveis: Sucessos e Lições Aprendidas

Amelia Gonzalez

Jornalista

Por nove anos editou o caderno Razão Social, suplemento do jornal O Globo que atualizava temas ligados ao desenvolvimento sustentável. Há seis anos tem uma coluna no G1, chamada “Nova Ética Social”, onde reflete sobre temas ligados aos fatores econômicos, socio e ambientais mais relevantes de nossa época

Painel: Impacto do Jornalismo no Desenvolvimento Sustentável

Amelie Broszeit

Especialista em sensoriamento remoto pela GAF AG e Munique, Alemanha

Nos últimos anos trabalhou em diferentes projetos de observação da terra e geoprocessamento, principalmente no domínio urbano. Desde o início do projeto EO4SD-Urban, está fortemente envolvida na organização, produção de conteúdos e capacitação conduzida dentro da estrutura do projeto. Tem uma forte experiência em aplicações de dados geoespaciais para desenvolvimento urbano em países em desenvolvimento. É mestre em geografia física e soluções de sensoriamento remoto pela Universidade de Würzburg (Alemanha).

Academia Urbana 4: Geoprocessamento

Anderson Meneses

Agência Mural

Formado em Publicidade e Propaganda na Universidade Anhembi Morumbi, foi sócio e gerente de mídias sociais do Catraca Livre durante 8 anos. Já trabalhou como consultor de mídias sociais da Vivo, Fundação Telefônica/Vivo e Ambev. Foi um dos responsáveis pela elaboração do primeiro curso de Práticas em Mídias Sociais do Brasil, oferecido em parceria com o Centro Paula Souza. Atualmente é codiretor da Agência Mural de Jornalismo das Periferias.

Painel: Impacto do Jornalismo no Desenvolvimento Sustentável

André Trigueiro

Jornalista

Jornalista com Pós-graduação em Gestão Ambiental pela COPPE/UFRJ onde leciona a disciplina “Geopolítica Ambiental”, professor e criador do curso de Jornalismo Ambiental da PUC-Rio, autor dos livros “Cidades e Soluções – Como construir uma sociedade sustentável” (Ed. Leya, 2017); “Mundo Sustentável 2 – Novos Rumos para um Planeta em Crise” (Ed. Globo, 2012); “Mundo Sustentável – Abrindo Espaço na Mídia para um Planeta em transformação” (Ed.Globo, 2005), Coordenador editorial e um dos autores do livro “Meio Ambiente no século XXI” (Ed. Sextante, 2003), “Espiritismo e Ecologia” (Ed.FEB, 2009) e “Viver é a Melhor Opção – A prevenção do suicídio no Brasil e no Mundo” (Ed. Correio Fraterno, 2015), Conferencista espírita, realiza também palestras sobre sustentabilidade e outros temas.

De 1996 a 2012 atuou como repórter e apresentador do Jornal das Dez” da Globo News, canal de TV por assinatura onde também produziu, roteirizou e apresentou programas especiais ligados à temática socioambiental. Pela série “Água: o desafio do século 21” (2003) recebeu o Prêmio Imprensa Embratel de Televisão e o Prêmio Ethos – Responsabilidade Social, na categoria Televisão. Pela série “Kioto: O protocolo da Vida” (2005) recebeu o título de “Hors Concours” no Segundo Prêmio CEBDS de “Desenvolvimento Sustentável”. Pela série “A nova energia do mundo” (2005), recebeu o Prêmio Nacional de conservação e Uso Racional de Energia 2005, oferecido pela Eletrobrás e pela Petrobrás.

É Editor-chefe do programa semanal “Cidades e Soluções”, exibido na Globo News desde outubro/2006. Por 15 anos trabalhou na Rádio CBN como o primeiro comentarista de sustentabilidade da emissora, onde apresentava aos sábados e domingos o quadro “Mundo Sustentável”. É colaborador voluntário das rádios espíritas Rio de Janeiro (RJ) e Boa Nova (SP). Em abril de 2012, aceitou o convite para retornar a Rede Globo (onde foi repórter entre 1993 e 1996) para ser o primeiro colunista de sustentabilidade do Jornal da Globo onde apresentou o quadro “Sustentável” durante 3 anos, com séries especiais gravadas na China, na Alemanha, e várias partes do país. Realiza reportagens para a TV Globo. Desde junho/2016 é colunista da Folha de S. Paulo e desde maio/2012 é colunista do G1. Presidiu o Júri da VI e da VII Edições do Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental de Goiás (2004 e 2005).

Rodada dos Prefeitos – Moderador

Angus Laurie

Planejador Urbano e Co-Fundador do LLAMA Urban Design

Aluno do programa da London Cities of Economics. Desde o estabelecimento de sua prática, dirigiu vários projetos importantes de mobilidade urbana na América Latina, incluindo os planos de mobilidade urbana para as cidades de Puno e San Bartolo. Angus foi o principal planejador urbano de três projetos piloto de desenvolvimento orientado ao transporte público para a Linha 2 do Metrô de Lima, com o Banco Mundial, e um projeto piloto do DOT para a linha de metrô Quito.

Academia Urbana 3: Desenvolvimento Orientado ao Transporte

Atila Roque

Diretor Regional da Fundação Ford no Brasil

Mestre em Ciências Políticas pelo Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro – IUPERJ e Bacharel em História pela Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ. É também integrante dos conselhos da International Budget Partnership (IBD), do Just Associates, do Greenpeace Brasil,  do GIFE e do Fundo Brasil de Direitos Humanos. 

Sessão Temática 6:  Planejamento Urbano – Enfrentando Desigualdades de Gênero e Raça – Moderador

Barbara Brakarz

Especialista Sênior em Clima e Sustentabilidade, Banco Interamericano de Desenvolvimento - BID

Responsável pela prospecção, preparação e entrega de projetos do BID nas áreas de agricultura sustentável, silvicultura, recursos hídricos e infraestrutura sustentável no Brasil. Ela também é responsável pela integração do clima e da sustentabilidade na estratégia, programação e operações do Grupo BID e por liderar o diálogo com o governo brasileiro para desenvolver projetos e aumentar o acesso ao financiamento climático para acelerar a implementação de seu NDC. Anteriormente, trabalhou no Banco Mundial no Departamento de Desenvolvimento Ambiental e Social da América Latina, na Embaixada Britânica em Brasília como Diretora de Cooperação Internacional, responsável pelo Fundo Internacional para o Clima e pelo Prosperity Fund no Brasil e na Nature Conservancy como Coordenadora de Conservação.

Sessão Temática 7: Financiamento do Desenvolvimento Urbano Sustentável

Beugré Robert Mambe

Governador de Abidjan - CI

Engenheiro civil formado em Abidjan na École Nationale Supérieure des Travaux Publics e em Paris no Centre des Hautes Études of Construction e na École Nationale des Ponts et Chaussées. Beugré foi o chefe das técnicas centrais de estudos da Agência da Costa do Marfim e mais tarde foi presidente da comissão eleitoral do país.

Rodada dos Prefeitos

Bruno Covas

Prefeito de São Paulo - SP

Advogado e Economista, é Vice-Presidente da Frente Nacional de Prefeitos (FNP).  Foi Secretário do Meio Ambiente do Estado de São Paulo, Secretário-Chefe da Casa Civil  e Secretário de Prefeituras Regionais do Município. Como Deputado Estadual, foi considerado o deputado mais atuante da legislatura pelo Movimento Voto Consciente. Integrou ainda as Comissões de Direitos Humanos e de Defesa dos Direitos do Consumidor, foi presidente da Frente Parlamentar de Apoio à Comunidade Luso-Brasileira e Coordenador da Frente DST-Aids. Foi relator de mais de 180 projetos de lei, como a Nota Fiscal Paulista, que diminui a carga tributária e devolve tributo diretamente para o cidadão, presidente da CPI do ECAD, relator da CPI da CDHU e membro da CPI da BANCOOP.

Rodada dos Prefeitos

Carmen Martinez

Arquiteta e Designer Urbana Sênior

Mais de 8 anos de experiência profissional em projetos de planejamento e urbanismo na Europa, América, Oriente Médio, África e Ásia. Com formação como arquiteta na ETSAM em Madri e planejamento e paisagem urbana em Harvard GSD, Carmen adota uma visão holística para cada projeto, liderando equipes de consultores e designers. A inovação e a constante pesquisa de novas tendências no planejamento urbano permitem que Carmen supere as expectativas do cliente e da equipe. Ela tem um interesse particular em como as novas tecnologias redefinem o futuro das cidades.

Academia Urbana 3: Desenvolvimento Orientado ao Transporte

Chang Gyu Choi

Professor da Escola de Estudos Urbanos da Universidade de Hanyang

Com ampla experiência acadêmica e prática em planejamento, design urbano e empreendimentos imobiliários, recebeu sua graduação (1990), Mestrado (1992) e Ph.D (1997) em Urbanismo pela Hanyang University,  em Seul e MsRED (2004), na Columbia University, Nova York. Ele recebeu Prêmio em 2015 da Korea Planners Association e o de melhor artigo em 2017 do Korea Appraisal Board. É autor de mais de 60 artigos em importantes revistas acadêmicas como Cidades, Política de Uso da Terra, Estudos Urbanos, Meio Ambiente e Planejamento B e Journal of Korea Planning Association.

Academia Urbana 3: Desenvolvimento Orientado ao Transporte

Christianne Marie Aguiar Coelho

Vice-Prefeita de Sobral - CE

Graduada em Estudos Sociais e Enfermagem pela Universidade Estadual Vale do Acaraú – UVA, com Pós-Graduação em Saúde Pública, Saúde da Família e Educação em Ciências para a Saúde pela mesma instituição. Ocupou o cargo de Secretária Executiva da Secretaria de Saúde de Sobral – CE. Exerceu o mandato de vereadora e ocupa, atualmente, o cargo de vice-prefeita do município.

Sessão Temática 9: Participação Social – Novos Mecanismos para os Desafios da Gestão Pública

Apresentação Christianne Coelho (Plano de Metas)

Cláudia Maria de Almeida

Pesquisadora Sênior da Divisão de Sensoriamento Remoto do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais - INPE

 Atua no INPE desde 2004 na Coordenação do Grupo de Estudos Urbanos. É formada em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo – USP (1989), possui Mestrado em Planejamento de Infra-estrutura pela Universidade de Stuttgart, Alemanha (1995), concluiu parte de seu doutorado em Sensoriamento Remoto no Centro Avançado em Análise Espacial do University College Londres, no Reino Unido (2002) como pesquisadora afiliada e doutorado em Sensoriamento Remoto pelo INPE (2003). É professora credenciada na USP e na Universidade Agrária La Molina (Peru). Ela atua como árbitra ad hoc do CNPq, FAPESP e da Fundação Nacional de Ciências dos EUA. Atualmente, é editora associada do ISPRS Journal e também de uma edição especial de Sensoriamento Remoto na GEOBIA –  Geographic Object-Based Image Analysis.

Sessão Temática 1: Geoprocessamento e Planejamento Espacial

Daniel Todtmann Montandon

Consultor em Planejamento Urbano da ONU-Habitat

Arquiteto formado pela Unesp em Bauru), mestre e doutorando em planejamento urbano e regional pela FAU – USP. Atuou 15 anos na administração pública tendo ocupado os cargos de Diretor de Planejamento Urbano no Ministério das Cidades e na Prefeitura de São Paulo foi Diretor do Uso do Solo, presidente da Comissão de Proteção à Paisagem Urbana – CPPU e presidente da Câmara Técnica de Legislação Urbanística – CTLU. Atualmente é professor de urbanismo na Escola da Cidade e na Universidade São Judas Tadeu e consultor em planejamento urbano da ONU-Habitat.

Sessão Temática 6:  Planejamento Urbano – Enfrentando Desigualdades de Gênero e Raça

Apresentação Daniel Todtmann (A perspectiva do direito à cidade na Nova Agenda Urbana e nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável)

Felipe Targa

Especialista Sênior em Transporte Urbano no Banco Mundial

Ex-vice-ministro de transportes da Colômbia, diretor do CityLab e 20 anos de experiência no setor público, instituições multilaterais de desenvolvimento e pesquisa acadêmica. Defensor do urbanismo das bicicletas, ativação de espaços públicos e cidades em escala humana. Ele possui mestrado em Planejamento Urbano e Local pela Universidade da Carolina do Norte e avançou para o doutorado em Sistemas de Transporte da Universidade de Maryland.

Academia Urbana 3: Desenvolvimento Orientado ao Transporte

Fernanda Campagnucci

Diretora Executiva da Open Knowledge Brasil

Formada em jornalismo e mestre em educação, integrou a carreira de gestão de políticas públicas na Prefeitura de SP, onde desenvolve projetos de transparência e integridade pública desde 2013. Coordenou o Pátio Digital, uma iniciativa aberta do governo municipal. Secretaria de Educação. Foi bolsista de governo aberto da OEA (2015), membro da Open Data Leaders Network do Open Data Institute em Londres (2016) e membro da UNU-EGOV (2018) na Unidade de Governança Digital da Universidade da ONU. Doutoranda em Administração Pública pela FGV-SP, Confirmada

Sessão Temática 9:  Participação Social – Novos Mecanismos para os Desafios da Gestão Pública – Moderadora

Fernando de Mello Franco

Diretor do URBEM – Instituto de Urbanismo e Estudos para a Metrópole

Arquiteto e Urbanista, Doutor em Estruturas Ambientais Urbanas pela Universidade de São Paulo, Brasil. Diretor do URBEM – Instituto de Urbanismo e Estudos para a Metrópole, organização não governamental focada na estruturação de projetos urbanos com impacto social. Consultor para diversas instituições nacionais e internacionais, entre elas a UN Habitat e Banco Mundial. Secretário de Desenvolvimento Urbano do Município de São Paulo (2013-2016). Responsável pela coordenação da revisão participativa do marco regulatório da política urbana e pela coordenação dos Projetos de Untervenção urbana – PIU.

Academia Urbana 3: Desenvolvimento Orientado ao Transporte

Francisco Cabrera

Gerente de infraestrutura e financiamento de PPP da Deloitte Espanha

Bacharel e mestre em administração e gerenciamento de negócios pela ESADE (Barcelona). Ingressou na consultoria depois de trabalhar por três anos no setor de energia renovável na Índia e na Espanha, desenvolvendo e financiando projetos de energia solar fotovoltaica na América Latina e na Ásia. Francisco trabalhou em mais de 30 projetos de financiamento de infraestrutura sob a modalidade de PPP na América Latina e Espanha, assessorando os setores público e privado. Para o setor privado, Francisco trabalhou em projetos para a preparação e revisão de modelos financeiros, apresentação de ofertas econômicas, preparação de relatórios de investimentos, due diligence financeira e apresentação de iniciativas privadas. Alguns de seus clientes do setor privado foram: Grupo AZVI, ACS, GLOBALVIA, SHIP, ARDIAN, COFIDES ou AXIS.

Academia Urbana 3: Desenvolvimento Orientado ao Transporte

Hervis GHOMSI

Engenheiro de sensoriamento remoto na SIRS Company em Villeneuve-d’Ascq - França

Trabalha em vários projetos vinculados as Ciências da Terra para monitoramento de dados sobre o planeta, como florestas, planejamento urbano e gerenciamento de emergências. Nos últimos anos, esteve intensamente envolvido na capacitação sobre Sensoriamento Remoto e Sistemas de Informação Geográfica em vários países africanos. Hervis possui mestrado em sensoriamento remoto e monitoramento territorial pelas Universidades de La Reunion e Montpellier, e mestrado em geomática, meio ambiente e planejamento pela Universidade de Picardia Jules Verne (França).

Academia Urbana 4: Geoprocessamento

Horacio Terraza

Especialista em Urbanismo para a América Latina no Banco Mundial

Mais de 20 anos de experiência profissional no campo urbano-ambiental, tendo trabalhado tanto no setor privado quanto em organizações multilaterais de desenvolvimento. É o principal especialista em urbanismo da região da América Latina no Banco Mundial, com foco em cidades, infraestrutura urbana e resiliência. Nos últimos oito anos, trabalhou no Banco Interamericano de Desenvolvimento – BID como Coordenador da Iniciativa Cidades Emergentes e Sustentáveis ​​- ESCI e como Especialista Principal em Água.

Academia Urbana 3: Desenvolvimento Orientado ao Transporte

Ivan Kerr

Ministro da Habitação e presidente do ProCreAr em Buenos Aires

Formado pela Universidade de Buenos Aires, com mestrado em direito comercial pela Universidade Austral, foi gerente geral do Instituto de Habitação da Cidade de Buenos Aires, órgão de aplicação da política habitacional do Governo da Cidade Autônoma de Buenos Aires, em 2011/2014, e membro do conselho de administração em 2014/2015. Desde 2011, colabora com a Fundação Pensar, cujo objetivo é o desenvolvimento dos planos de governo de Mauricio Macri, como coordenador da área habitacional. Ele foi candidato ao Legislativo na cidade de Buenos Aires em 2013, sendo eleito em 2015. Foi ainda Diretor de Desenvolvimento Urbano e Habitação do país entre 2016 e 2017.

Sessão Temática 2: Inclusão e Moradia Acessível

James Rayner

Diretor de Planejamento Urbano da Broadway em Malyan

Com mais de 20 anos de experiência em design e planejamento urbano de grandes e complexos projetos mundiais, James lidera a equipe de Planejamento Urbano da Broadway em Malyan. Por meio de seu estúdio em Londres, James trabalhou em uma ampla gama de indústrias e escalas por todo o mundo – do Canadá à China, de Angola à Abu Dhabi. Ele foi convidado para o conselho da Broadway Malyan Holdings Ltd como diretor em 2014. James liderou projetos premiados como North Yas New Town em Abu Dhabi, East Village em Calgary no Canadá e Luanda City, Angola – um planejamento de futuro e o plano diretor para o quarto maior cidade da África. Nos últimos anos, desenvolveu vários projetos em todo o Brasil.

Academia Urbana 3: Desenvolvimento Orientado ao Transporte

Jani Moliis

Vice-diretor de desenvolvimento econômico e chefe de assuntos internacionais da cidade de Helsinque

Mestre em Ciências Políticas pela Universidade de Helsinque, Bacharel em Relações Internacionais pela Universidade Webster. Tem mais de 10 anos de experiência em consultoria de gestão, tendo trabalhado em várias empresas profissionais líderes mundiais, como McKinsey & Company e Accenture. Concentrou-se em melhorar a eficácia e o impacto de uma ampla gama de organizações do setor público. Antes de ingressar na organização da cidade de Helsinque em janeiro de 2019, ele trabalhou como consultor de governança para o governo de Ruanda.

Sessão Temática 9: Participação Social – Novos Mecanismos para os Desafios da Gestão Pública

Apresentação Jani Moliis (Helsinki’s participation and interaction model)

Jeff Delmon

Especialista do Banco Mundial em Parcerias Público-Privadas

Atuou como consultor para governos e patrocinadores no tema de financiamento de infra-estrutura e PPP, realizando projetos na Europa Ocidental e Oriental, Extremo Oriente, Sul da Ásia, Ilhas do Pacífico, África e América Central desde 1994, e é especialista sênior em PPP no Banco Mundial desde 2005. Atualmente está baseado em Cingapura. Antes de ingressar no Banco Mundial, passou 11 anos em Paris e Londres, assessorando projetos globais de infraestrutura e PPP nos escritórios de advocacia Allen & Overy e Freshfields. Ele é autor de vários livros, artigos e blogs sobre PPP, incluindo: Ricover e Delmon, um guia para parcerias público-privadas em aeroportos (Routledge, 2020), projetos de parceria pública-privada em infraestrutura: um guia prático para desenvolvedores de políticas (2ed, Cambridge University Press, 2017) e Investimento do setor privado em infraestrutura: financiamento de projetos, projetos e programas de PPP (3ed Kluwer International 2016). Jeff é professor adjunto na Escola de Políticas Públicas Lee Kwan Yew da Universidade Nacional de Cingapura e um qualificado mediador.

Academia Urbana 2: Parcerias Público-Privadas nos Municípios

Jonas Donizette

Prefeito de Campinas e Presidente da Frente Nacional de Prefeitos - FNP

Em 1992, foi o mais jovem eleito da Câmara dos Vereadores. Reelegeu-se duas vezes. Durante o 3º mandato, em 2002, elegeu-se deputado estadual e foi reeleito em 2006. Em 2010, tornou-se deputado federal com 162.144 votos, a maior votação da cidade. Em 2012, foi eleito prefeito de Campinas no segundo turno, com 315.488 votos. Em 2016, reelegeu-se prefeito de Campinas, com 323.308 votos no primeiro turno. Foi eleito presidente da FNP – Frente Nacional de Prefeitos em 2017.

Rodada dos Prefeitos

Jorge Abrahão

Coordenador Geral do Programa Cidades Sustentáveis

Engenheiro, é Coordenador Geral do Instituto Cidades Sustentáveis e da Rede Nossa São Paulo. Membro da Comissão Nacional para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável – CNODS e professor do MBA do LARC da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo. Foi Conselheiro do Global Compact da Organização das Nações Unidas de 2012 a 2018, membro do CDES – Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social da Presidência da República de 2014 a 2018,  e Presidente do Instituto Ethos de 2010 a 2016.

Sessão Temática 9: Participação Social – Novos Mecanismos para os Desafios da Gestão Pública

Juan Felipe Pinilla

Advogado da Universidad de los Andes - Bogotá

Mestrado em Política Territorial e Urbana pela Universidade Carlos III, foi bolsista do programa de bolsas do Japão-BID. Consultor independente em Direito Urbano, com vasta experiência na estruturação de instrumentos de gestão fundiária e captura de valor em projetos urbanos. Foi consultor jurídico do Programa de Renovação Urbana da Prefeitura de Bogotá, da Universidade dos Andes, do Banco Mundial, da ONU Habitat, do BID, da CAF, da Secretaria de Planejamento Distrital de Bogotá e da Metrovivienda, entre outros. Atualmente, lidera o trabalho de pesquisa e consultoria de seu escritório “JFP & Associates Urban Law” e coordena o componente jurídico e público do plano parcial de renovação urbana “Triángulo de Fenicia”, promovido pela Universidade dos Andes. Ele é membro do corpo docente do Lincoln Institute of Land Policy. Publicou vários artigos em mídias especializadas em questões de propriedade urbana, instrumentos de gestão da terra e transformação do sistema urbano colombiano.

Academia Urbana 3: Desenvolvimento Orientado ao Transporte

Lin O’Grady

Arquiteta das Cidades Verdes do BERD

Tem mais de 30 anos de experiência, trabalhando internacionalmente no setor de infraestrutura, tanto em transações do setor público quanto do privado. Atualmente, ela é vice-diretora do recém-criado Grupo de Infraestrutura Sustentável (SIG), com responsabilidade específica pelo programa Cidades Verdes do BERD. Antes disso, ela passou muitos anos trabalhando em transações nos setores de transporte e municipal. Lin iniciou sua carreira como bolsista de ODI (Instituto de Desenvolvimento Ultramarino) na África Austral e depois trabalhou para o Departamento de Desenvolvimento Internacional (DFID), então conhecido como ODA. Em seguida, trabalhou no setor privado, em consultoria de transporte na África do Sul e no Leste, seguida pelo programa TACIS (Comissão de Assistência Técnica à Comunidade de Estados Independentes) da Comissão Européia. Ultimamente, no BERD, ela se envolveu cada vez mais no financiamento climático e, como tal, é uma das arquitetas das Cidades Verdes do BERD, onde o Banco investiu recursos no valor de 1 bilhão de euros para enfrentar desafios ambientais, por meio de investimentos e políticas. reformas nas cidades dos países em que o Banco opera. Lin é bacharel em Economia e mestre em Planejamento e Engenharia de Transportes.

Sessão Temática 7: Financiamento do Desenvolvimento Urbano Sustentável

Lincoln Landon Lewis

Analista de Desenvolvimento Urbano do Banco Mundial

Arquiteto licenciado de Cingapura e membro da equipe de Prática global urbana, gestão de riscos de desastres, resiliência e terrenos Banco Mundial, com sede em Washington, DC, onde coordena a Plataforma Global para Cidades Sustentáveis. Antes disso, durante um período de 10 anos em Cingapura, ele foi consultor do Banco Mundial, funcionário do Ministério do Desenvolvimento Nacional, e atuou como arquiteto projetando e implementando edifícios institucionais, planos de campus e projetos habitacionais em Cingapura e sudeste da Ásia. Obteve um mestrado em transformações urbanas em territórios em desenvolvimento do Instituto Federal Suíço de Tecnologia de Zurique e um bacharelado profissional em arquitetura da Universidade do Kansas.

GEF-6 Cidades Sustentáveis: Sucessos e Lições Aprendidas

 

 

Luanda Nera

Coordenadora de Comunicação do Programa Cidades Sustentáveis

Jornalista pela PUC-SP e mestre em Jornalismo pela ECA-USP. Foi responsável pela criação da coluna Sociais & Cias, da Folha de S.Paulo; pelo programa “Central do Consumidor”, da Rádio Cultura AM; e pela seção Faço Parte, do Jornal da Tarde. Vencedora do Prêmio Ethos de Jornalismo em 2002 e finalista em 2001, 2006 e 2007. Vencedora do I Prêmio Fecomercio de Jornalismo, em 2003, e do Prêmio 3M de Inovação Social, em 2007. E indicada para o Prêmio Comunique-se como repórter de Sustentabilidade. Foi professora e coordenadora do curso Jornalismo Social da ECA-USP. É membro do conselho consultivo da Agência Mural de Jornalismo das Periferias. Desde 2007, coordena a comunicação da Rede Nossa São Paulo e do Programa Cidades Sustentáveis.

Painel: Impacto do Jornalismo no Desenvolvimento Sustentável

Maitreyi Bordia Das

Gerente de Práticas Globais em Desenvolvimento Social, Urbano, Rural e Resiliência e Líder Global para a Inclusão Social do Banco Mundial

Liderou e participou de várias pesquisas e iniciativas políticas, sendo a principal autora do relatório “Inclusion Matters: The Foundation for Shared Prosperity”, de 2013; da publicação “Scaling the Heights: inclusão social e desenvolvimento sustentável em Himachal Pradesh”, de 2015 e, mais recentemente, “O aumento da maré: um novo olhar sobre  Água e Gênero”. Ela iniciou sua carreira como palestrante no St Stephen’s College, na Universidade de Delhi, foi membro do Harvard Center of Population and Development Studies e trabalhou como consultora do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento. PhD em Sociologia – Demografia, pela Universidade de Maryland, antes de ingressar no Banco Mundial, Maitreyi participava do Serviço Administrativo Indiano – IAS.

Sessão Temática 6:  Planejamento Urbano – Enfrentando Desigualdades de Gênero e Raça

Apresnetação Maitreyi Bordia Das (Urban Planning Addressing Gender and Race Inequalities)

Marcia Grozsmann Faria

Diretora de Investimentos para Instituições Financeiras Brasileiras, BID Invest

Marcia ingressou no BID Invest em fevereiro de 2018 e atualmente é Diretora de Investimentos para Instituições Financeiras Brasileiras. Ela é responsável pelo relacionamento entre o mercado financeiro brasileiro e o BID Invest, responsável por originar e executar transações com intermediários financeiros sustentáveis. Antes disso, Marcia foi Diretora de Instituições Financeiras Internacionais para o Brasil no Itaú BBA. Possui 22 anos de experiência no mercado brasileiro, com especialização em relações internacionais, captação de recursos e transações estruturadas. É formada em Economia pela Universidade de São Paulo e possui um Mestrado Executivo em Administração de Empresas pela Fundação Dom Cabral.

Sessão Temática 7: Financiamento do Desenvolvimento Urbano Sustentável

Maria Alice Setubal

Presidente dos conselhos da Fundação Tide Setubal e Gife - Grupo de Institutos, Fundações e Empresas

Neca Setubal, socióloga, doutora em Psicologia da Educação pela PUC-SP  – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e mestre em Ciência Política pela USP – Universidade de São Paulo. Autora de diversos livros e artigos para revistas e jornais. Foi Coordenadora de Educação para América Latina e Caribe pelo Unicef. Participação nos seguintes conselhos: Conselho da Aliança pelos Investimentos e Negócios de Impacto, Conselhos de Administração da Duratex, Conselho do Family Office, Fundação Itaú Social – grupo consultivo, Comitê Sustentabilidade Duratex, Conselho Consultivo USP – Universidade de São Paulo, Conselho IDEA – Instituto Estudos Avançados UNICAMP, Conselho Consultivo OPENSOCIETY para América Latina. Foi presidente do Conselho de Administração do CENPEC – Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária. Atualmente é presidente do Conselho de Administração Fundação Tide Setubal e do GIFE  – Grupo de Institutos Fundações e Empresas

Sessão Temática 3: O Papel da Gestão Pública na Geração de Oportunidades, Trabalho e Renda – Moderadora

María Fernandez Caldas

Secretária Municipal de Política Urbana da Prefeitura de Belo Horizonte

Formada em Arquitetura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e doutora em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Minas Gerais. Atualmente, é Secretária Municipal de Política Urbana da Prefeitura de Belo Horizonte, onde anteriormente ocupava o cargo de Secretária de Planejamento Urbano. Foi Diretora de Infraestrutura Social e Urbana da Secretaria do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão. Ele fazia parte do Comitê Nacional de Monitoramento da Minha Casa, do Programa Minha Vida e do Conselho Nacional das Cidades.

Sessão Temática 2: Inclusão e Moradia Acessível

Mariana Barros

Cidades 21

Sócia-fundadora da Cidades 21, agência de comunicação focada em temas urbanos, desenvolve projetos nas áreas de mobilidade, arquitetura, mercado imobiliário e sustentabilidade. Colaboradora do Estadão Media Lab, trabalhou em grandes redações como Veja, Veja São Paulo, Arquitetura e Urbanismo (aU) e Folha de S. Paulo, quando venceu o Grande Prêmio Folha (2008) e lançou o livro DNA Paulistano (Publifolha, 2008). Foi co-criadora da plataforma Esquina.

Painel: Impacto do Jornalismo no Desenvolvimento Sustentável

Masafumi Ota

Diretor executivo sênior da Tokyu Architechts & Engineering INC

Após concluir o mestrado no Departamento de Engenharia Civil da Universidade de Tóquio, ingressou na Tokyu Corporation em 1984. Além das carreiras de vários campos, como transporte, desenvolvimento imobiliário, varejo, pesquisa, etc. ele entrou no doutorado na Bartlett School of Planning, University College London em 1995. Em 2018, ele foi responsável por um desenvolvimento de terminal em larga escala em Shibuya, um dos exemplos típicos de TOD, também co-escritor de “TOD Practice no Japão-Tóquio, uma cidade global criada por ferrovias”, editada por Takashi Yajima e Hitoshi Ieda.

Academia Urbana 3: Desenvolvimento Orientado ao Transporte

Moema Gramacho

Prefeita de Lauro de Freitas - BA

Bióloga e química, foi deputada estadual por três mandatos. Em 2013 assumiu a Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza e em 2014 foi eleita deputada federal, cargo que exerceu até 2017 quando foi reconduzida à prefeitura. Como prefeita, nos seus três mandatos, levou o município à condição de referência em políticas públicas de desenvolvimento social, saúde bucal, geração de emprego e renda, ganhou prêmios de gestão, entre eles o de Prefeito Empreendedor, concedido pelo Sebrae. Moema Gramacho é também Vice Presidente da FNP – Frente Nacional dos Prefeitos responsável pelas Políticas para Mulheres, e Presidente do Conselho Fiscal da ABM- Associação Brasileira dos Municípios. No âmbito estadual preside o Consócio Metro Recôncavo Norte.

Rodada dos Prefeitos

Mr. Ma Shuxiao

Especialista em planejamento e design de desenvolvimento orientado para o trânsito - TOD

Trabalha no campo do planejamento urbano há mais de 20 anos. Ele foi gerente de projetos no planejamento e projeto de TOD para áreas ao longo da linha férrea, design para áreas de eixos ferroviários de alta velocidade, Plano Diretor Urbano, planejamento regulatório detalhado, design urbano e outros tipos de projeto. Nos últimos dez anos, se dedicou especificamente no campo do desenvolvimento orientado para o trânsito – TOD, e conduziu projetos em mais de dez cidades, incluindo Pequim, Guangzhou, Fuzhou, Ji’an, Guiyang, Xiamen, Dongguan e Putian. Ele participou da preparação das diretrizes de planejamento urbano e design de áreas ao longo das linhas ferroviárias patrocinadas pelo MOHURD. O Sr. Ma possui uma vasta experiência em planejamento e design de TOD e é um mestre nas habilidades e capacidades que incorporam o planejamento de TOD à implementação nas cidades.

Academia Urbana 3: Desenvolvimento Orientado ao Transporte

Oded Grajew

Conselheiro e fundador da Rede Nossa São Paulo e do Programa Cidades Sustentáveis

Presidente emérito e integrante do Conselho Deliberativo do Instituto Ethos, sócio-fundador do movimento Todos pela Educação, idealizador do Fórum Social Mundial, membro-fundador do Pensamento Nacional das Bases Empresariais (PNBE), fundador e ex-presidente da Fundação Abrinq pelos Direitos da Criança e do Adolescente, foi assessor especial do Presidente da República e é presidente do Conselho Deliberativo da Oxfam Brasil.

Cerimônia de Entrega do Prêmio Cidades Sustentáveis

Paula Freire Santoro

Arquiteta Urbanista, Profª Drª da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo - FAUUSP

Coordenadora do Laboratório Espaço Público e Direito à Cidade – LabCidade, http://www.labcidade.fau.usp.br, que pesquisa o planejamento e a gestão da política urbana e habitacional, os processos de transformação urbanos que ameaçam e removem população vulnerável, de forma a subsidiar uma reflexão crítica acerca de formas de leitura e planejamento contra hegemônicas, incorporando marcadores sociais da diferença como gênero e outras interseccionalidades como categoria de análise do território.

Sessão Temática 6: Planejamento Urbano: Enfrentando Desigualdades de Gênero e Raça.

Apresentação Paula Santoro (Urban planning: addressing gender and race inequalities))

Paula Mascarenhas

Prefeita de Pelotas, RS

Formada em Letras, é professora e política filiada ao PSDB, tendo sido eleita em janeiro de 2017 prefeita de Pelotas. Anteriormente, foi vice-prefeita de Pelotas, e trabalhou como professora universitária e assessora política. Em 1998, concluiu um Mestrado em Letras e posteriormente, um Doutorado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Em 2 de outubro de 2016, Paula foi eleita prefeita com 59,86% dos votos, tornando-se a primeira mulher a comandar o executivo municipal da terceira cidade mais populosa do Rio Grande do Sul.

Rodada dos Prefeitos

Paulo do Vale

Prefeito de Rio Verde - GO

Formado em Medicina pela Universidade Federal de Uberlândia – UFU, foi diretor da Unimed e do Sindicato Rural de Rio Verde. Presidente do Sicreed – Sistema de Crédito Cooperativo. Secretário Municipal de Saúde de Rio Verde de 2009 a 2012, foi eleito em 2016 para a Prefeitura de Rio Verde.

É responsável pela execução de projetos como o “Produtores de Água”, que propõe a recuperação e conservação de nascentes através de contrapartida financeira aos produtores rurais.

Sessão Temática 3: O Papel da Gestão Pública na Geração de Oportunidades, Trabalho e Renda

Apresentação Paulo Faria do Vale – Rio Verde

Pénélope Komitès

Vice-Prefeita de Paris - FR

Pénélope Komitès foi diretora executiva do Greenpeace França entre 1992 e 1998, quando conduziu campanhas climáticas no contexto do protocolo de Montreal, resíduos tóxicos no contexto da Convenção de Basileia, proteção da biodiversidade etc. Em 2001, foi eleita representante na Câmara Municipal de Paris. Ela também foi vice do prefeito de Paris, Bertrand Delanoë, na secretaria responsável por pessoas com deficiência. Desde 2014, é vice da prefeita de Paris, Anne Hidalgo, sendo responsável por espaços verdes, natureza, biodiversidade, agricultura urbana e assuntos funerários. É responsável pela implementação dos compromissos de mandato de incrementar em 30 hectares os espaços verdes da cidade, realizar o plantio de 20.000 árvores e desenvolver 100 hectares de telhados verdes. Em 2015, ela lançou a “licença ecológica” para permitir aos parisienses realizar jardinagem em espaços públicos. Desde 2016, lançou três editais de projetos “Parisculteurs”, que transformarão cerca de 20 hectares de telhados parisienses em espaços dedicados à agricultura urbana.

Rodada dos Prefeitos

Prashant Kapoor

Especialista em Indústrias da International Finance Corporation - IFC

Puan Ginie Lim Siew Lin

Conselheira Executiva Estadual de Melaka (EXCO) para Mulheres, Bem Estar e Desenvolvimento Rural

Ela é defensora da redução da pobreza, igualdade de gênero e desenvolvimento sustentável. Ginie Lim atualmente atua como Conselheira Executiva do Estado de Melaka para Mulheres, Bem-Estar e Desenvolvimento Rural. Um representante eleito de Machap Jaya, distrito eleitoral do estado de Melaka nas eleições gerais de 2018. Antes de ingressar no governo do estado de Melaka, Ginie Lim atuou como vice-diretora de mídia e pesquisa do gabinete do ministro-chefe de Selangor, na Malásia. Ginie Lim possui mestrado em Pobreza e Desenvolvimento pelo “Institute of Development Studies”, Universidade de Sussex, Reino Unido.

Raquel Lyra

Prefeita de Caruaru - PE

Formada em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco, com pós-graduação em Direito Econômico e de Empresas. Foi delegada da Polícia Federal, onde permaneceu até 2005, após ser aprovada para Procuradoria Geral do Estado. De 2007 a 2010, foi chefe da Procuradoria de Apoio Jurídico e Legislativo do Governo de Pernambuco. Na carreira política, também foi eleita duas vezes deputada estadual de Pernambuco, nos anos de 2010 e 2014, e também Secretária da Criança e da Juventude no Governo do Estado.

Rodada dos Prefeitos

Sessão Temática 9: Participação Social – Novos Mecanismos para os Desafios da Gestão Pública

Apresentação Raquel Lyra (Participação Social: Novos Mecanismos para os Desafios da Gestão Pública)

Richard Liu

Diretor Regional do Leste Asiático no ITDP

Executivo internacional e planejador urbano com 20 anos de experiência na China, EUA e Europa. Com um profundo conhecimento de transporte para o ITDP, trabalhou desde 2013 em seu antigo cargo na Oak Foundation. Nessa função, desenvolveu, monitorou e forneceu orientação estratégica para um canal e portfólio de subsídios sobre mitigação climática nos países em desenvolvimento. Richard liderou o programa de desenvolvimento urbano do Leste e do Sudeste Asiático da ITDP. O objetivo principal do programa é apoiar os governos em todo o mundo na criação de cidades vibrantes, sustentáveis ​​e eqüitativas, com espaços públicos para caminhadas, ciclismo e trânsito eficiente. Richard contribuiu para muitas iniciativas bem-sucedidas do programa: atualizações de espaço público nos corredores do BRT na China; planejamento orientado para o trânsito na China e Indonésia, revitalização histórica do centro urbano na China, Indonésia e Malásia. Anteriormente, era especialista no Conselho de Defesa dos Recursos Naturais de Pequim e consultor principal da Associação Americana de Planejamento. Richard começou a trabalhar como planejador em agências governamentais na Flórida e no Texas. Ele é bacharel em arquitetura pela Universidade de Tianjin na China e mestre em planejamento urbano pela Universidade Estadual de Nova York.

Academia Urbana 3: Desenvolvimento Orientado ao Transporte

Ruben Gregorio Muñoz Álvarez

Prefeito de La Paz, Baja California Sur - Mexico

Formado em Administração Pública e Ciência Política pela Universidade Autônoma de Baja California Sur, mestre em administração e políticas públicas pelo Centro de Pesquisa e Ensino Econômico (CIDE) e é doutorando em Estudos Organizacionais pela Universidade Metropolitana Autônoma do México. É professor da Universidade Nacional Autônoma do México, Universidad Iberoamericana, Benemérita Universidad Autónoma de Puebla e Universidad Autónoma de Veracruz, e Diretor de Carreira em Administração e Ciência Política da Universidad Iberoamericana.

Rodada dos Prefeitos

Rui Soares Palmeira

Prefeito de Maceió - AL

Advogado com especialização em Direito Tributário e Finanças Públicas – UNICEUB. Vice-presidente de Reforma Tributária da Frente Nacional de Prefeitos – FNP. Eleito para a Prefeitura de Maceió em 2012 e reeleito em 2016. Antes, foi deputado federal de 2011 a 2012, e deputado estadual de 2007 as  2010 por Alagoas.

Sessão Temática 3: O Papel da Gestão Pública na Geração de Oportunidades, Trabalho e Renda

 

Saleem H. Ali

Consultor do Fundo Global para o Meio Ambiente - GEF

Professor do Departamento de Energia e Meio Ambiente na Universidade de Delaware. Seu tema inicial de pesquisa, foram causas e consequências ambientais no setor da mineração, e o processo de uso de fatores ecológicos para promoção da paz. Ensina planejamento ambiental, resolução de conflitos e ecologia industrial, além de ser membro do grupo de trabalho sobre governança. Concluiu seu doutorado em Planejamento Ambiental no MIT, Mestrado em Política e Legislação Ambiental na Yale University, e seu bacharelado em Química na Tufts University.

Sessão Temática 9:  Participação Social – Novos Mecanismos para os Desafios da Gestão Pública

Apresentação Saleem Ali (Environmental Conflict Resolution and Social Participation in Cities: Considering Public Sector Interface)

Sameh Wahba

Diretor Global, Grupo Banco Mundial

Diretor Global para as Práticas Urbanas de Gerenciamento de Risco de Desastres, Resiliência e Terra do Banco Mundial, com sede em Washington, DC. As Práticas Globais, que também cobrem questões de desenvolvimento territorial, geoespacial e de financiamento baseado em resultados, tem um portfólio de perto de US $ 30 bilhões em compromissos em projetos de investimento, programas por resultados e empréstimos para políticas de desenvolvimento e cerca de 450 funcionários. Conecte-se com Sameh Wahba em linkedin.com/in/SamehNWahba. Siga-o no Twitter @SamehNWahba.

Sessão Temática 3: O Papel da Gestão Pública na Geração de Oportunidades, Trabalho e Renda

Apresentação Sameh Wahba – Housing Policies that Save (and improve) Lives, Protect Assets and Shield Economies

Santiago E. Arias

Especialista urbano do Banco Mundial

Trabalha em projetos de desenvolvimento e transporte urbano na Argentina, Uruguai e Paraguai. Anteriormente trabalhou no Departamento de Planejamento Urbano da cidade de Buenos Aires e como consultor em desenvolvimento urbano para governos locais e incorporadoras. Ele é da Argentina, onde estudou Ciência Política e Arquitetura, ambos na Universidade de Buenos Aires (UBA). Ganhou uma bolsa Fulbright para o mestrado em Análise e Gerenciamento de Políticas Urbanas na New School, em Nova York, especializada em desenvolvimento urbano e políticas públicas. Santiago também é professor da Escola de Arquitetura, Design e Urbanismo (UBA) e autor de artigos sobre estratégias de acesso à terra e moradia, mobilidade sustentável e governança urbana.

Academia Urbana 3: Desenvolvimento Orientado ao Transporte

Tatiana Vasconcellos

Jornalista

Jornalista com 20 anos de experiência. Começou sua carreira na rádio CBN onde trabalhou por 6 anos como repórter e produtora. Como apresentadora, esteve à frente dos microfones da rádio Bandnews FM em diversos horários de 2006 a 2017. Também foi colunista de cinema e apresentadora de um quadro sobre futebol só com mulheres. Em 2017, voltou à CBN para estrear o programa “Estúdio CBN”, que ancora diariamente ao lado de Fernando Andrade. Também teve uma rápida passagem pela TV CNT.

Painel: Impacto do Jornalismo no Desenvolvimento Sustentável

Tauá Pires

Coordenadora de Programas na Oxfam Brasil

Pernambucana, historiadora, especialista em Gestão de Políticas Públicas de Gênero e Raça pela UnB com mais de 20 anos atuando junto à sociedade civil, cooperação internacional e governo, na coordenação de projetos e assessoria em planejamento, monitoramento, sistematização e avaliação. Tem experiência nos temas de juventudes, gênero, raça, economia solidária, participação social e povos e comunidades tradicionais.

Sessão Temática 6: Planejamento Urbano: Enfrentando Desigualdades de Gênero e Raça

Apresentação Tauá Pires (Planejamento Urbano: Enfrentando Desigualdades de Gênero e Raça- Tauá

Tomas Soukup

Coordenador de projetos e consultor sênior em sensoriamento remoto, GIS e monitoramento de terrenos na GISAT em Praga, República Tcheca

Nos últimos 25 anos, trabalhou extensivamente na utilização dos dados de observação da Terra para várias aplicações práticas no contexto de monitoramento, incluindo estudos urbanos, planejamento regional, avaliação ambiental e gerenciamento de emergências. Nos últimos anos, Tomas tem estado muito ativo em vários projetos que moldam serviços e ferramentas  das Ciências da Terra, relevantes para atividades de desenvolvimento sustentável das Instituições Financeiras Internacionais (Banco Mundial, JID, BAD) globalmente. Tomas lidera a atividade atual do GISAT relacionada ao projeto de Observação da Terra para o Desenvolvimento Sustentável Urbano da ESA (EO4SD Urbano), resultando em vários apoios operacionais à agenda de desenvolvimento sustentável, incluindo atividades de capacitação. É graduado em Geografia, Cartografia e Sensoriamento Remoto.

Academia Urbana 4: Geoprocessamento

Wanli Fang

Economista de práticas globais urbanas, gestão de risco de desastres, resiliência e território do Banco Mundial

Gerencia vários projetos de desenvolvimento urbano e investimentos em infraestrutura na China. Ela tem 12 anos de experiência em desenvolvimento urbano, particularmente em relação ao desenvolvimento orientado ao trânsito – TOD, na sigla em inglês, cidades inteligentes, avaliação de impactos socioeconômicos, análise espacial, desenvolvimento de zonas industriais verdes, captura de valor da terra e financiamento municipal, etc. No Banco Mundial foi economista no World Resources Institute, com sede em Washington DC, onde conduziu análises econômicas e pesquisas de políticas para apoiar iniciativas de cidades sustentáveis ​​nas principais economias emergentes. Antes de se mudar para DC, foi professora de pós-graduação no Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) e pesquisadora de políticas em tempo parcial no Federal Reserve Bank de Boston. Ela é doutora em economia urbana e regional pelo MIT e possui mestrado e bacharelado em Urbanismo pela Universidade de Pequim, China.

Sessão Temática 1: Geoprocessamento e Planejamento Espacial

Xueman Wang

Coordenadora de Cidades e Mudanças Climáticas do Banco Mundial

Lidera a Plataforma Global para Cidades Sustentáveis ​​- GPSC do Banco Mundial, bem como o projeto do International Energy Efficiency Facility para promover títulos verdes. Foi líder de equipe da Parceria para Prontidão de Mercado do Banco Mundial – um programa global para apoiar os países a preparar e implementar esquemas de preços de carbono, como comércio de emissões e imposto sobre carbono. Desempenhou um papel crítico ao ajudar a China a desenvolver o mercado nacional de carbono e fez parte da equipe principal que criou o maior fundo de carbono do mundo em 2007. Foi uma das principais autoras do relatório principal do Banco Mundial Relatório de Desenvolvimento Mundial 2010 – “Desenvolvimento e mudança climática”. Antes de ingressar no Banco Mundial, ela trabalhou na Secretaria da Convenção sobre Diversidade Biológica em Montreal, Canadá, trabalhando em biossegurança, comércio e meio ambiente. Antes disso, ela trabalhou no Secretariado de Mudanças Climáticas da ONU em Bonn, Alemanha, onde era responsável pelas negociações climáticas e pelo regime de conformidade. Antes da ONU, trabalhou com o governo chinês em uma série de questões, incluindo a Agenda 21 da China, mudança climática e desertificação. Foi membro do Conselho de Mudanças Climáticas da Agenda Global do Fórum Econômico Mundial (2012 a 2014). Ela obteve um diploma de Mestrado em Direito na Universidade Wuhan, China, e na Escola de Direito e Diplomacia Fletcher da Universidade Tufts, em 2000.

Sessão Temática 5: Biodiversidade Urbana e Contabilidade do Capital Natural

Zoltan Bartalis

Engenheiro de Ciências da Terra na Direção de Observação da Terra da Agência Espacial Européia - ESA na Itália

Seu trabalho se concentra no desenvolvimento de dados e aplicativos de Observação da Terra por satélite, seu uso coerente e sustentável nas atividades diárias de vários grupos e organizações. Tematicamente está particularmente interessado em aplicações das Ciências da Terra no desenvolvimento urbano, energia e recursos naturais, especialmente no contexto do desenvolvimento internacional. Zoltan é formado em engenharia espacial pela Universidade de Tecnologia de Luleå na Suécia e doutor em sensoriamento remoto por satélite pela Universidade de Tecnologia de Viena na Áustria.

Sessão Temática 1: Geoprocessamento e Planejamento Espacial