Início > Noticias > Programa Cidades Sustentáveis e Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Campinas firmam parceria

Programa Cidades Sustentáveis e Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Campinas firmam parceria

Assinado pelo presidente e vice-presidente do conselho, que representa 20 municípios, acordo prevê várias iniciativas conjuntas relacionadas ao desenvolvimento sustentável  

Por Airton Goes, do Programa Cidades Sustentáveis

Em evento realizado nesta terça-feira (21/8) em Campinas, o Programa Cidades Sustentáveis (PCS) e o Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana daquela cidade celebraram um acordo de parceria, que prevê várias iniciativas conjuntas para estimular e promover o desenvolvimento sustentável nos 20 municípios representados pela entidade. 

O termo de parceria foi assinado por Benjamin Bill Viera de Souza, presidente do Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Campinas e prefeito de Nova Odessa, Márcio Gustavo Bernardes Reis, vice-presidente da organização e prefeito de Jaguariúna, e Zuleica Goulart, coordenadora de mobilização da Rede Nossa São Paulo.  

"Essa é uma iniciativa pioneira no âmbito do Programa Cidades Sustentáveis”, destaca Zuleica, antes de complementar: “A Região Metropolitana de Campinas é a primeira, das 69 regiões metropolitanas do Brasil, a assumir o compromisso com a agenda de desenvolvimento sustentável, tendo como base os 12 eixos da plataforma do Programa Cidades Sustentáveis, que estão alinhados aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas".

Também participaram da cerimônia o vice-prefeito de Campinas, Henrique Magalhães, a diretora do conselho, Ester Vianna, e a secretária executiva do órgão, Paula Coppini. 

Entre as medidas previstas no documento estão: 

- Sensibilizar e mobilizar os prefeitos da Região Metropolitana de Campinas (RMC) a assinarem a carta-compromisso do Programa Cidades Sustentáveis (PCS); 
- Difundir e divulgar o Programa Cidades Sustentáveis junto aos demais prefeitos das regiões metropolitanas do Estado de São Paulo e lideranças governamentais;

- Sugerir e incentivar os prefeitos do Estado a promover políticas públicas, tendo como referência as ferramentas disponibilizadas pelo Programa Cidades Sustentáveis;

- Ampliar as possibilidades de captação de novos recursos públicos, privados ou de organismos internacionais, em função de uma gestão planejada e do compromisso com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Além de Campinas, fazem parte do conselho os seguintes municípios: Americana, Arthur Nogueira, Cosmópolis, Engenheiro Coelho, Holambra, Hortolândia, Indaiatuba, Itatiba, Jaguariúna, Monte Mor, Morungaba, Nova Odessa, Paulínia, Pedreira, Santa Bárbara d’Oeste, Santo Antônio de Posse, Sumaré, Valinhos e Vinhedo. 
Diversos prefeitos dessas cidades participaram do evento e três deles aproveitaram a oportunidade para assinar a carta-compromisso do Programa Cidades Sustentáveis (PCS). 
Subscreveram o documento, os prefeitos de Nova Odessa, Benjamin Bill Viera de Souza, de Vinhedo, Jaime Cruz, e de Monte Mor, Thiago Giotti Assis. 
 
No total, oito municípios da região são signatários do PCS, pois cinco já haviam assinado a carta-compromisso do programa: Campinas, Jaguariúna, Itatiba, Pedreira e Hortolândia.