Início > Noticias > 1º Fórum de Sustentabilidade de Tietê reúne gestores municipais e público

1º Fórum de Sustentabilidade de Tietê reúne gestores municipais e público

Na manhã da última segunda-feira, dia 15, aconteceu a abertura do 1º Fórum de Sustentabilidade de Tietê com a presença de prefeitos e gestores das cidades de Cerquilho, Jumirim, Iperó e Atibaia.

O evento foi aberto pelo prefeito de Tietê, Manoel David, que também é presidente da Associação dos Municípios do Médio Tietê (Amint), entidade que apoiou o Fórum realizado pela Prefeitura por meio da Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Desenvolvimento Sustentável (Semades).

A primeira palestra magna foi ministrada por Américo Sampaio, do Programa Cidades Sustentáveis. Ele falou sobre as cinco dimensões da sustentabilidade e sobre os desafios para sua real implementação em todas as esferas, em especial, na gestão pública.

Em seguida, o co-fundador da rede social Colab.re, Paulo Pandolfi, explanou sobre a importância da nova ferramenta para as administrações municipais como forma de diálogo direto entre os cidadãos. Tietê é uma das cidades que aderiu ao Colab.re e, assim como demais municípios adeptos, tem encontrado na rede social um canal não apenas de atendimento aos cidadãos, mas também um importante banco de dados sobre os principais  problemas da cidade.

À noite, no mesmo dia, aconteceu a primeira palestra aberta com ótima participação de público. Na oportunidade, Roberto Polga, especialista do CIESP, falou sobre Escassez Extrema e a Influência dos ciclos solares no clima e ciclo da água.

Já no dia 16, a segunda palestra do Fórum foi proferida pela professora e pesquisadora da Unicamp, Sílvia Angélica de Carvalho. O tema produção de cana-de-açúcar e as mudanças climáticas trouxe agricultores do ramo ao evento além do público em geral e interessados na área.

Na tarde de hoje, dia 18, o 1º Fórum de Sustentabilidade de Tietê será encerrado com a palestra “Consumo Responsável” que será ministrada por Vinícius Nascimento, do Instituto Kairós. A palestra começará às 17h30, no Salão Nobre da Prefeitura.

“O 1º Fórum de Sustentabilidade de Tietê está sendo um evento realmente sustentável pois, até mesmo a sua realização só foi possível por meio de parcerias com importantes empresas da cidade e órgãos de renome que apoiaram a nossa ideia. Estivemos discutindo assuntos que abordam a sustentabilidade em várias aspectos e a aceitação do público está sendo ótima. Estamos recebendo um retorno muito positivo dos participantes, inclusive prefeitos”, comentou Camila Chabar, secretária da Semades.

Os parceiros do Fórum são a Unicamp, o Centro da Indústria do Estado de São Paulo (CIESP) - Indaiatuba, a Rede Nossa SP, Programa Cidades Sustentáveis, o Colab.re e o Instituto Kairós. O Fórum ainda contou com os seguintes parceiros da cidade: Fênix-Quimifol, Indusparquet, Reciclagem Tietê e Coopideal.

Ao final das palestras, os participantes estão recebendo uma caneca, brinde do Fórum patrocinado por apoiadores, que visa despertar a cultura da sustentabilidade por meio de medidas simples, como a substituição dos copos descartáveis por copos.

Matéria originalmente publicada pela Prefeitura Municipal de Tietê