Sobre

O 3º Encontro Global da Plataforma Global para Cidades Sustentáveis ​​e a 2ª Conferência Internacional para Cidades Sustentáveis ​​serão realizados de 16 a 20 de setembro de 2019 em São Paulo, Brasil.

Organizado conjuntamente pelo Programa Cidades Sustentáveis, pela Plataforma Global para Cidades Sustentáveis e pela Prefeitura de São Paulo, o evento recebeu o apoio estratégico do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicações e do Fundo Global para o Meio Ambiente (GEF – Global Environment Facility).

Catalisando Futuros Urbanos Sustentáveis é o tema que reunirá líderes governamentais, profissionais da cidade, sociedade civil, organizações internacionais e especialistas globais do setor privado para explorar como podemos planejar, financiar e implementar trajetórias de desenvolvimento sustentável para nossas cidades.

A conferência será realizada nas dependências do Parque Ibirapuera, no coração de São Paulo. Os principais eventos serão realizados em dois edifícios emblemáticos, com audiência limitada a 800 pessoas. Participe!

Mais informações sobre o evento podem ser baixadas aqui.

Sobre a GPSC

A Plataforma Global para Cidades Sustentáveis – GPSC ​​é uma rede de conhecimento e parceria liderada pelo Banco Mundial. O 3º Encontro Global da GPSC terá início em 16 de setembro com quatro Academias de Cidades, que oferecerão treinamento técnico para especialistas e decisores políticos. Os tópicos incluirão: Planejamento de Ação Climática, liderado pelo C40 como parte da equipe de recursos do GPSC; Parcerias Público-Privadas Municipais – PPP, Desenvolvimento Orientado para o Trânsito – TOD, liderados pelo Banco Mundial; e Planejamento Urbano de Dados Geoespaciais, liderado pela Agência Espacial Européia e GAF. O GPSC também organizará cinco Sessões Temáticas e várias Palestras Inspiradoras ao longo da semana.

Sobre o PCS

A 2ª Conferência Internacional do Programa Cidades Sustentáveis destacará experiências públicas bem-sucedidas, a fim de inspirar os gestores brasileiros na agenda urbana sustentável e engajá-los em ações nesse sentido. Os temas abordados durante o evento serão alinhados em 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável – ODS, e 12 eixos da Plataforma do Programa Cidades Sustentáveis, abrangendo três linhas principais de debate: ” O Papel da Gestão Pública na Geração de Oportunidades, Trabalho e Renda”, ” Planejamento Urbano: Enfrentando Desigualdades de Gênero e Raça” e ” Participação Social: Caminhos para os Desafios da Gestão Pública”.

Plataforma do Conhecimento e Observatório de Inovação para Cidades Sustentáveis

Durante a conferência, o Programa Cidades Sustentáveis (PCS) e o Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE), parceiros co-executores do Projeto CITinova, lançarão a primeira versão da Plataforma do Conhecimento e do Observatório de Inovação para Cidades Sustentáveis. Com tecnologias, tipologias e soluções inovadoras locais e internacionais, esse ambiente web irá capacitar, apoiar e incentivar gestores públicos a tornarem suas cidades mais justas e sustentáveis.

O sistema aberto e de uso gratuito funcionará também como instrumento para pesquisadores da área e acompanhamento da população em geral, que poderá monitorar as informações e a evolução dos indicadores de sua cidade por meio de comparativos, gráficos e tabelas.

A Plataforma do Conhecimento é uma das frentes de ação do Projeto CITinova, realizado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), com financiamento do Fundo Global para o Meio Ambiente (GEF, na sigla em inglês), gestão da ONU Meio Ambiente, e coexecução do PCS, CGEE, Secretaria do Meio Ambiente (SEMA/GDF) e ARIES/Porto Digital.

Com abrangência nacional e projetos pilotos em Brasília e Recife, o Projeto CITinova tem foco em planejamento urbano integrado e investimentos em infraestruturas urbanas com tecnologias inovadoras para enfrentar desafios históricos da população e da gestão pública nas áreas de água, resíduos, energia, mudanças climáticas e mobilidade.

Agenda 2030

Em setembro de 2015, representantes dos 193 Estados-Membros da ONU comprometeram-se a adotar medidas transformadoras para o desenvolvimento sustentável, indicadas no documento “Transformando o nosso mundo: Agenda 2030 para o desenvolvimento sustentável”. A Agenda propõe um plano de ação baseado em 17 Metas para o Desenvolvimento Sustentável e 169 metas para erradicar a pobreza e promover a vida digna para todos, dentro dos limites do planeta.

São objetivos e metas claras, para que todos os países adotem de acordo com suas próprias prioridades e atuem no espírito de parceria global, que orienta as escolhas necessárias para melhorar a vida das pessoas, agora e no futuro.

Nesse sentido, o Programa Cidades Sustentáveis e a Plataforma Global para Cidades Sustentáveis estão trabalhando para a promoção das práticas urbanas sustentáveis, uma oportunidade para reforçar a importância da troca de experiências e da implementação dessas políticas entre os governos e a sociedade.