Início > Noticias > Hortas urbanas podem contribuir para a melhora da qualidade de vida nas cidades

Hortas urbanas podem contribuir para a melhora da qualidade de vida nas cidades

A prática traz vantagens para meio ambiente, alimentação, convívio com a natureza e até para as relações sociais. 

Em entrevista à Rádio CBN, o coordenador do Programa Cidades Sustentáveis, Jorge Abrahão, e o secretário municipal de Cidade Sustentável e Inovação de Salvador, André Fraga, falam da importância das hortas urbanas para o meio ambiente e a qualidade de vida das pessoas.

Segundo Jorge, a horta comunitária urbana pode proporcionar um convívio com a natureza e melhorar os hábitos alimentares e a saúde, além de estimular uma maior integração social, com o trabalho em equipe. 

André Fraga, por sua vez, relatou a experiência bem-sucedida da capital baiana, que hoje chega a produzir mais de uma tonelada de alimentos para instituições de caridade por meio de projeto administrado por moradores.

Ele explicou que a participação da Prefeitura envolve o recebimento dos pedidos de implantação das hortas, a avaliação técnica da área onde os futuros canteiros serão instalados e reuniões com moradores para apresentação do projeto. "Hoje temos mais de 10 hortas urbanas e Salvador", afirmou ele. "E esta semana vamos entregar mais duas ", complementou.

Após destacar o trabalho desenvolvido na capital baiana, o coordenador do Programa Cidades Sustentáveis também citou os exemplos de hortas comunitárias em Santa Bárbara D'Oeste, no interior de São Paulo, e em Almada, cidade situada em Portugal.

Confira aqui a entrevista de Jorge Abrahão e André Fraga à Rádio CBN