Início > Noticias > Iniciativa reúne órgãos públicos para ações de sustentabilidade no ambiente de trabalho

Iniciativa reúne órgãos públicos para ações de sustentabilidade no ambiente de trabalho

Por Tinna Oliveira, do MMA

Mais de 185 órgãos públicos já fazem parte da Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P), iniciativa do Ministério do Meio Ambiente (MMA) para promover ações de sustentabilidade no ambiente de trabalho. Essas instituições estão inserindo atitudes sustentáveis em sua rotina.

Com o objetivo de dar ainda mais visibilidade a essas ações inovadoras, o MMA também investe no canal de comunicação chamado Rede A3P. Para participar da rede não é necessário que a instituição tenha aderido ao programa, ou seja, qualquer órgão público interessado em aprender e difundir práticas sustentáveis pode participar desta rede.

O principal objetivo é promover a troca de experiências, por meio do intercâmbio técnico, divulgação de informações relevantes à A3P, sistematização de dados e disseminação de informações sobre o desempenho ambiental dos órgãos. A coordenadora da Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P) do MMA, Ana Carla de Almeida, explica que a rede é um canal de comunicação permanente que permite incentivar mudanças organizacionais.

Atualmente, 472 órgãos participam da rede. Deste total, 35% são da esfera federal, 35% da estadual e 30% da municipal. Para aderir, basta solicitar o cadastro, por meio do e-mail [email protected] informando nome, órgão, setor, e-mail, telefone e endereço. Depois de cadastrado, a instituição poderá participar das trocas de informações via e-mail.

Reconhecimento

Os participantes da Rede A3P também podem concorrer à quinta edição do concurso “Melhores Práticas de Sustentabilidade – Prêmio A3P”, lançado no começo de junho. A premiação busca encorajar e recompensar as instituições que possuem compromisso com a responsabilidade socioambiental.

Os órgãos e entidades públicas inseridas na rede e que, portanto, não possuem termo de adesão, podem concorrer ao prêmio apenas na quarta categoria denominada “Destaque da Rede A3P”. As inscrições podem ser feitas até o dia 15 de setembro por aqui. Serão premiadas iniciativas que promovam gestão adequada de resíduos, uso sustentável dos recursos naturais ou inovação na gestão pública.

Atitudes como imprimir nos dois lados da folha, apagar a luz ao sair do ambiente, realizar compras públicas sustentáveis que priorizem critérios ambientais, promover cursos de capacitação aos funcionários, dentre outras, são exemplos de mudanças sustentáveis que podem fazer parte do ambiente de trabalho.

Confira aqui quem são os parceiros com adesão à Rede A3P.

 

Matéria originalmente publicada em: http://www.mma.gov.br/informma/item/9481-espa%C3%A7o-para-troca-de-experi%C3%AAncias