Início > Noticias > Paraná incentiva o uso da bicicleta como meio de transporte

Paraná incentiva o uso da bicicleta como meio de transporte

Por Thaís Teisen 

O estado do Paraná tem seis meses para definir projetos de incentivo ao uso da bicicleta em todos os seus 399 municípios. A resolução 011/2014 foi assinada pelo secretário estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Luiz Eduardo Cheida, e determina um grupo de trabalho que atuará na criação dos novos planos na área de cicloturismo, ciclocidadania e cicloestrutura.

O Programa Paranaense de Mobilidade Não Motorizada por Bicicleta – o Ciclo Paraná, conta com uma frente de trabalho formada por especialista em mobilidade urbana, técnicos e ciclistas. A proposta consiste em alinhar projetos e desenvolver uma política pública transversal em prol do uso da bike como meio de transporte.

“Muitas entidades e órgãos de governo já possuem ações isoladas em suas áreas de atuação. Queremos somar esforços e contar com o apoio técnico de pessoas e especialistas que possuem experiência neste tema e levá-lo para todo o estado”, explicou Cheida, em declaração oficial.

Para o secretário, esta é a oportunidade para que todas as cidades, sejam elas grandes ou pequenas, estimulem uma cultura que “agrega qualidade de vida, reduz o trânsito, permite o planejamento urbano para o futuro, evita a poluição e contribui para a saúde”.

Os planos cicloviários devem também estar integrados aos sistemas de transporte coletivo, como determina a Política Nacional de Mobilidade Urbana. A iniciativa deve servir para inspirar novas pesquisas e trabalhos científicos úteis em todo o estado e até em outros pontos do Brasil.

Matéria originalmente publicada no portal CicloVivo