Início > Noticias > PCS participa do “Diálogo de Alto Nível sobre Cidades Sustentáveis”

PCS participa do “Diálogo de Alto Nível sobre Cidades Sustentáveis”

Organizado pela ONU Meio Ambiente, Ministério do Meio Ambiente da Argentina e secretaria do GEF, evento acontece nesta terça e quarta (27 e 28/11), em Buenos Aires.

Nesta terça e quarta (27 e 28/11) será realizado em Buenos Aires o “Diálogo de Alto Nível sobre Cidades Sustentáveis”, evento promovido pela ONU Meio Ambiente, Ministério do Meio Ambiente da Argentina e secretaria do Fundo Mundial para o Meio Ambiente (GEF, na sigla em Inglês). 

Entre as organizações e projetos participantes do evento está o Programa Cidades Sustentáveis (PCS), que será representado pela coordenadora de mobilização, Zuleica Goulart. 

Durante o primeiro dia do encontro, Zuleica participará do Painel Internacional Sobre Cidades Sustentáveis, ao lado de William Ehlers (secretariado del GEF, Programa de Impacto en ciudades sustentables), Xueman Wang (GPSC Program Manager, Banco Mundial) e Bruna Cerqueira (gerente de Relaciones Institucionales, ICLEI América del Sur). 

Na sequência da programação, será realizado o Painel Cidades Sustentáveis na Argentina, que contará com representantes de diversos municípios daquele país, como Mendonza, Mar del Plata, Salta e Ushuaia. 

O “Diálogo de Alto Nível sobre Cidades Sustentáveis” antecede a cúpula dos líderes do G20 (grupo composto pelos 19 países mais ricos do mundo + a União Europeia), que ocorrerá na capital argentina nos dias 30/11 e 1º/12. O evento sobre desenvolvimento sustentável integra as atividades programadas no âmbito da cúpula, que reunirá diversos chefes de estados.

92 % da população argentina vive em cidades

A ONU Meio Ambiente está apoiando o Governo da Argentina na elaboração de uma proposta para o GEF 7 sobre Cidades Sustentáveis. Por isso, há interesse em replicar a metodologia do PCS em outros municípios argentinos. 

Cerca de 92 % da população argentina vive em cidades e, considerando o crescente impacto das mudanças climáticas nas populações urbanas, o Poder Executivo Nacional daquele país estabeleceu entre suas prioridades contar com uma “Rede Federal de Cidades Sustentáveis”. 

Neste contexto, está sendo formulado um projeto GEF denominado “Planificación Urbana y Territorial Sostenible e Integrada en ciudades argentinas “, que será apresentado no marco do “Programa de Impacto de Ciudades Sostenibles del GEF-7”.

GEF apoia Plataforma do Conhecimento no Brasil

O projeto “A promoção de cidades sustentáveis no Brasil – planejamento urbano integrado e o investimento em tecnologias inovadoras” é uma iniciativa multilateral realizada pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma), pelo Ministério de Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), pela prefeitura de Recife, pelo governo do Distrito Federal, pelo Programa Cidades Sustentáveis (PCS) e pelo Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE). Financiado pelo Fundo Mundial para o Meio Ambiente (GEF, na sigla em inglês), o projeto tem como objetivo central desenvolver um ambiente web chamado Plataforma do Conhecimento, com base nas estruturas existentes do atual sistema online do PCS. 

A nova plataforma incorporará metodologias e ferramentas em planejamento integrado, participação social, monitoramento de indicadores e financiamento municipal, entre diversas outras funcionalidades para gestores públicos municipais. Também será integrada com o Observatório da Inovação, em fase de desenvolvimento pelo CGEE. O projeto prevê ainda investimentos em infraestrutura urbana em Recife e Brasília, contribuindo para o enfrentamento de problemas ambientais históricos nas duas cidades.

ONU Meio Ambiente

Principal autoridade global em meio ambiente, a agência do Sistema das Nações Unidas (ONU) é responsável por promover a conservação ambiental e o uso eficiente de recursos no contexto do desenvolvimento sustentável.