Início > Noticias > Campanha tenta comprometer candidatos com o desenvolvimento sustentável

Campanha tenta comprometer candidatos com o desenvolvimento sustentável

Iniciativas do Programa Cidades Sustentáveis e do “Pacto pela Democracia” são temas da entrevista de Jorge Abrahão e José Marcelo Zacchi à Rádio CBN

Em entrevista à Rádio CBN, Jorge Abrahão, coordenador-geral do Programa Cidades Sustentáveis (PCS), e José Marcelo Zacchi, um dos idealizadores do “Pacto pela Democracia”, abordam iniciativas que visam comprometer os candidatos aos governos estaduais e à Presidência da República com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e com a defesa dos instrumentos democráticos e da tolerância política.   

Abrahão destacou que a campanha do PCS, que terá início nesta segunda-feira (13/8), inclui uma carta-compromisso a ser ofertada aos candidatos aos cargos executivos, para que estes assumam, entre outros desafios, o de "elaborar um Plano de Metas que contemple os 12 eixos da Plataforma do Programa Cidades Sustentáveis e os 17 ODS das Nações Unidas".  

Com o slogan "Candidato ou candidata: ou você recicla as suas ideias ou reciclamos nosso voto", a iniciativa propõe aos postulantes aos governos estaduais e à Presidência diversos compromissos relacionados ao desenvolvimento sustentável, à transparência e participação social.

Zacchi, por sua vez, explicou as razões que levaram cerca de 70 organizações da sociedade civil organizada propor o "Pacto pela Democracia".

Segundo ele, o contexto atual é de conflito e intolerância, que precisa ser superado. "O Pacto convoca e reafirma o compromisso com o ambiente democrático". 

O Pacto se baseia em três pilares: compromisso com a democracia, eleições melhores e necessidade de uma reforma política.

Foto: Marcello Casal Jr. / Agência Brasil

Confira aqui a entrevista de Jorge Abrahão e José Marcelo Zacchi à Rádio CBN