Início > Noticias > Encontro em Washington reúne cidades brasileiras e estrangeiras para debater biodiversidade

Encontro em Washington reúne cidades brasileiras e estrangeiras para debater biodiversidade

No Brasil e no mundo, há bons exemplos de cidades que reconhecem a importância da biodiversidade e do capital natural no processo de formulação de políticas públicas. São municípios que conseguiram integrar esses temas ao planejamento urbano de forma mais efetiva e estratégica, gerando também benefícios econômicos e sociais. Não por acaso, geralmente são locais com melhores índices de qualidade de vida e bem-estar, além de mais produtivos e competitivos.

Para a maior parte das cidades, no entanto, os desafios nessa área são inúmeros e envolvem diversas questões, da legislação à falta de capacidade institucional. Outros aspectos estão diretamente ligados ao planejamento. Mais ocupado com os problemas da urbanização no curto prazo, é comum que o poder público local coloque os temas ambientais em segundo plano. Mas a conta sempre chega.

Para aprofundar o entendimento sobre o tema, especialistas e representantes de cidades brasileiras e estrangeiras se reunirão em Washington, nos Estados Unidos, com o objetivo de debater abordagens que priorizem a integração da biodiversidade e do capital natural no processo de planejamento urbano local. Quais são os principais passos desse processo, os desafios para a implementação, os indicadores usados para monitorar dados e informações, as experiências que existem no mundo são alguns pontos que serão abordados.   

Organizado pela Plataforma Global para Cidades Sustentáveis (GPSC, na sigla em inglês), pelo Fundo Global para o Meio Ambiente (GEF) e pela The Nature Conservancy, o encontro Green Urban Development: biodiversity, natural capital accounting and Nature-Based Solutions for Cities acontecerá entre os dias 8 e 10 de maio.

Participarão do evento representantes de quatro cidades brasileiras indicadas pelo Programa Cidades Sustentáveis: o prefeito de Ilhéus (BA), Mario Alexandre Correa de Souza; o coordenador geral da Subsecretaria de Planejamento e Acompanhamento de Resultados da Secretaria Municipal da Casa Civil do Rio de Janeiro, Ramon Ortiz; o diretor de Recursos Hídricos da Prefeitura de Anápolis, Antonio Zaydek; a diretora de Projetos Governamentais do Departamento de Desenvolvimento Sustentável de Jaguariúna (SP), Carolina Freire Lima.

Também estarão presentes o secretário municipal do Verde e Meio Ambiente de São Paulo, Rodrigo Ravena; a coordenadora geral de Apoio à Gestão Regional e Urbana do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), Ana Paula Bruno; a representante do Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE) e do Observatório da Inovação, Raiza Gomes Fraga; e o coordenador de conteúdo do Programa Cidades Sustentáveis, Beto Gomes.