Início > Noticias > Coordenador do PCS participa da semana de jornalismo ambiental do jornal Estadão

Coordenador do PCS participa da semana de jornalismo ambiental do jornal Estadão

O coordenador-geral do Programa Cidades Sustentáveis, Oded Grajew, participará do bloco Ambientes Urbanos dentro da Semana Estado de Jornalismo Ambiental, promovida pelo jornal O Estado de S.Paulo, de amanhã (4) a sexta-feira (7). Grajew abordará questões que são de grande impacto no meio ambiente das cidades, a partir das 14h, na sexta.

A semana faz parte das comemorações do Dia Mundial do Meio Ambiente (5 de junho). No Auditório do Grupo Estado, especialistas em meio ambiente, ONGs que lutam pela preservação do planeta e jornalistas que cobrem o setor estarão debatendo o tema. Serão quatro tardes de palestras, de terça a sexta-feira, que darão a universitários participantes a oportunidade de conhecer mais profundamente o tema e concorrer ao Prêmio Tetra Pak de Jornalismo Ambiental.

Também participarão a ex-ministra Marina Silva que, juntamente com Washington Novaes, jornalista e colunista do Estadão e representante da WWF Brasil, discutirá sobre o tema “Meio Ambiente - nossos principais desafios” no painel de abertura do evento, que tem patrocínio da Tetra Pak.

Serão discutidos os principais desafios na preservação do meio ambiente, com palestras com especialistas em mares, rios e represas – a ONU definiu 2013 como o Ano Internacional de Cooperação pela Água. Haverá, ainda, blocos sobre questões florestais, reciclagem e desenvolvimento sustentável. O meio ambiente urbano não foi esquecido. Foi reservado espaço para debater a poluição e a ocupação desordenada nas cidades e um bloco adicional trará relatos sobre a cobertura de momentos extremos, com desastres naturais ou provocados pelo homem.

A semana contará com sete painéis com os temas: “Todos pela água”, “Desenvolvimento Sustentável”, “De olho nas florestas”, “Natureza em momentos extremos”, “Em contato próximo com a natureza”, “Ambientes urbanos” e “Recicle-se. E recicle o mundo”. Outros convidados são: Carlos Bocuhy, do Instituto Brasileiro de Proteção Ambiental; Cláudia Dianni, da Agência Nacional de Águas; Juliana Cibim, do Instituto de Democracia e Sustentabilidade; Ivone Satsuki Namikawa, da Klabin; Dal Marcondes, da Envolverde; Marcia Hirota, da SOS Mata Atlântica; Sérgio Leitão, do Greenpeace; Ronaldo Ribeiro, da National Geographic; e Fernando Von Zuben, especialista em política nacional de resíduos sólidos.

Prêmio

Durante a semana será divulgado o tema para o Prêmio Tetra Pak de Jornalismo Ambiental. Poderão participar do concurso os universitários que tiverem 100% de presença nas palestras do evento. As reportagens produzidas serão avaliadas por uma comissão de profissionais do Estadão, que definirá os seis finalistas. Esses jovens jornalistas terão sua matéria publicada no portal www.estadao.com.br e ganharão uma viagem ao Estado do Paraná, para conhecer as reservas florestais locais.

Os finalistas vão participar de entrevistas com jornalistas do Grupo, representantes do meio acadêmico e da Tetra Pak, que escolherão o grande vencedor. O premiado terá a reportagem publicada na versão impressa do Estadão e vai participar de viagem à Suécia, com programação especial montada pela Tetra Pak, para conhecer as florestas do país.

Os estudantes de jornalismo que ainda tiverem interesse poderão entrar em contato com [email protected]. Os jornalistas que quiserem participar devem confirmar presença pelos telefones (11) 3277-8891, ramais 29 e 33, e 99462-9496 ou pelos e-mails [email protected] e [email protected].