Início > Noticias > Evento em Buenos Aires discute experiências de plataformas de cidades sustentáveis em países da América Latina

Evento em Buenos Aires discute experiências de plataformas de cidades sustentáveis em países da América Latina

O Programa Cidades Sustentáveis participou do painel “Experiências exitosas de plataformas de cidades sustentáveis em países da América Latina”, parte da programação do Fórum de Habitações Sustentáveis, realizado em Buenos Aires (Argentina), nos dias 3 e 4 de junho. O evento foi organizado pela Secretaria de Governo de Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, pelo Ministério do Interior, Obras Públicas e Habitação e pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

Na mesa, estavam presentes Clara Meyer Cabral, coordenadora de Indicadores do Programa Cidades Sustentáveis, Luis Hernán Sáen, coordenador nacional da Rede Colombiana de Cidades “Como Vamos”, Nahuel Muñoz, coordenador executivo da Unidade de Cidades Sustentáveis da Secretaria de Governo de Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Nação, e Mateo Ledesma, consultor de Consumo e Produção Sustentável da ONU Meio Ambiente na América Latina e Caribe.

Os participantes discutiram sobre os principais desafios no desenvolvimento desse tipo de plataforma, como o fortalecimento de capacitações de atores locais para promover a medição em escala local, a integração da Agenda 2030 e dos Objetivos de Desenvolvimentos Sustentável (ODS) e a participação cidadã.

Mateo Ledesma ressaltou que “é importante fechar a lacuna entre o monitoramento de indicadores e o planejamento de políticas públicas e investimentos”. Já Clara Meyer destacou a relevância de encontros e trocas como esta para fortalecer a agenda e a unidade na América Latina na construção de iniciativas voltadas para a sustentabilidade. Destacou ainda a importância da troca de experiências entre os países com desafios semelhantes para possibilitar o aprendizado mútuo.

A coordenadora de Indicadores foi como representante do Programa Cidades Sustentáveis e apresentou o Programa e a Plataforma do Conhecimento para Cidades Sustentáveis, uma ampliação do atual sistema do PCS, que será lançada em setembro. Saiba mais sobre a Plataforma.

Participaram do evento instituições, municípios, órgãos governamentais, profissionais da área de engenharia, arquitetura, desenvolvimento urbano, especialistas em sustentabilidade, entre outros perfis.

Leia também:

PCS participa do “Diálogo de Alto Nível sobre Cidades Sustentáveis”