Início > Noticias > Pré-candidatos participam de bate-papo sobre transparência na gestão pública

Pré-candidatos participam de bate-papo sobre transparência na gestão pública

Na última quinta-feira, 12 de novembro, pré-candidatos aos cargos de prefeito e vereador, participaram de um bate-papo sobre transparência na gestão pública. O evento aconteceu no restaurante Porteira Velha e foi ministrado por Maurício Broinizi, coordenador do Programa Cidades Sustentáveis e doutor em História Econômica pela Universidade de São Paulo (USP).

O tema central da noite, foi a Lei de Metas. Aprovada em mais de 40 municípios brasileiros, a legislação prevê que os prefeitos eleitos fiquem obrigados a apresentar um Plano de Metas e Prioridades de Gestão para o desenvolvimento da cidade embasado nas promessas de campanha. Em Betim a lei foi aprovada por unanimidade na Câmara Municipal em 2011.

Na oportunidade, Maurício Broinizi, falou sobre o Programa Cidades Sustentáveis e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), recentemente aprovados por líderes mundiais em encontro da Organização das Nações Unidas (ONU).

Maurício alertou aos pré-candidatos sobre a necessidade das cidades continuarem crescendo sem esgotar os recursos naturais, com oportunidades para todos, e com acesso aos serviços básicos, como energia, moradia e transporte, como preveem os ODSs. Além disso, ressaltou a necessidade da criação de projetos de longo prazo para os municípios: “A continuidade das políticas públicas é fundamental para melhorar a qualidade de vida em nossas cidades. Precisamos pensar em planos para a cidade e não para uma única gestão” afirmou Maurício.

Para Andrea Henriques, secretária executiva do Nossa Betim, o evento foi uma ótima oportunidade para pré-candidatos se prepararem para as eleições de 2016: “Em um cenário desafiador de crise econômica e escassez de recursos naturais, a população exigirá dos candidatos propostas reais. Hoje aqui, ficou claro para todos os pré-candidatos que eles serão cobrados por suas promessas e pelas metas criadas, caso vençam” explicou Andrea.

Confira aqui um informativo sobre a Lei de Metas